O que Quer e o que Pode Essa "Gente das Maravilhas": a Experiência da Formação de Narradores Orais na UEFS no Contexto de Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1911

Resumo

O presente artigo tem a intenção de apresentar reflexões em torno de uma experiência na área da formação de narradores orais, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no contexto de pandemia com o objetivo de compreender como a transposição didática desenvolvida no referido componente curricular, durante o Período Letivo Extraordinário (PLE), acolheu os princípios da Educação Online e mobilizou saberes que garantiram a qualidade dos processos de ensino aprendizagem levando em consideração tempos síncronos e assíncronos, promoveram o planejamento do espaço tempo das aulas com a colaboração de parceiros diversos, especialmente de professores que detinham saberes capazes de promover a interface das salas de aula online e não perderam as relações de afeto tão comuns entre professores e estudantes durante as aulas presenciais. Para isso, foram destacados aspectos sinalizados pelos estudantes que dizem respeito a constituição do ofício do narrador em momentos presenciais e no ciberespaço, assim como a descrição reflexiva da elaboração dos produtos finais da formação que se configuraram como uma série em podcast e uma outra em vídeo.

Palavras-chave: Formação de narradores orais. Educação online. Formação em contexto de pandemia. Podcast. Produção de vídeo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005) e Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana e Contadora de Histórias. Está credenciada no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras /PROFLETRAS/UEFS e no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários/UEFS. é lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais/UEFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Polí­tica Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Contação de Histórias, Leitura, Literatura Infantil e Juvenil, Formação do Leitor e EaD.

Bruno Westermann, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Música (Educação Musical - 2017) e mestre em Música (Educação Musical - 2010) pela Universidade Federal da Bahia. Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É Professor Adjunto do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - írea de Música. Atualmente, desenvolve pesquisas dentro dos seguintes temas: Música e Cultura Digital, Música e Processos de Plataformização, Ensino de Música e Processos de Plataformização. É membro do Grupo de Estudos Contemporâneos em Música (UEFS) e coordenador do projeto de pesquisa Investigações sobre Música e Plataformas Digitais no Brasil (CONSEPE 40/2021) e coordenador do Programa de Extensão em Violão e Cordas Dedilhadas da UEFS (CONSEPE 15/2019). Na graduação, atua como professor das disciplinas na área de Educação Musical, Estágio Supervisionado, Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação Musical e Prática de Conjunto.

Simone Braga, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui Doutorado em Educação Musical (UFBA - 2014), Mestrado em Educação Musical (UFBA - 2009), Especialização em Regência Coral e Docência Superior (UNASP/Centro Universitário - 2006), Especialização em Artes (UNEB/IAT - 2004), Licenciatura em Educação Artí­stica (Hab. em Musica - Conservatório Brasileiro de Música/Centro Universitário -1996) e Bacharelado em Piano (Habilitação em Piano - Conservatório Brasileiro de Música/Centro Universitário-1994). Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, atua junto ao Curso de Licenciatura em Música. Na UEFS, também coordena o Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas (Performa) e as ações vinculadas Piano a 4 Artes e JAM Performa. Também atuou como Coordenadora de írea do Subprojeto Musicando a Escola (PIBID de Música da UEFS), de 2012 a 2018, como professora da educação básica no ensino fundamental, médio e profissionalizante em música na rede privada e pública e como professora em escolas especializadas de música. Professora colaboradora no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Lí­der do Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música, atua principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores de música e de artes, ensino de música escolar, ensino de instrumentos (tutorial e coletivo), performance musical, educação a distância e interdisciplinaridade em Artes.

Referências

BELTRAME, J. A. Práticas e aprendizagens de produtores musicais: aspectos de uma educação musical emergente na cultura digital e participativa. Revista da Abem, v. 26, n. 41, p. 40-55, jul./dez. 2018.

BENJAMIN, W. O narrador. In: BENJAMIN, W. (Ed.). Magia e técnica, arte e polí­tica: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. Trad. Sérgio P. Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BUSATTO, C. A Arte de Contar Histórias no século XXI. 3ª ed. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2011.

BUSATTO, C. Contar e Encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2003.

CAMINI, M. A. P., SANTOS, L. M.A. A contação de histórias no contexto das novas tecnologias em sala de aula. Disponí­vel em: Camini_Marcia_Andreia_Pizolotto.pdf. Acesso em 13 de fevereiro de 2021.

CHEVALLARD, Y. La Transposicí­on Didáctica: del Saber Sábio al Saber Enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.

GIRARDELLO, G. Voz, presença, imaginação: a narração de histórias para crianças pequenas. In: Infância: imaginação e educação em debate. Celdon Fritzen e Gladir Cabral. Papirus, 2007.

MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de Currí­culo e Autonomia Pedagógica: o socioconstrucionismo curricular em perspectiva Petrópolis,RJ:Vozes,2013.

MACHADO, R. Acordais: Fundamentos teórico poético da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004.

MATOS, G. A. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo, Martins Fontes, 2005.

BRANT, J. M. A voz é querer dizer e vontade de existência in: Contadores de Histórias: um exercí­cio para muitas vozes. 1ª edição. Prieto Produções Artí­sticas: Rio de Janeiro. 2011.

ROCHA, V. M. Aprender pela arte a arte de narrar: educação estética e artí­stica na formação de contadores de histórias. 2010. 200 f. 223. Tese (Doutorado em Artes). ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

SANTOS, E.; SILVA, M. O desenho didático interativo na educação online. Revista Iberoamericana de Educación, v. 49, p. 267-287, 2009.

SISTO, C. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Chapecó, Argos, 2012.

Downloads

Publicado

17-08-2022

Como Citar

Santos, L. S., Westermann, B., & Braga, S. M. . (2022). O que Quer e o que Pode Essa "Gente das Maravilhas": a Experiência da Formação de Narradores Orais na UEFS no Contexto de Pandemia . EaD Em Foco, 12(3), e1911. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1911