Competência Comunicativa Crítica no Ensino de Línguas a Distância: Reflexões e Propostas Preliminares a partir da Ideia de Brechas
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1607Resumo
Este artigo apresenta uma análise do material instrucional de um curso de língua espanhola, na modalidade a distância, em busca de indícios sobre seu potencial crítico e emancipatório. A discussão é realizada à luz do arcabouço teórico da Pedagogia Crítica e da Abordagem Comunicativa, com foco nas possibilidades de novas práticas pedagógicas que visam ao desenvolvimento da competência comunicativa crítica. Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e análise das possiblidades de interação e desenvolvimento do senso crítico, a partir da ideia de brechas e problematizações das situações contextualizadas que emergem dos materiais e conteúdos. A discussão evidencia possiblidades do desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e emancipatório, objetivando à diminuição de assimetrias e superação de visões e relações estereotipadas, em um contexto em que língua se caracteriza como um elemento-chave para alcançar o respeito à interculturalidade e à atuação do estudante como cidadão plurilíngue.
Palavras-chave: Educação a distância. Pedagogia crítica. Competência comunicativa crítica. Ensino de línguas.
Downloads
Referências
BENEDINI, L. C. A. O. A formação do leitor crítico na aula de espanhol: a atitude curricular diante das brechas do livro didático. Revista Estudos Linguísticos. V.49, n. 1, 2020, p. 491-509. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/2478. Acesso em: 5 fev. 2021.
CARVALHO, J. S. Educação cidadã a distância: uma perspectiva emancipatória a partir de Paulo Freire. 211 f. Tese (doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11052015-100811/pt-br.php. Acesso em: 05 fev. 2021.
COELHO, I. M. W. S. contextualizando a criação do Centro de Idiomas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. In: COELHO, I. M. W. S. Inovação e Tecnologia: caminhos para o ensino de línguas adicionais, Curitiba: CRV, 2016, p. 13-35. Disponível em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/31943-inovacao-e-tecnologiabr-caminhos-para-o-ensino-de-linguas-adicionais. Acesso em: 2 mar. 2021.
DAVID, P. B.; FREIRE, R. S.; VENTURA, P. P. O Perfil Dialógico como critério de avaliação na formação online de professores-tutores. Perspectiva, 32(3), 2014, 1045-1072. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1045. Acesso em: 12 jan. 2021.
DOMíNGUEZ, I. Un modelo didáctico para la orientación del proceso de construcción de textos escritos. Varona, n. 42, 2006, p. 68-74. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/3606/360635561012.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.
DUBOC, A. P. Lendo a mim mesma enquanto aprendo com e ensino o outro. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (Orgs.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, p. 11-24.
DUBOC, A. P. M. Atitude curricular: letramentos críticos nas brechas da sala de aula de línguas estrangeiras. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
FERRARI, P. C., ANGOTTI, J. A. P., TRAGTENBERG, M. H. R.. Educação problematizadora a distância para a inserção de temas contemporâneos na formação docente: uma introdução í Teoria do Caos. Ciência & Educação, 15(1), 2009, p. 85-104. https://doi.org/10.1590/S1516-73132009000100005. Acesso em: 12 jan. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2005.
GADOTTI, M. O Trabalho Coletivo como Princípio Pedagógico. Revista Lusófona de Educação, V.24, n. 24, 2013, p. 153-164.
MENEZES, M. G.; SANTIAGO, M. E. Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório. Proposições, v. 25, n. 3 (75), p. 45-62 | set./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/QJxGZXzMDX4Qjpkxd5jRfFD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.
MONTE MÓR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (Orgs.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes Editora, 2015. p. 31-50.
OLIVEIRA, A. C. T. Perspectivas de criticidade nas aulas de línguas estrangeiras. In: SANDES, F. N.; COURA, F. A. (Orgs). Experiências e reflexões sobre ensino de línguas na contemporaneidade. Palmas/TO: EDUFT, 2018, p. 71-88.
OLIVEIRA, V. B. Educação a distância referenciada em Paulo Freire: literatura crítica sobre a modalidade? 97 f. Dissertação de Mestrado. Universidade Estácio de Sá. Programa de pós-graduação em Educação, Rio de Janeiro, 2020.
PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI I.; CAVALCANTI, M. C. (Orgs.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
PÉREZ, N.; CRUZ, M. E.; LEYVA, M. La construcción de textos escritos: un acercamiento a su conceptualización. Ciencias Holguín, vol. XVII, n. 3, 2011, p. 1-11. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/1815/181522303006.pdf. Acesso em: 8 fev. 2021.
QUEIROZ, H. N. Letramento crítico no ensino de inglês: questões de gênero nas brechas do livro didático. In: SANDES, F. N.; COURA, F. A. (Orgs). Experiências e reflexões sobre ensino de línguas na contemporaneidade. Palmas/TO: Universidade Federal do Tocantins / EDUFT, 2018, p. 89-p. 120.
RIBEIRO, S. A. Ensino crítico de inglês na escola pública: para além dos muros da escola. Tese de doutorado. 191 f. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, da Faculdade de Letras. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
ROSA, L. E. O ensino crítico de línguas através de uma abordagem cultural. Travessias, v5. n. 3, 2011, p. 290-300. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5752/4450. Acesso em: 12 jan. 2021.
URZÊDA-FREITAS, Marco Túlio de. Educando para transgredir: reflexões sobre o ensino crítico de línguas estrangeiras/inglês. Trab. ling. aplic., Campinas, n(51.1), 2012, p. 77-98. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/jy6hfm97dct7x8ylfxjscjs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.