EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DOS MODELOS DE ENSINO

Autores

  • Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Júnior Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.152

Resumo

A educação pode se manifestar em diferentes modalidades de ensino, como a EAD, que está sendo ampliada entre as instituições educacionais e está vencendo barreiras impostas à educação. O crescimento acelerado da EAD faz com que diferentes modelos de ensino da modalidade surjam no cenário educacional. O presente artigo foi desenvolvido com base em pesquisa e revisão literária das obras clássicas e atuais que abordam o tema educação a distância em sua ampla dimensão, tendo como foco de estudo os modelos de ensino em EAD, onde foram investigadas suas características como as formas de interação.  A pesquisa teve um caráter teórico, exploratório e social, pois buscou informações sobre uma modalidade de educação específica. Está pesquisa não se esgota aqui, pois os modelos tendem a se transformar, a se adequar as futuras tecnologias, o que implicará no surgimento de novos modelos de ensino.

Palavras-chave: Educação a Distância. Modelos de Ensino. Formas de Interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Júnior, Universidade Federal Fluminense

Formado em licenciatura plena em Educação Física (UNISUAM), especialista em Docência no Ensino Superior (UCAM) e em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (UFF), pós-graduando em Educação Física Escolar (UFF) e Educação Tecnológica (CEFET). Atua como professor de Educação Física estatutário nos municípios de São Gonçalo e Belford Roxo, professor residente do Colégio Pedro II, professor e coordenador das atividades físicas, culturais e artísticas da escola Razão de Ser, tutor presencial das disciplinas Corpo e Movimento na Educação, Avaliação e Educação, Currículo e Didática do curso de licenciatura em pedagogia no consórcio CEDERJ, integrante dos grupos de pesquisas sobre currículo, formação de professores e concepções pedagógicas da Educação Física (UFF), além de realizar pesquisas independentes sobre dificuldades no processo ensino aprendizagem e as causas da evasão nos cursos em EAD.

Publicado

2013-06-28

Como Citar

Paiva de Carvalho Júnior, A. F. (2013). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DOS MODELOS DE ENSINO. EaD Em Foco, 3(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.152

Edição

Seção

Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)