Fatores Críticos de Sucesso na Evasão de Alunos do Ensino Superior a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1445

Resumo

A educação a distância tornou-se nos últimos anos uma modalidade de ensino popularizada no Brasil. No ensino superior, nota-se um considerável crescimento das matrículas em cursos de educação a distância, acompanhado, inevitavelmente, por um grande volume de evasão. A identificação dos fatores determinantes que levam os alunos matriculados em cursos superiores de educação a distância a evadirem, junto à proposta de um framework radar que possa abarcar tais fatores em dimensões é o objetivo deste artigo, alcançado por meio de uma pesquisa bibliográfica sistemática por meta-análise. Os resultados apontam que a evasão em cursos superiores de educação a distância é resultado de uma combinação de fatores endógenos e exógenos, os quais podem estar ou não inter-relacionados. As causas mais comuns identificadas estão associadas à falta de tempo para o estudo, dificuldade de conciliar a vida acadêmica com a profissional, restrições financeiras, fatores cognitivos, ineficiência dos projetos didáticos pedagógicos e tensões na inter-relação de alunos e professores/tutores. A proposta do framework radar considerou a categorização dos fatores em oito dimensões: pessoais/interpessoais, socioeconômicos, cognitivos, vocacionais, tecnológicos, atividades complementares, estruturais e didático-pedagógicos.

Palavras-chave: Evasão. Fatores críticos. Causas. Educação a distância.

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Biografia do Autor

Jairo Gustavo de Lima, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Administração e Economia - DAE, Universidade Federal de Lavras – UFLA – Lavras – MG 

Cleber Carvalho de Castro, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Administração e Economia - DAE, Universidade Federal de Lavras – UFLA – Lavras – MG 

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Publicado

28-10-2021

Como Citar

Lima, J. G. de, & Castro, C. C. de. (2021). Fatores Críticos de Sucesso na Evasão de Alunos do Ensino Superior a Distância. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1445

Edição

Seção

Artigos Originais