Ensino Remoto Emergencial e Reforma Neoliberal da Educação Brasileira: Tecendo Relações
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1596Resumo
A pandemia de COVID-19 exigiu medidas extremas para conter a circulação do vírus e o isolamento social foi a estratégia sanitária que mais se destacou no controle das curvas de contaminação semanal. Essa medida exigiu reorientação do comportamento e das práticas sociais, impondo à população mundial restrições de circulação, exigindo de todos a adaptação às novas formas de se relacionar. Nesse contexto, a escola foi uma das instituições que mais foram afetadas. Com a suspensão do ensino presencial, o ensino remoto emergencial (ERE) foi a solução sugerida pelo Ministério da Educação (MEC) e adotada pelos outros entes federativos. Contudo, sem contar com planejamento pedagógico adequado e sem consultar os agentes envolvidos no processo educacional, o processo de ensino implantado em tempos de reclusão doméstica evidencia a exclusão digital como o maior entrave na implementação desse modelo. Esse texto apresenta uma breve discussão que contempla a implementação do ERE na pandemia como uma estratégia que abre precedentes para a implantação da Educação a distância (EaD) como modelo de ensino em conformidade com interesses neoliberais no processo de privatização da Educação básica no Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho exploratório que se baseia no conceito de neoliberalismo educacional, de Christian Laval (2019) e dos estudos de Luiz Carlos Freitas (2018) sobre a mercantilização da Educação no Brasil.
Palavras-chave: Educação pública. Reforma neoliberal. Ensino remoto. Pandemia. Isolamento social.
Downloads
Referências
ADRIíO, T. et al. Sistemas de ensino privados na educação pública brasileira: consequências da mercantilização para o direito í educação. Relatório de Pesquisa. GREPPE, 2015.
AQUINO, E. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: Potenciais impactos e desafios no Brasil. Disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/novidades/medidas-de-distanciamento-social-no-controle-da-pandemia-de-covid19-potenciais-impactos-e-desafios-no-brasil/103?id=103. Acesso em: 13 de ago. 2020.
AVELAR, M. O público, o privado e a despolitização nas políticas educacionais. In: CASSIO, F. (Org.) Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1 ed. SP: Boitempo, 2019.
BALLALAI, R. (Org.). Educação a Distância. Niterói: GRAFCEN, 1991.
BBC News Brasil. Bolsonaro presidente: as propostas com as quais Jair Bolsonaro se elegeu presidente do Brasil, 2018. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-46012309. Acesso em 23 abr. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Educação é a base. Versão Final, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
FREITAS, L. C. de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018. 160 p.
G1. Jornal Nacional. Percentual alto de alunos não tem acompanhado as aulas pela internet durante a pandemia. Disponível em <https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/06/30/percentual-alto-de-alunos-nao-tem-acompanhado-as-aulas-pela-internet-durante-a-pandemia.ghtml> Acessado em 6 de fev. 2021.
GARCIA, T.; ADRIíO, T. (org.). Currículo, gestão e oferta da educação básica brasileira: incidências de atores privados nos sistemas estaduais (2005-2015). Curitiba : CRV, 2018.
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Acesso Domiciliar í Internet e Ensino Remoto Durante a Pandemia. Nota Técnica n. 88. Disponível em < https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=36561&Itemid=9>. Acessado em 25 jan. 2021.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019.
MEIA HORA. Protocolo de volta í s aulas no Rio 'não tem negacionismo', diz secretário. Disponível em: <https://www.meiahora.com.br/geral/2021/01/6070512-protocolo-de-volta-as-aulas-no-rio-nao-tem-negacionismo-diz-secretario.html>. Acesso em: 02 fev. 2021.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
MORAES, M. C. Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: Unicamp/ Nied, 2002.
MORAN, J. M. Os modelos educacionais na aprendizagem on-line. Site pessoal do autor, São Paulo, artigo atualizado em 2007. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/modelos.pdf>. Acesso em: 10 de fev. 2021.
NOTíCIAS EAD. Educação estadual lança programa de capacitação de professores para o ensino remoto. Disponível em: <https://www.noticiasead.com.br/noticias/5009-educacao-estadual-lanca-programa-de-capacitacao-de-professores-para-o-ensino-remoto>. Acesso em: 01 fev. 2021.
PELBART, P. P. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2011.
PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO. Ensino remoto é tema do programa da SME, o Rioeduca na TV, nesta semana. Disponível em <https://prefeitura.rio/educacao/ensino-remoto-e-tema-do-programa-da-sme-o-rioeduca-na-tv-nesta-semana/>. Acessado em 6 mai. 2021.
RADIS. Exclusão nada remota. Disponível em: <https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/reportagem/exclusao-nada-remota>. Acesso em: 10 de fev. 2021.
SANTOS, C. de A. Educação a Distância: tensões entre expansão e qualidade. In: CASSIO, F. (Org.) Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1 ed. SP: Boitempo, 2019.
SEPE/RJ. Contribuição do SEPE/RJ í consulta pública do Conselho Nacional de Educação em atendimento í Consulta Pública sobre o Parecer que trata da Reorganização dos Calendários Escolares e a realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de Pandemia da COVID-19. Disponível em: <http://www.seperj.org.br/admin/fotos/boletim/boletim3463.pdf>. Acesso em: 31 de jan. 2021.
SILVA, M. (Org.). Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
TODA PALAVRA. Aulas voltam em meio í insatisfação de pais e professores. Disponível em https://www.todapalavra.info/single-post/aulas-voltam-em-meio-a-insatisfacao-de-pais-e-professores. Acessado em 6 mai. 2021.
UNITED NATIONS INTERNATIONAL CHILDREN'S EMERGENCY FUND (UNICEF). The State of the World"™s Children 2017: Children in a Digital World. UNICEF, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.