Análise Textual da Produção Acadêmica sobre Processos de Tutoria no Âmbito da EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1239

Resumo

O tutor é um dos principais agentes de mediação de ensino-aprendizagem na EaD pela proximidade que tem com o estudante. Analisar estudos referentes ao tutor/tutoria nos permite verificar o que vem sendo abordado como temas relevantes para esta temática. Este trabalho tem por objetivo analisar textualmente 90 artigos (6,55% da produção total) publicados em anais do CIET/ENPED- Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância nas edições de 2012 a 2018. Por meio de análises qualitativas processadas no software IRAMUTEQ, elaboramos diferentes análises gráficas a partir de um corpus textual gerado por estes artigos, que nos permitiram verificar o que abordam uma expressiva parcela dos trabalhos acadêmicos brasileiros e estrangeiros sobre tutor/tutoria nos anais do evento selecionado e sua relação com as Tecnologias. O estudo compila dados e torna-se um instrumento de busca interessante para construção de trabalhos acadêmicos, bem como de documentos que norteiam o tema tutoria na EaD.

Palavras-chave: Tutor. IRAMUTEQ. Análise textual.

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Biografia do Autor

Cristiano da Cruz Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde- Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Especialista em História da ífrica e Afro-brasileira- FAPA e em Ensino da Filosofia- UFPel. Graduado em Licenciatura em História- FAPA. Professor de História na rede pública de ensino no RS. Tutor presencial do curso de especialização Educação: Espaços e possibilidades para Educação continuada- IFSul, Novo Hamburgo/RS.

 

 

Cecilia Decarli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Doutoranda em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde-Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Mestra em Biologia- Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS. Especialista em Gerenciamento Ambiental- ULBRA, Gestão Pública-UFSM, Ensino em Filosofia- UFPel e Tecnologias Educacionais para a prática docente no ensino da saúde na escola- FioCruz. Graduada em Ciências Biológicas- UNISINOS. Professora de Biologia e Ciências na rede pública de ensino do RS. Tutora presencial do curso de Licenciatura em Filosofia- UFPel, Novo Hamburgo/RS.

Cí­ntia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Doutora e MEstra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, na linha de Pesquisa de Educação, Arte, Linguagem e Tecnologia.Pedagoga. Diretora do Departamento de Cursos e Polí­ticas da Graduação- DCPGRAD-UFRGS. Lí­der do Grupo de Pesquisa CNPq, LELIC - Laboratório de Estudos em Linguagem Interação Cognição/Criação, na linha de Pesquisa PROVIA: Comunidades Virtuais de Aprendizagem. 

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Publicado

24-02-2021

Como Citar

Fraga, C. da C., Decarli, C., & Boll, C. I. . (2021). Análise Textual da Produção Acadêmica sobre Processos de Tutoria no Âmbito da EaD. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1239

Edição

Seção

Artigos Originais