Uma Possibilidade para a Redução da Evasão em um Curso de Licenciatura em Matemática a Distância: a Proposta do GEPAM

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1151

Resumo

O presente texto é parte de um estudo a respeito de evasão na EaD, e aborda de que forma um grupo de estudos mediado (Grupo de Estudos e Iniciação à Pesquisa na Área da Matemática - GEPAM) pode auxiliar na diminuição da evasão em um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. Para tal, utiliza o método da Leitura Crítica, analisando textos publicados por participantes deste grupo no período de 2014 a 2018. Inicialmente, apresenta-se o curso pesquisado no contexto da Educação a Distância no País, após, situa-se a respeito da evasão na Educação a Distância, na sequência, apresenta-se a metodologia da Leitura Crítica, e por último, trata-se das dinâmicas do grupo pesquisado, pontuando as falas dos participantes a respeito de sua atuação no mesmo. Os principais resultados dizem respeito à participação dos estudantes dos grupos, na promoção de oficinas e outras atividades de iniciação a docência e de como isso influenciou os mesmos na permanência no curso. Conclui-se que o GEPAM promove por meio da colaboração, do sentimento de pertença, do aumento do rendimento acadêmico e da iniciação à docência por meio de oficinas didáticas a redução da evasão nos polos cujas falas foram analisadas. Reafirma-se a necessidade de continuidade de projetos que envolvam estudantes na Educação a Distância, e que estudos em grupo diminuem a evasão e aumentam o rendimento dos mesmos.

Palavras-chave: Educação Matemática. Educação a Distância. Grupo de Estudos. Evasão.

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Publicado

27-11-2020

Como Citar

Noguez Nogueira, N., Ramos, R. de C. de S. S. ., Silveira, D. N., & Silveira, L. R. dos S. . (2020). Uma Possibilidade para a Redução da Evasão em um Curso de Licenciatura em Matemática a Distância: a Proposta do GEPAM. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1151

Edição

Seção

Artigos Originais