A polidocência do Designer Instrucional na Educação a Distância: Atribuições e Contribuições
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2126Palavras-chave:
Polidocência, Educação a distância, Design Intrucional, Atuação do Designer InstrucionalResumo
Com base na análise do conceito e dos modelos e tipos de Design Instrucional e na análise de editais de seleção de Designer Instrucional (DI) de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, este estudo visa discorrer sobre as principais atribuições e contribuições do DI na perspectiva da polidocência em cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância. Com esse fim, estabelecemos um diálogo teórico com autores como Macedo e Bergmann (2018); Silva, Diana e Spanhol (2013); Carvalho, Nevado e Menezes (2005); Filatro e Piconez (2004); dentre outros que abordam a formação múltipla e a atuação interdisciplinar do DI. Como resultado, elencamos algumas de suas atribuições, pontuando que há condições que redirecionam a sua atuação: o propósito do curso; o tipo de ensino; o tempo disponível para execução do curso e; o tipo de recursos ou mídias que serão utilizados. Concluímos que comunicação, qualidade e planejamento são essenciais à atuação do DI, visto sua função essencial de articulador responsável por estabelecer o diálogo entre a gestão, a equipe técnica e a pedagógica e mediar a construção da proposta pedagógica em prol da garantia da qualidade dos cursos ofertados.
Palavras-chave: Polidocência. Educação a distância. Design instrucional. Atuação do designer instrucional.
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