O PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL: DESAFIOS À BUSCA DA INCLUSÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.21Resumo
O artigo analisa a contribuição do Programa Pré-Vestibular Social (PVS), inserido na Fundação Cecierj: Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, no enfrentamento de algumas barreiras de acesso ao Ensino Superior nesse estado. Diversas expressões de exclusão/inclusão são utilizadas como fio condutor da análise, partindo-se do princípio de que o desenvolvimento de ações educativas complementares e as informações são fundamentais para favorecer o acesso de estudantes de baixa renda a instituições de Ensino Superior, em especial nas universidades públicas, que historicamente têm sido elitizadas, sobretudo nos bacharelados formadores de profissionais liberais. Para este estudo, foi feita uma revisão da literatura sobre o tema, especialmente sobre a questão da exclusão, bem como foram utilizadas matérias em jornais, sites da internet, dados estatísticos produzidos pelo PVS e por órgãos de pesquisa especializados. O trabalho demonstra a relevância do programa e de seus resultados, embora aponte algumas alternativas para a sua expansão e melhoria tais como: a ampliação de polos em diferentes municípios e a melhoria da infraestrutura nos já existentes, o aperfeiçoamento de professores através da criação de estratégias/incentivos que garantam a qualidade do curso, a capacitação tanto de alunos como de professores na área de informática, a implementação da disciplina de língua estrangeira (inglês) com metodologia EAD, a ampliação do leque de alternativas culturais aos alunos e professores. Finalmente, destaca-se como desafio a inclusão de alunos de baixa renda, deficientes visuais e auditivos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-04-2010
Como Citar
Bastos, M. D., Gomes, M. de F. C. M., & Fernandes, L. L. (2010). O PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL: DESAFIOS À BUSCA DA INCLUSÃO SOCIAL. EaD Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.21
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.