A polidocência do Designer Instrucional na Educação a Distância: Atribuições e Contribuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2126

Palavras-chave:

Polidocência, Educação a distância, Design Intrucional, Atuação do Designer Instrucional

Resumo

Com base na análise do conceito e dos modelos e tipos de Design Instrucional e na análise de editais de seleção de Designer Instrucional (DI) de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, este estudo visa discorrer sobre as principais atribuições e contribuições do DI na perspectiva da polidocência em cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância. Com esse fim, estabelecemos um diálogo teórico com autores como Macedo e Bergmann (2018); Silva, Diana e Spanhol (2013); Carvalho, Nevado e Menezes (2005); Filatro e Piconez (2004); dentre outros que abordam a formação múltipla e a atuação interdisciplinar do DI. Como resultado, elencamos algumas de suas atribuições, pontuando que há condições que redirecionam a sua atuação: o propósito do curso; o tipo de ensino; o tempo disponível para execução do curso e; o tipo de recursos ou mídias que serão utilizados. Concluímos que comunicação, qualidade e planejamento são essenciais à atuação do DI, visto sua função essencial de articulador responsável por estabelecer o diálogo entre a gestão, a equipe técnica e a pedagógica e mediar a construção da proposta pedagógica em prol da garantia da qualidade dos cursos ofertados.

 

Palavras-chave: Polidocência. Educação a distância. Design instrucional. Atuação do designer instrucional.

 

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Biografia do Autor

Denise Claudete Bezerra de Oliveira, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestre em Letras (UFBA), sua formação acadêmica inclui especialização em: Gestão em Educação a Distância (IFRO); Educação Digital (SENAI); Práticas Pedagógicas (IFNMG); Educação e Tecnologias Digitais EaD (UFRB); Informática na Educação (IFSULDEMINAS); Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (IF-Sertão Pernambucano); Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI) e em Metodologia da Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação (UNEB). Graduada em Letras (UNEB), tem experiência como Professora do Ensino Fundamental e Médio e como Formadora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, além de atuar como Professora Formadora (Bolsista) da Pós-graduação em Educação Digital (UNEB). Pesquisadora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Experimentações Educacionais (GEPEE), participa do Grupo de Pesquisa Formação e Investigação em Práticas de Ensino (FIPE) – Linha de pesquisa: Didática e Inovações Pedagógicas e do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância (GPED) – Linha de pesquisa: Metodologia, Formação, Currículo e Avaliação.

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Publicado

01-02-2024

Como Citar

Oliveira, D. C. B. de. (2024). A polidocência do Designer Instrucional na Educação a Distância: Atribuições e Contribuições . EaD Em Foco, 14(1), e2126. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2126

Edição

Seção

Estudos de Caso