Os Assistentes Virtuais nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2128

Palavras-chave:

Assistentes virtuais, Ambiente virtual de aprendizagem, Inteligência artificial

Resumo

Os assistentes virtuais têm desempenhado um papel cada vez mais significativo nos ambientes virtuais de aprendizagem, também conhecidos como AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). A presença de assistentes virtuais nesses ambientes traz consigo alguns benefícios como a contribuição para um aprendizado personalizado e a capacidade desta tecnologia oferecer respostas imediatas às perguntas dos alunos. Além disso, esses assistentes estão disponíveis 24h por dia durante 7 dias por semana, oferecendo auxílio e recursos a qualquer momento, de maneira flexível e acompanhando o processo de aprendizagem dos discentes. Sendo assim, este artigo, a partir de uma revisão sistemática da literatura, busca melhor evidenciar as possibilidades de conexão entre os assistentes virtuais nos AVAs, de forma a analisar os apontamentos e oportunidades proporcionadas por esta junção. Constatou-se que parte das pesquisas buscaram apresentar o desenvolvimento e a implantação de assistentes virtuais em plataformas de ensino e aprendizagem, bem como houve trabalhos que exploraram essa temática tentando evidenciar a presença, utilidade e possibilidades futuras dos assistentes nos AVAs. Assim, alguns dos resultados apontam para os benefícios que os assistentes virtuais agregam ao sistema de ensino ao atenderem prontamente às demandas dos estudantes. No entanto, tal área ainda carece de investigações e aprimoramento, de modo que as tecnologias possam cada vez mais trazer soluções eficazes para os ambientes que estão inseridas.  

 

Palavras-chave: Assistentes virtuais. Ambiente virtual de aprendizagem. Inteligência artificial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liane Broilo Bartelle, Centro Universitário Internacional

Graduada em Marketing. Com especialização em Consultoria Empresarial e especialização em Docência no Ensino Supeior. Atua como professora conteudista.

Luciano Frontino de Medeiros, Centro Universitário Internacional

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Mestrado Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da UNINTER e líder do Grupo de Pesquisa de Simuladores Computacionais e Robótica Educacional. 

Referências

COSSUL, D. et al. Ambiente virtual personalizado baseado em estilos de aprendizagem: uma abordagem avaliativa com as ferramentas Face Reader e Eye Tracker. XIV Workshop Escola de Sistemas de agentes, seus ambientes e aplicações, 2020.

DALE, R. GPT-3 What’s it good for? Natural Language Engineering, v. 2, n. 1, p. 113-118, 2021. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/natural-language-engineering/article/gpt3-whats-it-good-for/0E05CFE68A7AC8BF794C8ECBE28AA990 - Acesso em: 18 ago. 2023.

FINK, A. Conducting Research Literature Reviews: From the Internet to Paper. EUA: SAGE Publications, 2019.

FLEURY, M. T. L.; WERLANG, S. R. C. Pesquisa aplicada: conceitos e abordagens. GV PESQUISA, Anuário de Pesquisa 2016-2017, 2016.

FREIRE, M. do C. M.; PATTUSSI, M. P. Tipos de estudos. In: ESTRELA, C. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. (Métodos de pesquisa). Porto Alegre: Grupo A, 2018.

FUNAKI, L. D. C.; MENEZES, N. F. da S.; CORRALLO, M. V. Uma proposta de implementação de chatbot em apoio ao ensino de física. VII Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação, IFSP - Campus São Paulo, 2022.

GUBAREVA, R.; LOPES, R. P. Virtual assistants for learning: a systematic literature review. CSEDU - 12th International Conferenceon Computer Supported Education, 2020.

JOHNSON, R. B.; CHRISTENSEN, L. Educational research: Quantitative, qualitative, and mixed approaches. 6. ed. New York - USA: Sage, 2016.

JOVELIANO, D. de A. et al. Trabalhando com a deficiência auditiva: Uma proposta de ensino a distância com o uso de chatbot. RISTI, n. E29, mai. 2020. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/fb8bfe36673b48be722692d37b7b8d05/1?pq-origsite=gscholar&cbl=1006393 - Acesso em: 10 set. 2023.

KARYOTAKI, M.; DRIGAS, A.; SKIANIS, C. Chatbots as cognitive, educational, advisory and coaching systems. Technium Social Sciences Journal, v. 30, p. 109-126, abr. 2022. Disponível em: https://techniumscience.com/index.php/socialsciences/article/view/6277/2204 - Acesso em: 01 out. 2023.

LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Grupo GEN, 2021.

