Impactos da Pandemia da COVID-19 nos Cursos EaD da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Resumo
O impacto da pandemia da COVID-19 na educação também afetou os cursos na modalidade a distância (EaD), seja pela interrupção de atividades presenciais ou pelas condições individuais dos estudantes. O presente estudo objetivou diagnosticar o impacto da pandemia da COVID-19 nos aspectos relacionados a saúde, desempenho acadêmico e motivação dos estudantes da EaD/UFAM. Foi utilizado um formulário online (Google Forms) para a coleta de dados sobre os indicadores sociais, de saúde e de percepção do retorno às atividades presenciais dos estudantes EaD. O desempenho acadêmico foi avaliado pelo relatório de notas das disciplinas cursadas em 2019/2 (antes da pandemia) e 2020/1 (início da pandemia da COVID-19). A maioria dos estudantes EaD da UFAM foi composta por mulheres, de cor parda e com idade entre 25 a 40 anos. Em junho de 2020, cerca de 10% dos participantes testaram positivo para a COVID-19 e a maioria se mostrou preocupada com a possibilidade de contaminação pela doença, ao responder que não participaria de atividades presenciais durante a pandemia. A taxa média de aprovação em disciplinas no semestre cursado durante a pandemia foi 16% superior à do semestre anterior. Os estudantes avaliaram positivamente as medidas de suspensão das atividades presenciais e a motivação foi o principal elemento associado a permanência e bom desempenho nas disciplinas. Os dados do monitoramento serviram de suporte à equipe pedagógica do Centro de Educação a Distância – CED/UFAM e coordenadores de curso para a identificação de estudantes com dificuldades, acompanhamento individual dos casos e a realização de soluções personalizadas.
Palavras-chave: Monitoramento COVID-19. Indicadores de saúde. Encontros presenciais. Impactos da pandemia. Desempenho acadêmico.
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