A polidocência do Designer Instrucional na Educação a Distância: Atribuições e Contribuições
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2126Palavras-chave:
Polidocência, Educação a distância, Design Intrucional, Atuação do Designer InstrucionalResumo
Com base na análise do conceito e dos modelos e tipos de Design Instrucional e na análise de editais de seleção de Designer Instrucional (DI) de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, este estudo visa discorrer sobre as principais atribuições e contribuições do DI na perspectiva da polidocência em cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância. Com esse fim, estabelecemos um diálogo teórico com autores como Macedo e Bergmann (2018); Silva, Diana e Spanhol (2013); Carvalho, Nevado e Menezes (2005); Filatro e Piconez (2004); dentre outros que abordam a formação múltipla e a atuação interdisciplinar do DI. Como resultado, elencamos algumas de suas atribuições, pontuando que há condições que redirecionam a sua atuação: o propósito do curso; o tipo de ensino; o tempo disponível para execução do curso e; o tipo de recursos ou mídias que serão utilizados. Concluímos que comunicação, qualidade e planejamento são essenciais à atuação do DI, visto sua função essencial de articulador responsável por estabelecer o diálogo entre a gestão, a equipe técnica e a pedagógica e mediar a construção da proposta pedagógica em prol da garantia da qualidade dos cursos ofertados.
Palavras-chave: Polidocência. Educação a distância. Design instrucional. Atuação do designer instrucional.
Downloads
Referências
ALMEIDA, H. R. F. L.; BORBA, M. C. Interações colaborativas e o papel do aluno na polidocência. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, p. 431-448, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/RzphPWXyMm7MdGQ5VgtJHTt/ - Acesso em: 10 jul. 2023.
BARRERA, D. F. Noções de design instrucional na elaboração de materiais didáticos para EaD. In: BARRERA, D. F. Elaboração de conteúdo para EaD: Guia de Estudos. Brasília-DF: Universidade de Brasília, 2017. p. 19-26.
BRASIL. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, agosto de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf - Acesso em: 27 set. 2023.
CARVALHO, M. J. S.; NEVADO, R. A. de; MENEZES, C. S. de. Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância. Anais - XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v.1, Capítulo 2, p. 35-52. 2005. Disponível em: http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3/Arquiteturas_Pedagogicas.pdf - Acesso em: 10 ago. 2023.
DUARTE, A. Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. FVG CPDOC. Atlas Histórico do Brasil. Disponível em: https://atlas.fgv.br/verbetes/radio-sociedade-do-rio-de-janeiro - Acesso em: 20 set. 2023.
EAD PLATAFORMA. [GUIA COMPLETO] Decole com o design instrucional para a EAD! Publicado em 5 ago. 2021. Disponível em: https://blog.eadplataforma.com/producao-de-conteudo-ead/design-instrucional/#. Acesso em: 29 jul. 2023.
FACCHINI, Y. M. G. de A. Fundamentos do DI: Mapa Mental sobre Tipos de DI. Publicado em: 15 abr. 2020. Disponível em: https://www.goconqr.com/pt-BR/mindmap/22039021/TIPOS-DE-DI. Acesso em: 20 ago. 2023.
FILATRO, A. Design instrucional para o aprendizado eletrônico. In: FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. p. 13-21.
FILATRO, A.; PICONEZ, S. C. B. Design Instrucional contextualizado. São Paulo: Senac, 2004 Disponível em: http://www.miniweb.com.br/atualidade/Tecnologia/Artigos/design_instrucional.pdf - Acesso em: 25 ago. 2023.
FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1998. (Coleção Educação e Comunicação: v. 15). Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/09/15.-Por-uma-Pedagogia-da-Pergunta.pdf - Acesso em: 10 set. 2023.
INSTITUTO DESENHO INSTRUCIONAL. 5 modelos de Design Instrucional. Disponível em: https://www.desenhoinstrucional.com/post/5-modelos-de-design-instrucional - Acesso em: 28 set. 2023.
IFAL - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS. EDITAL Nº 66/2017 - PROEN/DIREAD. Torna público o Processo Seletivo Simplificado de bolsistas para atuar como: coordenadores de professores mediadores (coordenadores de tutoria), Coordenadores de Cursos, Secretário acadêmico e Designer Instrucional para os cursos técnicos subsequentes à distância da Escola Técnica Aberta do Brasil – Rede e-Tec Brasil-ProFuncionário/IFAL - Bolsa Formação. Alagoas, agosto, 2023. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/noticias/diread-seleciona-profissionais-para-cursos-tecnicos-subsequentes-a-distancia-do-campus-maceio/edital-66-proen-diread-retificado1.pdf - Acesso em: 20 ago. 2023.
IFNMG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS. EDITAL-CEAD-148. Torna pública a abertura das inscrições ao Processo de Seleção Simplificada, modalidade Extensionista, para formação de cadastro de reserva de vagas para bolsistas, a fim de atuarem no Projeto de Formação Inicial e Continuada na oferta do curso de Design Educacional. Monte Claros, 26 jul. 2023. Disponível em: https://fadetec.org.br/wp-content/uploads/2023/07/SEI_IFNMG-1615002-Edital-CEAD-1.pdf - Acesso em: 20 ago. 2023.
IFRN - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Campus Avançado Natal-Zona Leste. EDITAL Nº 11/2023 - DG/ZL/RE/IFRN. Publicado em: 1 jun. 2023. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/portal/wp-content/uploads/2023/06/Edital_11-2023-a7f4152940c14451a25b52c676931046.pdf - Acesso em: 20 ago. 2023.
IFSUL - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENE. EDITAL PROEN Nº 27/2023. Torna pública a abertura das inscrições no período de 26 a 30 de agosto de 2023 para o processo seletivo de bolsista para provimento de vagas e cadastro de reserva para a função de Tutor a Distância, Designer Instrucional, Designer Gráfico & Digital. Pelotas, 23 ago. 2023 Disponível em: http://editais.ifsul.edu.br/index.php?c=lista&id=2075 - Acesso em: 20 set. 2023.
MACEDO, C. C.; BERGMANN, J. C. F. O designer instrucional e o designer educacional no Brasil: reflexões para uma visão teórica e prática na EaD. Anais: I Jornada ECO de Pesquisas em Desenvolvimento, Florianópolis, n. 1, p. 20-26, 15 dez. 2018. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/eco/issue/view/223 - Acesso em: 28 set. 2023.
MILL, D. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, D. R. S.; RIBEIRO, L. R. de C.; OLIVEIRA, M. R. G. de (Orgs.). Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2014. 2. ed. p. 27-42.
MORAIS. J. Modelo ADDIE 7: pontos de análise. 2017. Disponível em: http://learnspace.com.br/2017/10/modelo-addie-7-pontos-de-analise/ - Acesso em: 27 jul. 2023.
RICHE, G. A.; MONTE ALTO, R. As organizações que aprendem, segundo Peter Senge: “A quinta disciplina”. In: Cadernos Discentes COPPEAD, Rio de Janeiro, n. 9, p. 36-55, 2001. Disponível em: https://docplayer.com.br/1986679-As-organizacoes-que-aprendem-segundo-peter-senge-a-quinta-disciplina.html - Acesso em: 22 jul. 2023.
SILVA, A. R. L.; DIANA, J. B.; SPANHOL, F. J. Designer instrucional: da formação múltipla a atuação interdisciplinar. In: Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão – Região Sul. Florianópolis: UFSC, 2013, p. 1-15. Disponível em: http://www.labmidiaeconhecimento.ufsc.br/files/2014/11/desgner.pdf - Acesso em: 22 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.