Uma Possibilidade para a Redução da Evasão em um Curso de Licenciatura em Matemática a Distância: a Proposta do GEPAM
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1151Resumo
O presente texto é parte de um estudo a respeito de evasão na EaD, e aborda de que forma um grupo de estudos mediado (Grupo de Estudos e Iniciação à Pesquisa na Área da Matemática - GEPAM) pode auxiliar na diminuição da evasão em um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. Para tal, utiliza o método da Leitura Crítica, analisando textos publicados por participantes deste grupo no período de 2014 a 2018. Inicialmente, apresenta-se o curso pesquisado no contexto da Educação a Distância no País, após, situa-se a respeito da evasão na Educação a Distância, na sequência, apresenta-se a metodologia da Leitura Crítica, e por último, trata-se das dinâmicas do grupo pesquisado, pontuando as falas dos participantes a respeito de sua atuação no mesmo. Os principais resultados dizem respeito à participação dos estudantes dos grupos, na promoção de oficinas e outras atividades de iniciação a docência e de como isso influenciou os mesmos na permanência no curso. Conclui-se que o GEPAM promove por meio da colaboração, do sentimento de pertença, do aumento do rendimento acadêmico e da iniciação à docência por meio de oficinas didáticas a redução da evasão nos polos cujas falas foram analisadas. Reafirma-se a necessidade de continuidade de projetos que envolvam estudantes na Educação a Distância, e que estudos em grupo diminuem a evasão e aumentam o rendimento dos mesmos.
Palavras-chave: Educação Matemática. Educação a Distância. Grupo de Estudos. Evasão.
Downloads
Referências
ABBAD, G. S.et al. Evasão em curso via internet: Explorando variáveis explicativas. RAE Eletrônica, v. 5, n. 2, p. 1676-5648, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/raeel/v5n2/v5n2a08.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.
ABBAD, G. S.et al. Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estudos de Psicologia (UFRN), v. 15, n. 3, p. 291-298, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epsic/v15n3/a09v15n3.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.
ALVES, L. S. et al. GEPAM: Polo São Lourenço do Sul: impactos do projeto em 2017. In: III Congresso de Ensino de Graduação, 2017, Pelotas. Anais do III Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2017. Disponível em: http://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2017/MD_04472.pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.
BITTENCOURT, I. M. et al. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 83, p. 465-504, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a09v22n83.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.
CERVO, A. L. et al. Metodologia cientifica para uso dos estudantes universitários. 3.ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983. 249 p.
COSTA, M. L. F. História e políticas públicas para o ensino superior a distância no Brasil: o programa universidade aberta do Brasil em questão. Revista HISTEDBR, v. 12, n. 45, p. 281-295, 2012. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/45/art18_45.pdf. Acesso em: 08 jul. 2020.
DANDOLINI, G. A.et al. Curso de Licenciatura em Matemática a Distância: Um Relato de Experiência. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 1, 2006. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renoteold/jul2006/artigosrenote/a47_21237.pdf. Acesso em: 06 jul. 2020.
FANTINEL, P. C. et al. A Formação Inicial do Professor de Matemática em Foco: a arquitetura pedagógica do CLMD/CEAD/UFPel. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior í Distância (XI ESUD), 2014, Florianópolis. Anais do XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior í Distância, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/280026407_A_FORMACAO_INICIAL_DO_PROFESSOR_DE_MATEMATICA_EM_FOCO_A_ARQUITETURA_PEDAGOGICA_DO_CLMDCEADUFPel. Acesso em: 06 jul. 2020.
FANTINEL, P. C.et al. Autorregulação da Aprendizagem na Educação a Distância Online. In: XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação (XVIII TISE), 2013, Porto Alegre. Anais da XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação, Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://www.tise.cl/volumen9/TISE2013/146-154.pdf. Acesso em: 06 jul. 2020.
FELDKERCHER, N. O estágio na formação de professores presencial e a distância: a experiência do curso de matemática da UFPel. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008. 176 p.
GONCALVES, E. S. et al. Grupo de Estudos e Iniciação í Pesquisa na írea de Matemática: O GEPAM em São Lourenço do Sul. In: CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2014, Pelotas. Anais do CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas: UFPel, 2014a. Disponível em: http://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2014/MD_01704.pdf. Acesso em:
jul. 2020.
GONCALVES, E. S. et al. Oficinas do GEPAM: Polo de São Lourenço do Sul. In: EREMATSUL, 2014, Bagé. Anais do EREMATSUL. Bagé: UNIPAMPA, 2014b. Disponível em: https://eventos.unipampa.edu.br/eremat/files/2014/12/RE_GONCALVES_00900417048.pdf. Acesso em: 08 jul. 2020.
GONCALVES, E. S. et al. Oficinas multilinguagens do GEPAM: Polo de São Lourenço do Sul. In: Congresso de Extensão e Cultura, 2014, Pelotas. Anais do Congresso de Extensão e Cultura: memórias de muitos tempos. Pelotas: UFPel, 2014c. Disponível em: https://eventos.unipampa.edu.br/eremat/files/2014/12/RE_GONCALVES_00900417048.pdf. Acesso em: 08 jul. 2020.
GROSSER, A. P. et al. Laboratório Multilinguagens: GEPAM como ação de extensão. In: IV Congresso de Extensão e Cultura, 2017, Pelotas. Anais do IV Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: UFPel, 2017. Disponível em: http://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2017/XE_05093.pdf. Acesso em: 08 jul. 2020.
