Ensino Remoto Emergencial: Desafios e Saberes Docentes na perspectiva dos Estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1871

Palavras-chave:

Ensino remoto, Aulas online, Tecnologias digitais, Saberes docentes, Pedagogia universitária

Resumo

O trabalho em tela tem como objetivo compreender os desafios e os saberes docentes construídos e mobilizados no Ensino Remoto Emergencial (ERE) por um grupo de professores de uma universidade pública baiana. Assim, buscamos analisar os principais desafios apresentados pelos/as discentes sobre o ERE, bem como mapear os saberes construídos e mobilizados pelos/as docentes no contexto das salas de aulas online, a partir da ótica dos/as estudantes. Para tanto, utilizamos como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, já que nossos estudos visam à superação do paradigma positivista e à emergência da assunção da subjetividade como fato inerente à composição da realidade estudada. A compreensão do modo como os sujeitos experimentaram e interpretaram as suas experiências nas salas de aulas online, no cenário de isolamento social imposto pela pandemia, possibilitou a emergência de duas categorias: uma, relativa aos desafios enfrentados pelos/as estudantes, intitulada por nós como Centralidade da docência no modelo clássico de comunicação um-todos e, outra, categorizada como Saberes docentes: construídos/mobilizados no ERE, que são: saberes tecnológicos, saberes da mediação docente online e saberes afetivos. Observamos, nas falas autorizadas dos sujeitos, vários desafios enfrentados no ERE, tanto pelos/as discentes quanto pelos/as docentes, nas quais destacamos a construção de novos saberes e estratégias de ensino mediadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de mais investimento em pesquisas nessa área e em projetos e ações que avancem em direção a uma pedagogia universitária que reconheça os saberes da docência e reflita sobre eles. 

 

Palavras-chave: Ensino remoto. Aulas online. Tecnologias digitais. Saberes docentes. Pedagogia universitária.

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Biografia do Autor

Socorro Aparecida Cabral Pereira , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

PEREIRA, Socorro Aparecida Cabral. Professora do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Jequié.  Completou seu doutorado na Universidade Federal de Sergipe (UFAL). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (NEPAF).  Seus interesses por pesquisa incluem formação de professores e desenvolvimento profissional docente com destaque para as tecnologias digitais em rede. Atualmente está liderando um projeto relacionado à aprendizagem móvel de alunos da educação básica.

 

Alessandra Bueno De Grandi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

GRANDI, Alessandra Bueno de. Professora do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Jequié. Completou seu mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina. Seus interesses por pesquisa incluem pesquisa, educação e tecnologias.
 E-mail: florbi@uesb.edu.br

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Publicado

16-05-2023

Como Citar

Pereira , S. A. C., Gonçalves, M. de C. P. B., & Grandi, A. B. D. (2023). Ensino Remoto Emergencial: Desafios e Saberes Docentes na perspectiva dos Estudantes. EaD Em Foco, 12(3), e1871. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1871