Competência Comunicativa Crítica no Ensino de Línguas a Distância: Reflexões e Propostas Preliminares a partir da Ideia de Brechas
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1607Resumo
Este artigo apresenta uma análise do material instrucional de um curso de língua espanhola, na modalidade a distância, em busca de indícios sobre seu potencial crítico e emancipatório. A discussão é realizada à luz do arcabouço teórico da Pedagogia Crítica e da Abordagem Comunicativa, com foco nas possibilidades de novas práticas pedagógicas que visam ao desenvolvimento da competência comunicativa crítica. Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e análise das possiblidades de interação e desenvolvimento do senso crítico, a partir da ideia de brechas e problematizações das situações contextualizadas que emergem dos materiais e conteúdos. A discussão evidencia possiblidades do desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e emancipatório, objetivando à diminuição de assimetrias e superação de visões e relações estereotipadas, em um contexto em que língua se caracteriza como um elemento-chave para alcançar o respeito à interculturalidade e à atuação do estudante como cidadão plurilíngue.
Palavras-chave: Educação a distância. Pedagogia crítica. Competência comunicativa crítica. Ensino de línguas.
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