APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO

Autores

  • Juliana Maciel Aguiar UENF
  • Cristina dos Santos Ferreira UENF
  • Ana Beatriz Garcia UENF

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.17

Resumo

A Educação a Distância (EAD) é a modalidade educacional em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre com auxílio de meios e tecnologias de informação e comunicação (TICs) permitindo a alunos e professores desenvolverem atividades educacionais em lugares ou tempos diversos.
Durante os anos de 2008 e 2009, a disciplina Instrumentação para o Ensino em Genética, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Consórcio CEDERJ, foi utilizada como alvo de estudo. O objetivo do presente trabalho é apresentar um modelo de tutoria proativa utilizando ferramentas de interatividade e personalização do processo de ensino-aprendizagem na modalidade semipresencial buscando a maior interação e motivação do aprendiz, além de estreitar os laços afetivos entre aprendiz e tutoria.
Ações presenciais e a distância foram propostas ao diagnosticar o perfil dos aprendizes. O estímulo, a interatividade e a personalização do processo de ensino-aprendizagem permitiram uma diminuição no índice de abandono no período avaliado. A participação nos encontros presenciais contribuiu para aumentar a afetividade. Além disso, observou-se um aumento da participação em encontros virtuais apresentada em número de aprendizes presentes nos encontros virtuais e a melhora no desempenho, apresentada em média de notas.
Considerou-se que o aprendiz deve se sentir parte ativa, buscando, com auxílio da tutoria, a melhor forma de utilizar suas habilidades e competências para um maior aproveitamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Maciel Aguiar, UENF

Mestre em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro: UENF. UENF/CEDERJ/UAB

Cristina dos Santos Ferreira, UENF

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro: UENF. UENF/CEDERJ/UAB

 

Ana Beatriz Garcia, UENF

Doutora em Genética Molecular de Plantas, pela Reiksuniversiteit Gent, Bélgica. Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro: UENF. UENF/CEDERJ/UAB

Publicado

2010-04-15

Como Citar

Aguiar, J. M., Ferreira, C. dos S., & Garcia, A. B. (2010). APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO. EaD Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.17

Edição

Seção

Artigos Originais