Fatores Críticos de Sucesso na Evasão de Alunos do Ensino Superior a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1445Resumo
A educação a distância tornou-se nos últimos anos uma modalidade de ensino popularizada no Brasil. No ensino superior, nota-se um considerável crescimento das matrículas em cursos de educação a distância, acompanhado, inevitavelmente, por um grande volume de evasão. A identificação dos fatores determinantes que levam os alunos matriculados em cursos superiores de educação a distância a evadirem, junto à proposta de um framework radar que possa abarcar tais fatores em dimensões é o objetivo deste artigo, alcançado por meio de uma pesquisa bibliográfica sistemática por meta-análise. Os resultados apontam que a evasão em cursos superiores de educação a distância é resultado de uma combinação de fatores endógenos e exógenos, os quais podem estar ou não inter-relacionados. As causas mais comuns identificadas estão associadas à falta de tempo para o estudo, dificuldade de conciliar a vida acadêmica com a profissional, restrições financeiras, fatores cognitivos, ineficiência dos projetos didáticos pedagógicos e tensões na inter-relação de alunos e professores/tutores. A proposta do framework radar considerou a categorização dos fatores em oito dimensões: pessoais/interpessoais, socioeconômicos, cognitivos, vocacionais, tecnológicos, atividades complementares, estruturais e didático-pedagógicos.
Palavras-chave: Evasão. Fatores críticos. Causas. Educação a distância.
Downloads
Referências
ABBAD; G. S.; ZERBINI; T.; SOUZA, D. B. L. Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estudos de Psicologia, Campinas, v.15, n. 3, p. 291-298, set./dez. 2010.
ALVES, P. R. F. et al. Fatores críticos de sucesso na gestão da EAD: a visão dos professores, tutores e coordenadores. AdCont 2018 - IX Congresso Brasileiro de Administração e Contabilidade. Rio de Janeiro: [s.n.]. 2018.
ANDRADE, R. B. N. M.; ZERBINI, T. Distance Learning Degrees: Possibility of Evasion, Styles and Learning Strategies. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 29, 2019.
BERETON et al. Lessons from Applying the Sistematic Literature Review Process within the Software Engineering Domain. The Journal of System and Software, v. 80, p.571-583, 2007.
BIAZUS, C. A. Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no curso de Ciências Contábeis. 2004 152 f. Tese (Doutorado) Programa em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.
BIOLCHINI, J.C.A., et al. Scientific research ontology to support systematic review in software engineering. Advanced Engineering Informatics, v.21, n.2, p.133-151, 2007.
BITTENCOURT, I. M.; MERCADO, L. P. L. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 83, p. 465-504, 2014.
BOTELHO, L. L. R. ; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, pp. 121-136, 2011.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2019: notas estatísticas.
CHOI, H. J.; PARK, JI-HYE. Testing a path-analytic model of adult dropout in online degree programs. Computers & Education, v. 116, p. 130-138, 2018.
COELHO, M. L. A evasão nos cursos de formação continuada de professores universitários na modalidade de educação a distância via internet. Minas Gerias: UFMG, 2002.
COUSSEMENT, K. et al. Predicting student dropout in subscription-based online learning environments: The beneficial impact of the logit leaf model. Decision Support Systems, v. 135, p. 113325, 2020.
DAUDT, S. I. D.; BEHAR, P. A. A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão. Educação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 36, n. 3 (set./dez. 2013), p. 412-421, 2013.
DE ALMEIDA, O. C. S. et al. Evasão em cursos a distância: fatores influenciadores. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 14, n. 1, p. 19-33, 2013.
FARIA, L. M. O.; ALCANTARA, V. M.; VASCO, C. G. índice e causa de evasão na modalidade a distância em cursos de graduação: estudo de caso UNED, maio 2008.
FERNANDES, J. et al. Identificação de fatores que influenciam na evasão em um curso superior de ensino í distância. Perspectivas Online 2007-2011, v. 4, n. 16, 2010.
FIUZA, P. J.; SARRIERA, J. C. Motivos para adesão e permanência discente na educação superior a distância. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 33, n. 4, p. 884-901, 2013.
FURLAN, J. D.; Modelagem de Negócios. São Paulo: Makron Books, 1997.
FURLAN, J. D.; IVO, I. da M.; AMARAL, F. P. Sistemas de informação executiva-EIS-Executive Information Systems. São Paulo, Makron, 1994.
GREGORI, P.; MARTíNEZ, V.; MOYANO-FERNíNDEZ, J. J. Basic actions to reduce dropout rates in distance learning. Evaluation and program planning, v. 66, p. 48-52, 2018.
HEIDRICH, L. et al. Diagnosis of learner dropout based on learning styles for online distance learning. Telematics and Informatics, v. 35, n. 6, p. 1593-1606, 2018.
MENDES, A. L. L.; FRACOLLI, L. A. Revisão sistemática de literatura e metassíntese qualitativa: considerações sobre sua aplicação na pesquisa em enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 771-779, out./dez. 2008.
MICHELON, T.; DE LIRA, L. A. R.; RAZUCK, F. B. Análise dos fatores críticos de gestão do sistema UAB. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 3, n. 2, p. 213-226, 2017.
MORÉ, R. P. O. et al. Fatores críticos de sucesso na gestão de contratos a luz da gestão do conhecimento: um estudo de caso IFSC/Brasil. Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle, v. 8, n. 2, p. 63-73, 2019.
MUÑOZ, A.; MíRMOL, L. F.; BAENA, J. F. Social, personal and academic variables that explain university students"™ dropout. In: ICERI2019 Proceedings. IATED, 2019. p. 9359-9366.
NISTOR, N.; NEUBAUER, K. From participation to dropout: Quantitative participation patterns in online university courses. Computers & Education, v. 55, n. 2, p. 663-672, 2010.
NOH, S. Factors Affecting Dropout Consideration between Non-Distance Education and Distance Education University Students and its Prevention Strategies. Lifelong Learning Society. 2012.
PACHECO, A. S. Evasão: análise da realidade do curso de graduação em Administração a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação(Mestrado)–Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2007.
PAULA, A. et al. Fatores críticos de sucesso hierarquizados para cursos superiores na modalidade de educação a distância. 2014.
PEIXOTO, H. M.; PEIXOTO, M. M.; ALVES, E. D. Aspectos relacionados í permanência de graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais. Acta Paulista de Enfermagem, v. 25, n. spe2, p. 48-53, 2012.
RETAMAL, D. R. C.; BEHAR, P. A.; MAÇADA, A. C. G. Elementos de Gestão para Educação a Distância: um estudo a partir dos Fatores Críticos de Sucesso e da Visão Baseada em Recursos. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, n. 1, 2009.
ROCKART, J.F. Chief executive define their own data needs. Harvard Business Review, p.81-93, mar/abr. 1979.
ROVAI, A. P. In search of higher persistence rates in distance education online programs. The Internet and Higher Education, v. 6, n. 1, p. 1-16, 2013.
SANCHEZ, H.; ROBERT, B. Measuring portfolio strategic performance using key performance indicators. Project Management Journal, v. 41, n. 7, p. 64-73, 2010.
SILVEIRA, C. A. B. Educação a distância e a evasão: Estudo de caso da realidade no polo UAB de Franca, 2012. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/view/93. Acesso em: 10.06.2018.
SOUSA, A. S. Q.; MACIEL, C. E. Expansão da educação superior: permanência e evasão em cursos da Universidade Aberta do Brasil. Educação em Revista, v. 32, n. 4, p. 175-204, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.