TEORIAS, LEGISLAÇÃO, QUALIDADE E EXPECTATIVAS DO ALUNO: REFLEXÕES TEORICAS SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Autores

  • Valmir Sales Borges LANTE/UFF
  • Susany Sales Brandão UCAM

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.206

Resumo

As teorias educacionais, para a aplicação no dia a dia se faz preciso considerar aspectos individuais tais como: idade, grupo social, formação anterior, religião, valores, emoções e outras variáveis que possam influenciar no ensino aprendizagem. A educação à distância possui vantagens e desvantagens, pontos que podem se inverter a depender da necessidade, do grau de instrução, do empenho e do projeto pedagógico. O presente estudo teórico, tem como objetivo principal, traçar um panorama da Educação a Distância no Brasil, tendo como objetivos específicos: Conceituar teorias educacionais; Evidenciar a legislação vigente; Analisar as vantagens e as desvantagens; Discorrer sobre fundamentos básicos para a Gestão Acadêmica e Administrativa.O estudo evidenciou que o projeto pedagógico para EAD precisa ter foco principal na interatividade, apodera-se do Empirismo, para privilegiar a experiência e a percepção, do Behaviorismo, quando utilizada para pessoas com personalidades formadas e, portanto busca ampliar conhecimento técnico; noConstrutivismo, por ter fococentralnosujeitonaproduçãodosaber. Também naconcepçãointeracionista,a qual preconiza que oconhecimentoéconstruídopelo indivíduodurantetodaasuavida. Já percepção da qualidade na educação carece de observação e mensuração em diversos fatores. Tais avaliações possibilitam ao gestor manter o foco principal na satisfação do indivíduo enquanto aluno perpetuação da instituição. Quanto ao aluno, deve está disposto a ler, buscar conteúdos complementares, participar do grupo, saber usar computador e ter acesso à internet, e outras virtudes positivas, ou seja, assumir a responsabilidade de ser parte ativa da sua formação.

Palavras-chave

Educação à distância. Vantagens e desvantagens. Gestão. Qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmir Sales Borges, LANTE/UFF

Administrador (FTC), pós-graduado em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas (ESAB), tutor presencial de Administração e Processos Gerenciais (UNOPAR), tutor do curso de Técnico em Segurança do Trabalho (IFF), cursando Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância (UFF). Poemas

Susany Sales Brandão, UCAM

Economista (UESC), pós-graduada em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas (ESAB), Assistente em Administração (IFF), cursando Mestrado de Engenharia da Produção (UCAM).

Publicado

2014-04-10

Como Citar

Borges, V. S., & Brandão, S. S. (2014). TEORIAS, LEGISLAÇÃO, QUALIDADE E EXPECTATIVAS DO ALUNO: REFLEXÕES TEORICAS SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. EaD Em Foco, 4(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.206

Edição

Seção

Artigos Originais