Formação de Professores Como Promotora no Desenvolvimento das Competências Digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.1896

Palavras-chave:

Competência digital, DigCompEdu, Formação de professores, BNC-formação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo pesquisar o progresso do nível de competência digital dos professores participantes num curso de formação centrado na integração educativa de tecnologias. Para o efeito, recorreu-se ao desenho, à implementação de um curso de formação e à mensuração do nível de competência digital dos professores participantes tendo como base o Quadro Europeu de Referência para a Competência Digital (DigCompEdu) e o questionário respetivo, o DigCompEdu CheckIn 2019. A pesquisa assumiu uma natureza quantitativa e o processo de coleta de dados realizou-se em dois momentos (pré e pós-formação) junto a um grupo de cinco professores da educação básica de uma escola privada do Rio de Janeiro/Brasil. A principal contribuição desta pesquisa reside na importância de incorporar, nos cursos de formação de professores, a abordagem sobre o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica. Esse enfoque visa atender às dimensões da prática profissional e do engajamento profissional, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Destaca-se ainda a relevância desse direcionamento em consonância com referenciais de destaque na área visando aprimorar a competência digital dos professores. Essa inclusão não apenas atende às diretrizes da BNC-Formação, mas também busca promover uma maior integração dos docentes com as ferramentas digitais, alinhando-se aos padrões e referências relevantes na educação contemporânea.

 

Palavras-chave: Competência digita. DigCompEdu. Formação de professores. BNC-formação.

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Publicado

06-02-2024

Como Citar

Souza, D. G. de, Pedro, N., & Santos, C. C. (2024). Formação de Professores Como Promotora no Desenvolvimento das Competências Digitais. EaD Em Foco, 14(1), e1896. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.1896

Edição

Seção

Estudos de Caso