Análise Textual da Produção Acadêmica sobre Processos de Tutoria no Âmbito da EaD

Autores

Resumo

O tutor é um dos principais agentes de mediação de ensino-aprendizagem na EaD pela proximidade que tem com o estudante. Analisar estudos referentes ao tutor/tutoria nos permite verificar o que vem sendo abordado como temas relevantes para esta temática. Este trabalho tem por objetivo analisar textualmente 90 artigos (6,55% da produção total) publicados em anais do CIET/ENPED- Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância nas edições de 2012 a 2018. Por meio de análises qualitativas processadas no software IRAMUTEQ, elaboramos diferentes análises gráficas a partir de um corpus textual gerado por estes artigos, que nos permitiram verificar o que abordam uma expressiva parcela dos trabalhos acadêmicos brasileiros e estrangeiros sobre tutor/tutoria nos anais do evento selecionado e sua relação com as Tecnologias. O estudo compila dados e torna-se um instrumento de busca interessante para construção de trabalhos acadêmicos, bem como de documentos que norteiam o tema tutoria na EaD.

Palavras-chave: Tutor. IRAMUTEQ. Análise textual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano da Cruz Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Especialista em História da África e Afro-brasileira- FAPA e em Ensino da Filosofia- UFPel. Graduado em Licenciatura em História- FAPA. Professor de História na rede pública de ensino no RS. Tutor presencial do curso de especialização Educação: Espaços e possibilidades para Educação continuada- IFSul, Novo Hamburgo/RS.

 

 

Cecilia Decarli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde-Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Mestra em Biologia- Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS. Especialista em Gerenciamento Ambiental- ULBRA, Gestão Pública-UFSM, Ensino em Filosofia- UFPel e Tecnologias Educacionais para a prática docente no ensino da saúde na escola- FioCruz. Graduada em Ciências Biológicas- UNISINOS. Professora de Biologia e Ciências na rede pública de ensino do RS. Tutora presencial do curso de Licenciatura em Filosofia- UFPel, Novo Hamburgo/RS.

Cíntia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Doutora e MEstra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, na linha de Pesquisa de Educação, Arte, Linguagem e Tecnologia.Pedagoga. Diretora do Departamento de Cursos e Políticas da Graduação- DCPGRAD-UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq, LELIC - Laboratório de Estudos em Linguagem Interação Cognição/Criação, na linha de Pesquisa PROVIA: Comunidades Virtuais de Aprendizagem. 

Referências

ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. CENSO EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2015. Curitiba: Intersaberes, 2016.

ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Associação Brasileira de Educação a Distância, 10, p. 83-92, 2011. Disponível em:

<http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf> Acesso em 21 mai 2020.

BARDIN. L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 1977.

BERNAL, I. A. M. (2012) Estado del arte sobre tutorías. Civilizar: Ciência Sociales y humanas, v 12, n°22, 212, p 167-175. Disponível em:<https://www.redalyc.org/pdf/1002/100224190011.pdf> Acesso em out.2020.

BERTI.K, A. F ; VERMAAS, L. L. Avaliação e Gestão da Tutoria: uma dupla dinâmica para o bom andamento do curso. Sied/Enped- Simpósio Internacional de Educação a distância e Encontro de pesquisadores em Educação a Distância. São Paulo, 2012.

BRASIL, M. (2007). Referenciais de qualidade para Educação superior a distância. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Educação. Disponível em< http://portal. mec. gov. br/seed/> Acesso em 20 mai. 2020.

CAMARGO, B. V. ALCESTE: Um programa informático de análise quantitativa de dados textuais. In A. S. P. Moreira, B. V. Camargo, J. C. Jesuíno, & S. M. Nóbrega (Eds.), Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais (pp. 511-539). João Pessoa, PB: Editora da Universidade Federal da Paraíba.2005.

CAMARGO, B. V., & JUSTO, A. M. (2013). IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21, 513-518.

CARVALHO, M. R.; LIMA, R. L. A Importância da afetividade na EaD: uma perspectiva de Wallon. Revista EDaPECI – Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. v. 15, n. 1. 2015. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/3391/pdf>. Acesso em: 20 set. 2020.

CIET- ENPED. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação (website). Disponível em:<https://cietenped.ufscar.br/> Acesso em 20 mai 2020.

COPE, D. G. (2014). Computer-Assisted Qualitative Data Analysis Software. Oncology Nursing Forum,41 (3), 322-323.

DOMENIQUELLI, A. M. T. A organização do trabalho do professor-tutor. In SATHLER, L; AZEVEDO, A. B. Orientação didático-pedagógica em cursos a distância. São Bernardo do Campo: Umesp, 2008.

GONZALEZ, M. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São Paulo: Editora Avercamp, 2005. 96p.

LAHLOU S. Text mining methods: an answer to Chartier and Meunier. Papers on Social Representations. 2012, 20:38.1-39.7. Disponível em: <http://www.psych.lse.ac.uk/psr/PSR2011/20_39.pdf> Acesso em 20 mai 2020.

LITTO, F. M., & FORMIGA, M. (Eds.). (2012). Educação a distância: o estado da arte. Pearson.

MENDES, C. O. S.; SÁ, C. F. A Influência da Afetividade como Fator de Contribuição para Redução da Evasão, Itajubá: UNIFEI, 2008.

NUNES, V.B. O papel do tutor na educação a distância: o estado da arte. ESUB 2013: X congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, Belém/PA, Unirede, 2013. Disponível em: <http://cefor.ifes.edu.br/images/stories/Documentos_Institucionais/2013/114143_oral.pdf> Acesso em 06 out. 2020.

PRETI, O. O estado da arte sobre" tutoria": modelos e teorias em construção. 2003. Disponível em: <https://setec.ufmt.br/uploads/files/pcientifica/tutoria_estado_arte.pdf> Acesso em 20 mai 2020.

UAB- Universidade Aberta do Brasil- Capes. website. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/uab> Acesso em 20 mai 2020.

WALLON, H. Do ato ao pensamento. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

Publicado

2021-02-24

Como Citar

Fraga, C. da C., Decarli, C., & Boll, C. I. . (2021). Análise Textual da Produção Acadêmica sobre Processos de Tutoria no Âmbito da EaD. EaD Em Foco, 11(1). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1239

Edição

Seção

Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)