Abordagem sobre Interdisciplinaridade em Saúde na Pós-Graduação em Tempos de Pandemia: Experiência de Atividade Remota e Síncrona
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1161Resumo
Introdução: Com a suspensão das atividades presenciais de ensino no país
devido a pandemia de Covid-19, tem-se desenvolvido tais atividades por
meio de plataformas on-line, de forma síncrona e remota. Objetivo: Avaliar
e relatar a experiência de atividade remota e síncrona na pós-graduação
stricto sensu, na modalidade de workshop sobre interdisciplinaridade na
área da saúde. Método: Estudo quali-quantitativo, descritivo e transversal,
realizado em instituição pública de ensino superior. Integraram a atividade 28 pós-graduandos matriculados em mestrado e doutorado. A coleta
de dados ocorreu por meio de formulário do Google®, disponibilizado aos
alunos na sala virtual Microsoft Teams, após cada atividade e/ou enviado
por WhatsApp®. Os dados quantitativos foram analisados considerando
domínios de estrutura, processo e resultado, por meio de estatística descritiva e os qualitativos por análise de conteúdo. Resultados: No domínio de
estrutura, identifi cou-se a qualidade do acesso e equipamentos de acesso
remoto e do ambiente. No domínio de processo, interação, participação e
dinâmica do workshop foram adequadas e houve difi culdade nas habilidades de uso da mídia digital. No domínio de resultados, a compreensão dos
conteúdos explorados foi atingida. Na análise qualitativa, a categoria "avaliação das atividades realizadas no workshop sobre interdisciplinaridade na
área da saúde" incluiu expectativas quanto a atividade; aspectos favoráveis
e desfavoráveis dos encontros; sentimentos vivenciados e avaliação quanto ao atendimento das expectativas. Conclusão: A atividade de ensino na
modalidade remota e síncrona foi avaliada positivamente pelos participantes, relacionado ao planejamento robusto, estratégias pedagógicas para a
construção do conhecimento, a partir de interações dialógicas síncronas e
trocas de experiências entre os envolvidos.
Palavras-chave: Covid-19. Práticas interdisciplinares. Comunicação
interdisciplinar. Capacitação de recursos humanos em saúde. Ensino
í distância.
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