LIU, X. et al. GPT understands, too. arXiv:2103.10385, 18 mar. 2021. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2103.10385 - Acesso em: 18 ago. 2023.

LUGER, G. F. Inteligência artificial. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

MARTINS, D. de O.; TIZIOTTO, S. A.; CAZARINI, E. W. Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em ambientes complexos de aprendizagem (ACAs). Associação Brasileira de Educação a Distância, v. 16, p. 113-131, 2016. Disponível em: seer.abed.net.br/edicoes/2016/08_Ambientes_virtuais_aprendizagem.pdf. - Acesso em: 18 ago. 2023.

MATTOS, L. de et al. Contribuições para o desenvolvimento de agentes pedagógicos conversacionais e sua integração à ambientes virtuais de aprendizagem. XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022), Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022).

MEDEIROS, L. F. de. Inteligência artificial aplicada: uma abordagem introdutória. Curitiba: InterSaberes, 2018.

MEDEIROS, L. F. de; KOLBE JUNIOR, A.; MOSER, A. A cognitive assistant that uses small talk in tutoring conversation. iJET, v. 14, n. 11, 2019.

MOLLMAN, S. ChatGPT gained 1 million users in under a week. Here’s why the AI chatbot is primed to disrupt search as we know it. Fortune, Tech AI, 9 dez. 2022. Disponível em: https://fortune.com/2022/12/09/ai-chatbot-chatgpt-could-disrupt-google-search-engines-business/.%20Acesso%20em:%2018%20ago.%202023 - Acesso em: 18 ago. 2023.

MÜLLER-BLOCH, C.; KRANZ, J. A framework for rigorously identifying research gaps in qualitative literature reviews. Thirty Sixth International Conference on Information Systems, Fort Worth 2015.

NORBERTO, G. S. et al. Análise comparativa de ambientes virtuais para o ensino e aprendizagem em disciplinas de programação: uma exploração bibliográfica. Concilium, v. 23, n. 17, p. 66-85, 2023. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1845 - Acesso em: 10 set. 2023.

OLIVEIRA, J. et al. Modelo classificador de intenções com utilização de redes neurais recorrentes: um estudo de caso para auxiliar os estudantes com dúvidas nas funcionalidades do AVA Moodle. RENOTE, v. 18, v. 2, dez. 2020.

OPENAI. Chatgpt. OpenAI, 2023. Disponível em: https://openai.com/chatgpt - Acesso em: 17 ago. 2023.

OTA, M. A.; DIAS-TRINDADE, S.; ARAUJO JÚNIOR, C. F. Combinando trilhas de aprendizagem e chatbot para desenvolver competências básicas de aprendizagem em estudantes ingressantes de cursos superiores. In: OSÓRIO, A. J.; GOMES M. J.; VALENTE, A. L. Livro de atas - XI Conferência internacional de TIC na Educação - Challenges 2019. Portugal: Universidade do Minho, 2019.

PEREIRA JUNIOR, C. et at. Personalização das interações de um agente conversacional utilizando emoções e perfis de personalidade. VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019), Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019).

RAMOS, A. S. M. Inteligência Artificial Generativa baseada em grandes modelos de linguagem - ferramentas de uso na pesquisa acadêmica. Preprints SciELO, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6105 - Acesso em: 10 set. 2023.

RÖSING, C. K. et al. Revisões sistemáticas e metanálise. In: ESTRELA, C. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. (Métodos de pesquisa). Porto Alegre: Grupo A, 2018.

ROBINSON, K. A.; SALDANHA, I. J.; MCKOY, N. A. Development of a framework to identify research gaps from systematic reviews. Journal of Clinical Epidemiology, v. 64, n. 12, p. 1325–1330, 2011.

RUSSELL, S. J.; NORVIG, P. Inteligência Artificial: Uma Abordagem Moderna. São Paulo: Grupo GEN, 2022.

TANGKITTIPON, P. et al. Facilitating a flipped classroom using chatbot: a conceptual. Mahasarakham International Journal of Engineering Technology, v. 6, n. 2, jul/dez. 2020. Disponível em: https://ph02.tci-thaijo.org/index.php/mijet/article/view/10.14456.mijet.2020.20/10.14456.mijet.2020.20 - Acesso em: 01 out. 2023.

VILENKY, R. Inteligência Artificial - Uma oportunidade para você empreender. São Paulo: Editora Saraiva, 2021.

Downloads

Publicado

01-04-2024

Como Citar

Bartelle, L. B., & Medeiros, L. F. de. (2024). Os Assistentes Virtuais nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma Revisão Sistemática de Literatura. EaD Em Foco, 14(1), e2128. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2128

Edição

Seção

Revisões