Horta Acadêmica e Ensino Superior a Distância: uma Experiência em um Polo Presencial no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1399

Resumo

Hortas em instituições de ensino se caracterizam como locais capazes de ampliar as relações interpessoais através da realização de atividades didáticas e de sociabilidade. Este potencial integrador pode vir a preencher lacunas relacionadas a dificuldade do estudante se adaptar às diferenças entre os ambientes físico e virtual no ensino superior a distância. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de elaboração e manutenção de uma horta em um polo de apoio presencial situado no estado do Rio de Janeiro e que envolveu a participação das comunidades acadêmica e externa. Foram organizadas duas oficinas com 28 estudantes e nove tutores presenciais do curso de licenciatura em ciências biológicas. Utilizou-se questionários pré e pós atividade para coletar a opinião dos participantes sobre a ação proposta. Foi constatado que tanto os estudantes como os tutores presenciais vislumbraram a horta acadêmica como facilitadora do processo ensino-aprendizagem, embora 29% dos participantes tenham considerado difícil a sua implantação. Desta forma, a horta foi considerada uma experiência didática viável na EaD, promovendo espaços de práticas de ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-chave: Educação a distância. Educação ambiental. Interdisciplinaridade. Mediação pedagógica.



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Biografia do Autor

Fátima Kzam Damaceno de Lacerda , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Com formação em Licenciatura em Quí­mica e em Engenharia Quí­mica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1985 e 1987), possui Mestrado em Tecnologia de Processos Bioquí­micos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ/UFRJ, 1991), Doutorado pelo Programa Multidisciplinar em Meio Ambiente da UERJ (PPGMA/UERJ, 2012) e Especialização nas áreas de Educação Matemática (FFSD-NF, 2002) e Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância (UFF, 2010). Foi Professora efetiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 1994 a 2018, tendo se aposentado por tempo de serviço. Atuou no Instituto de Quí­mica (DTPB/IQ/UERJ), de 1994 a 2003; na diretora do Polo de Educação a Distância de Nova Friburgo (CEDERJ), de 2003 a 2011; na Diretora Adjunta de Tutoria da Fundação CECIERJ, de 2012 a 2013 e na Subreitoria de Graduação (COPEI/SR-1/UERJ), de 2013 a 2018. Foi procientista da UERJ/FAPERJ de 2017 a 2018. Atualmente colabora com a instituição como Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Nos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu em Gestão e Regulação de Recursos Hí­dricos (Profígua) e Ensino de Biologia (PROFBIO) ministra a disciplina Metodologia da Pesquisa e orienta trabalhos de mestrado. No curso de Licenciatura semipresencial em Ciências Biológicas é coordenadora da disciplina TCC1. Possui experiência na área de Bioquí­mica, Processos Bioquí­micos e Educação, com ênfase em Educação a Distância, principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, educação ambiental, ciências ambientais, formação de professores e gestão compartilhada das águas.

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Publicado

22-07-2021

Como Citar

Pereira, M. ., Portugal, A. dos S. ., & Lacerda , F. K. D. de . (2021). Horta Acadêmica e Ensino Superior a Distância: uma Experiência em um Polo Presencial no Rio de Janeiro. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1399

Edição

Seção

Estudos de Caso