EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DOS MODELOS DE ENSINO

Autores

  • Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Júnior Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.152

Resumo

A educação pode se manifestar em diferentes modalidades de ensino, como a EAD, que está sendo ampliada entre as instituições educacionais e está vencendo barreiras impostas à educação. O crescimento acelerado da EAD faz com que diferentes modelos de ensino da modalidade surjam no cenário educacional. O presente artigo foi desenvolvido com base em pesquisa e revisão literária das obras clássicas e atuais que abordam o tema educação a distância em sua ampla dimensão, tendo como foco de estudo os modelos de ensino em EAD, onde foram investigadas suas características como as formas de interação. A pesquisa teve um caráter teórico, exploratório e social, pois buscou informações sobre uma modalidade de educação específica. Está pesquisa não se esgota aqui, pois os modelos tendem a se transformar, a se adequar as futuras tecnologias, o que implicará no surgimento de novos modelos de ensino.

Palavras-chave: Educação a Distância. Modelos de Ensino. Formas de Interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Júnior, Universidade Federal Fluminense

Formado em licenciatura plena em Educação Fí­sica (UNISUAM), especialista em Docência no Ensino Superior (UCAM) e em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (UFF), pós-graduando em Educação Fí­sica Escolar (UFF) e Educação Tecnológica (CEFET). Atua como professor de Educação Fí­sica estatutário nos municí­pios de São Gonçalo e Belford Roxo, professor residente do Colégio Pedro II, professor e coordenador das atividades fí­sicas, culturais e artí­sticas da escola Razão de Ser, tutor presencial das disciplinas Corpo e Movimento na Educação, Avaliação e Educação, Currí­culo e Didática do curso de licenciatura em pedagogia no consórcio CEDERJ, integrante dos grupos de pesquisas sobre currí­culo, formação de professores e concepções pedagógicas da Educação Fí­sica (UFF), além de realizar pesquisas independentes sobre dificuldades no processo ensino aprendizagem e as causas da evasão nos cursos em EAD.

Downloads

Publicado

28-06-2013

Como Citar

Paiva de Carvalho Júnior, A. F. (2013). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DOS MODELOS DE ENSINO. EaD Em Foco, 3(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.152

Edição

Seção

Artigos Originais