Desenvolvendo Cursos de Formação Inicial e Continuada EaD em Regime de Trabalho Remoto: Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1439Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência de uma ação ocorrida dentro de um Instituto Federal. No primeiro semestre de 2020, a equipe da Coordenadoria responsável pela produção de tecnologias educacionais fechou, em parceria com a SETEC/MEC, a proposta de produzir seis cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de Educação a Distância (EaD), para capacitar a comunidade interna e externa do Instituto. Sendo assim, a Coordenadoria desenvolveu um fluxo de trabalho a fim de implementar esse curso em um tempo bastante reduzido mantendo o padrão dos cursos presenciais e EaD já produzidos por essa instituição. O fluxo de trabalho proposto e relatado neste relato de experiência conta com profissionais de diferentes áreas de conhecimento e tem como objetivo a produção dos cursos FIC com eficiência e eficácia.
Downloads
Referências
ALONSO, K. M.; SILVA, D. G. A Educação a Distância e a Formação on-Line: O Cenário das Pesquisas, Metodologias e Tendências. Educação & Sociedade, v. 39, n. 143, p. 499-514, 2018.
BEHR, A.; MILL, D. Gestão estratégica da educação a distância. In: MILL, D. et al. (Ed.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. São Carlos: UFSCar, 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394/96. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. Acesso em: 21 out 2020.
BRASIL. Lei nº. 10.098. 2000. Disponível em: <https://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L10098.htm>. Acesso em: 14 set 2021.
BRASIL. Decreto n.º 2.494. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2494.pdf. Acesso em: 25 out 2020.
BRASIL. Decreto n.º 5.622. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm. Acesso em: 23 out 2020.
BRASIL. Decreto n.º 5.773. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5773.htm. Acesso em: 23 out 2020.
BRASIL. Decreto n.º 6.303. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6303.htm. Acesso em: 23 out 2020.
BRASIL. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 19 out 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12823:o-que-e-educacao-a-distancia. Acesso em: 10 set. 2021.
BUENO, J.; PASCHOALINO, Q. Gestão da qualidade na educação a distância. In: MILL, D. et al. (Ed.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. São Carlos: UFSCar, 2018.
CAROLEI, P. Processo de criação de hipertextos e atividades. In: Design instrucional para cursos online. 2019. São Paulo: Artesanato Educacional.
CHAUHAN, J. Enhancing MOOC with Augmented Reality, Adaptive Learning and Gamification. Published in: MOOCs, Innovation and Technology in Education (MITE), 3rd International Conference on. 2015.IEEE.
COHEN, A.; HOLSTEIN, S. Analysing successful massive open online courses using the community of inquiry model as perceived by students. Journal of Computer Assisted Learning, p. 1–13, 2018.
CRUZ, J. R.; LIMA, D. da C. B. P.. n. 13-TRAJETÓRIA DA EDUCAÇíO A DIST NCIA NO BRASIL: POLíTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES NOS ÚLTIMOS 40 ANOS. Jornal de Políticas Educacionais, v. 13, 2019.
CUNHA, A. P. de A.; ALVES, C. V. P.; DARIZ, M. R. (org.). Guia de orientações gerais de revisão: curso de formação inicial e continuada (FIC). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas: IFSul, 2020.
FILATRO, A.; CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
HACK, J. R. Introdução í educação a distância. 2011. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC.
IFSUL. Regulamento do Funcionamento dos cursos de extensão Livres e/ou de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional (FIC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. 2016. Disponível em: http://www.ifsul.edu.br/documentos-ext/item/305-regulamento-cursos-fic-e-formularios. Acesso em: 19 out 2020.
IFSUL. Editais PROEN/PROEXT nº 26, 27, 28, 29, 32, 34 e 37/2020. 2020. Disponível em: http://editais.ifsul.edu.br/index.php?c=lista&id=1367. Acesso em: 17 out 2020.
MERCADO, L. P. Equipe multidisciplinar em educação a distância. In: MILL, Daniel et al. (Ed.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. São Carlos: UFSCar, 2018.
MORAN, J. M. O que é educação a distância. Site pessoal do autor, São Paulo, artigo atualizado em 2002 Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf. Acesso em: 17 out 2020.
MUNHOZ, A. S. Projeto instrucional para ambientes virtuais. São Paulo: CENGAGE Learning, 2016.
MUÑOZ, R. A experiência internacional com os impactos da COVID-19 na educação. Nações Unidas Brasil, 2020. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/85481-artigo-experiencia-internacional-com-os-impactos-da-covid-19-na-educacao. Acesso em: 10 set 2021.
NAKAMURA, W. T.; DE OLIVEIRA, E. H. T.; CONTE, T. Usability and user experience evaluation of learning management systems-a systematic mapping study. In: International Conference on Enterprise Information Systems. Scitepress, 2017. p. 97-108.
NETO, A. J. M. et al. Visão sistêmica e Administração. São Paulo: Saraiva Educação SA, 2017.
ORTH, M. A.; OTTE, J.; MEIRELES, L. O. R. Políticas públicas de educação a distância pela universidade aberta do brasil: a experiência do Instituto Federal sul-rio-grandense. Roteiro, v. 39, n. 1, p. 147-170, 2014.
RIBEIRO, L. O. M.; CATAPAN, A. H. Plataformas MOOC e Redes de Cooperação na EAD. Revista de Educação a Distância, v. 5, n. 1, p.45-62. 2018.
RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 14. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.
SANCHOTENE, I. J. .; ENGERS , P. B. .; RUPPENTHAL, R. .; ILHA, P. V. . Competências Digitais Docentes e o Processo de Ensino Remoto Durante a Pandemia da Covid-19. EaD em Foco, v. 10, n. 3, 12 jan. 2021.
SILVA, R. S. da. Gestão de EaD: educação a distância na era digital. São Paulo: Novatec Editora, 2017.
VIDAL, E. M.; MAIA, J. E. B. Introdução í educação a Distância. Fortaleza: Editora RDS, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.