GRÜTZMANN, T. P.et al. As relações construídas com os polos no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. In: XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2017, Rio Grande. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Rio Grande: FURG, 2017. p. 1034 – 1043. Disponível em: https://esud2017.furg.br/images/arquivos/ANAIS_ESUD2017_final.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.
HEBERLE, A. G. P. et al. GEPAM - Grupo de Estudos e Pesquisa na írea de Matemática: uma articulação de ensino e iniciação í pesquisa. In: EREMATSUL, 2014, Bagé. Anais do EREMATSUL. Bagé: UNIPAMPA, 2014. Disponível em: https://eventos.unipampa.edu.br/eremat/files/2014/12/PO_HEBERLE_38826631034.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.
HEBERLE, A. G. P. et al. GEPAM - Grupo de Estudos e Pesquisa na írea de Matemática - impactos do GEPAM até 2014/02. In: CEG - Congresso de Ensino de Graduação, 2015, Pelotas. Anais do CEG - Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2015. Disponível em: https://eventos.unipampa.edu.br/eremat/files/2014/12/PO_HEBERLE_38826631034.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.
LIMA, G. P. et al. GEPAM do polo de Sapucaia do Sul: A trajetória de um grupo de estudantes do CLMD. In: CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2014, Pelotas. Anais do CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas: UFPel, 2014. Disponível em: http://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2014/MD_02726.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.
MAIA, M. C. et al. Análise dos índices de Evasão nos Cursos Superior a Distância do Brasil. 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/266023475_Analise_dos_indices_de_evasao_nos_cursos_superiores_a_distancia_do_Brasil. Acesso em: 14 jul. 2020.
PINTO, A. C. M. Constituição da docência no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Um itinerário formativo. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
PINTO, S. P. W. et al. Laboratório Multilinguagens da UFPEL – uma experiência interligando ensino, pesquisa e extensão. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/8369_4350_ID.pdf. Acesso em: 08 jul. 2020.
PRANKE, A. et al. Formação inicial de professores em Matemática a Distância: o portfólio como instrumento de reflexão nos estágios. Educação em Revista (UNESP. MARíLIA), v. 16, n. 2, p. 83-96, 2015. Disponível em: http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/5477. Acesso em: 07 jul. 2020.
RADIN, M. M. T. Limites da EAD para a materialização do direito í educação: estudo sobre a evasão em um polo do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas. 2015. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Programa de Pós-Graduação em Política Social, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.
RADIN, M. M. T.; LESTON, S. S.; CUNHA, M. S. Limites da EAD para a materialização do direito í educação: um estudo sobre a evasão. Práxis Educacional, v. 13, n. 24, p. 55-75, 2016. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/929/792. Acesso em: 06 jul. 2020.
RAMOS, R. C. S. S.et al. GEPAM: Grupo de estudos e iniciação í pesquisa na área de matemática: uma possibilidade de aprendizagem em educação a distância. In: III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2017, Rio Grande. Anais do III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2017. p. 1373-1385. Disponível em: https://esud2017.furg.br/images/arquivos/ANAIS_ESUD2017_final.pdf. Acesso em: 06 jul. 2020.
ROSA, C. B. et al. GEPAM - Grupo de Estudos e Pesquisa na írea de Matemática: uma articulação de ensino e iniciação í pesquisa. In: CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2014, Pelotas. Anais do CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas: UFPel, 2014. Disponível em: http://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2014/MD_01704.pdf. Acesso em: 03 jul. 2020.
SALAZAR, S. B. et al. A História em Construção do CLMD/CEAD/UFPel a Partir do Núcleo Docente Efetivo. In: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior í Distância, 2013, Belém. Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior í Distância, Belém, 2013. Disponível em: https://docplayer.com.br/12599921-A-historia-em-construcao-do-clmd-cead-ufpel-a-partir-do-nucleo-docente-efetivo.html. Acesso em: 02 jul. 2020.
SANTOS, S. C. A problemática da evasão em uma licenciatura em matemática a distância: a compreensão dos alunos iniciantes. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2014, São Carlos. Anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância. São Carlos, 2014. Disponível em: http://www.sied-enped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/636/367. Acesso em: 03 jul. 2020.
SILVA FILHO, R. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Caderno de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v37n132/a0737132.pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.
SILVA, S. R. P. A produção de vídeos no Estágio Supervisionado em um curso de Matemática a Distância. In: XX EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática, 2016, Curitiba. Anais do XX EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática, Curitiba, 2016. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd6_sandro_silva.pdf. Acesso em: 05 jul. 2020.
SILVEIRA, L. R. S. et al. Impactos do GEPAM no Curso de Matemática a Distância nos Anos de 2016/2017. In: III Congresso de Ensino de Graduação, 2017, Pelotas. Anais do III Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2017. Disponível em: http://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2017/MD_04570.pdf. Acesso em: 06 jul. 2020.
SILVEIRA, L. R. S. et al. GEPAM como alternativa para a diminuição da evasão e da retenção em um Curso de Licenciatura em Matemática EaD. In: II Conferência Nacional de Educação Matemática, 2019, Taquara. Anais da II Conferência Nacional de Educação Matemática, Taquara, 2019. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/65%20CO.pdf. Acesso em:03 jul. 2020.
SOUZA, J. A. et al. Curso de Licenciatura em Matemática a Distância - Uma Síntese do Projeto Pedagógico. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 3, n.1, 2005. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renoteold/maio2005/artigos/a45_cursomatematica.pdf. Acesso em: 05 jul. 2020.
VIEL, S. R. Um Olhar Sobre a Formação de Professores de Matemática a Distância: o caso do CEDERJ/UAB. 2011. 218 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.