Metodologias em EaD e suas Implicações no Ensino em Odontologia Durante a Pandemia da COVID-19: Revisão de Literatura

Autores

Resumo

O ensino odontológico, frente à pandemia da COVID-19, precisou ser repensado e direcionado para a nova realidade que lhe foi abruptamente imposta pelo isolamento social. Diante dessa nova realidade, aulas remotas tornaram-se a alternativa mais segura e viável para reduzir os prejuízos decorrentes da ausência de encontros presenciais e, mais do que isso, para permitir que o aprendizado dos alunos não fosse totalmente interrompido. Portanto, o objetivo desta revisão foi discutir as implicações das metologias em educação a distância (EaD) no ensino em Odontologia, nos componentes teórico e prático da graduação, além de abordar a valiosa utilização de recursos tecnológicos e metodologias inovadoras neste novo cenário educacional.

Palavras-chave: Educação em odontologia. Metodologia. Inovação. Odontologia. COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Félix Gonçalves Tomaz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

 

Davi Neto de Araújo Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Raul Elton Araújo Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Referências

ARRUDA, J. S.; DE CASTRO SIQUEIRA, L. M. R. Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e os Artefatos Digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e314292-e314292, 2021

BERGMANN, J; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução Celso de Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

BENNARDO, F. et al. A. COVID-19 is a challenge for dental education: a commentary. Eur J Dent Educ., England, v. 24, n. 4, p. 822-824, 2020.

CEDERBERG, R. A. et al. Use of virtual patients in dental education: a survey of U.S. and Canadian dental schools. J Dent Educ., United States, v. 76, n. 10, p. 1358-1364, 2012.

CHANG, T-Y. et al. Innovation of dental education during COVID-19 pandemic. J Dent Sci., Netherlands, v. 16, n.1, p. 15-20, 2020.

CHEN, J. W. et al.Teledentistry and its use in dental education. J Am Dent Assoc., England, v. 134, n. 3, p. 342-346, 2003.

DESAI, B. K. Clinical implications of the COVID-19 pandemic on dental education. J Dent Educ., United States, v. 84, n. 5, p. 512, 2020.

ELANGOVAN, S.; MAHROUS, A.; MARCHINI, L. Disruptions during a pandemic: gaps identified and lessons learned. J Dent Educ., United States, v. 84, n. 11, p. 1270-1274, 2020.

EMAMI, E. COVID-19: perspective of a dean of dentistry. JDR Clin Trans Res., United States, v. 5, n. 3, p. 211-213, 2020.

ERASO, F. E. et al. Teledentistry: protocols for the transmission of digitized radiographs of the temporomandibular joint. J Telemed Telecare., England, v. 2, n. 4, p. 217-223, 1996.

FAROOQ, I. et al. COVID-19 outbreak, disruption of dental education, and the role of teledentistry. Pak J Med Sci., Pakistan, v. 36, n. 7, p. 1726-1727, 2020.

FERRARINI, R.; SAHEB, D.; TORRES, P. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Rev Edu Quest., v.57, n.52, abr./jun. 2019, p.1-30.

GAO, X. et al. Learning clinical procedures through Internet visual resources: a qualitative study amongst undergraduate students. Eur J Dent Educ., England, v. 19, n. 1, p. 38-48, 2015.

GURGEL, B. C. V. et al. COVID-19: Perspectives for the management of dental care and education. J. Appl. Oral Sci., Bauru , v. 28, e20200358, 2020 .

MACHADO, R. A. et al. COVID-19 pandemic and the impact on dental education: discussing current and future perspectives. Braz. Oral Res., São Paulo, v. 34, e083, 2020.

MENG, L.; HUA, F.; BIAN, Z. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Emerging and Future Challenges for Dental and Oral Medicine. J Dent Res., v. 99, n. 9, p. 481-487, 2020.

MOAZAMI, F. et al. Comparing two methods of education (virtual versus traditional) on learning of Iranian dental students: a post-test only design study. BMC Med Educ., London, v. 14, n. 45, p. 1-5, 2014.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem profunda. In: MORAN, José; BACICH, Lilian (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

MUKHTAR, K. et al. Advantages, Limitations and Recommendations for online learning during COVID-19 pandemic era. Pak J Med Sci., Pakistan, v. 36, p.27-31, 2020.

NORO, L. R. A. O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Rev ABENO, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 1-11, 2015.

OLIVEIRA, F. A.; SANTOS, A. M. S. Construção do Conhecimento na Educação a Distância: Descortinando as Potencialidades da EaD no Brasil. EaD em Foco, Rio do Janeiro, v. 10, n. 1, p. 799. 2020.

QUINN, B. et al. COVID-19: The immediate response of european academic dental institutions and future implications for dental education. Eur J Dent Educ., England, v. 24, n. 4, p. 811–814, 2020.

SAEED, S. G. et al. COVID-19: Finding silver linings for dental education. J Dent Educ., United States, v, 84, n. 10, p. 1060-1063, 2020.

SHARKA, R.; ABED, H.; DZIEDZIC, A. Can Undergraduate Dental Education be Online and Virtual During the COVID-19 Era? Clinical Training as a Crucial Element of Practical Competencies. Med Ed Publish., Dundee, v. 9, n. 1, 2020.

SCHLENZ, M. A et al. Students’ and lecturers’ perspective on the implementation of online learning in dental education due to SARS-CoV-2 (COVID-19): a cross-sectional study. BMC Med Edu., United States, v. 20, n. 354, p. 1-7, 2020.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Tomaz, A. F. G. ., Silva, D. N. de A. ., & Borges, R. E. A. (2021). Metodologias em EaD e suas Implicações no Ensino em Odontologia Durante a Pandemia da COVID-19: Revisão de Literatura. EaD Em Foco, 11(2). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1386