Silêncio e Evasão na Educação a Distância: uma Experiência no Ambiente Virtual Schoology
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1083Resumo
O presente artigo é resultado da experiência de oferta de um curso online ministrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem Schoology, e voltado para alunos de um dos polos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância, com o objetivo de analisar dados referentes ao silêncio virtual e evasão em ambientes de educação a distância. Após a realização do curso, foram enviados formulários eletrônicos aos alunos (desistentes, evadidos e concluintes) para a coleta de dados. A análise dos dados coletados permitiu concluir que, mesmo diante do esforço dos mediadores do curso em estabelecer uma comunicação, muitos alunos se mantiveram em silêncio, terminando por evadirem. Os alunos concluintes avaliaram positivamente o ambiente virtual Schoology, reforçando seu uso na educação. Faz-se necessário um maior número de pesquisas sobre o silêncio virtual e seu impacto sobre os índices de evasão/desistência nos cursos a distância.
Palavras-chave: EaD. Ambiente virtual de aprendizagem. Evasão. Silêncio virtual.
Downloads
Referências
AHLERT, E. M.; LEITE, S. M.; CENCI, K. B. Fatores relevantes na escolha das ferramentas para a Ead: o caso da Univates. Signos, v.34, n.2, p. 39-66, 2013. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/753/743. Acesso em 20 jun. 2020.
ALMEIDA, O. C. de S. de; ABBAD, G.; MENESES, P. P. M.; ZERBINI,T. Evasão em Cursos a Distância: Fatores Influenciadores. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v.14, n.1, p. 19-33, jan.-jun. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v14n1/04.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
ARAUJO, N. T. de F.; OLIVEIRA, F. B.; MARCHISOTTI, G. G. Razões para a evasão a educação a distância. . In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 22, 2016, íguas de Lindóia. Anais do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São Paulo: ABED, 2016, p. 1-10.
ARRUDA, E. P.; ARRUDA, D. E. P. Educação í Distância no Brasil: Políticas Públicas e Democratização do acesso ao Ensino Superior. Educação em Revista, v. 31, n. 3, p. 321–338, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v31n3/1982-6621-edur-31-03-00321.pdf. Acesso em: 17 maio 2020.
BAIRRAL, M. A. Interagindo, ouvindo o silêncio e refletindo sobre o papel do formador em chat com professores de matemática. Educar em Revista, n. especial, p. 173-189, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/nse1/12.pdf. Acesso em 19 jun. 2020.
BITTENCOURT, I. M.; MERCADO, L. P. L. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol. 22, n. 83, p. 465-504, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a09v22n83.pdf. Acesso em 19 jun. 2020.
BIZARRIA, F. P. de A. et al. Papel do tutor no combate í evasão na EaD: percepções de profissionais de uma instituição de ensino superior. Revista de Educação, Ciência e Cultura, vol. 20, n. 1, jan./jul. 2015. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/2236-6377.15.5/pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
BRITO, R. Evasão na Educação a Distância 2017: Um estudo sobre o primeiro ano do novo projeto pedagógico da Uniube EaD e seu impacto nos cursos tecnólogos. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, 2018, São Carlos. Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. São Carlos: UFSCar, 2018, p. 1-7.
CARVALHO, H. G. de; SOUZA, J. A. da S. Alunos silentes online: estudo de caso em uma disciplina do CEFET-MG. Pesquisas em Discurso Pedagógico, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 1-14, jun. 2016. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/26720/26720.PDFXXvmi=. Acesso em: 19 maio 2020.
COLPANI, R. Educação a Distância: Identificação dos Fatores que Contribuíram para a Evasão dos Alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa. EaD em Foco, v.8, n.1, p. e688, 2018. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/688/328. Acesso em: 19 jun. 2020.
COSTA, R. L. da.; SANTOS, J. C. dos. A evasão em cursos técnicos í distância. Educar em revista, v. 1, n.66, p. 241-256, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n66/0104-4060-er-66-241.pdf. Acesso em 20 jun. 2020.
CRUZ, J. M. M.; LOPES, A. M. de A.; MARTINS, A. de O. Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Formação Continuada de Professores: uma experiência de Sala de Aula Invertida no 9º ano do Ensino Fundamental. Renote, vol. 17, n.1, julho, p. 547-556, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/95947/53940. Acesso em 20 jun. 2020.
FAVERO, V. M. F. Dialogar ou evadir: Eis a questão! Um estudo sobre a permanência e a Evasão na Educação a Distância. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2006.
FARIA, J. C. de.; RODRIGUES, G. F. de S. Educação a distância e seus números de evasão no Brasil. ígora - A revista científica da FaSaR, v.1, n.2, p.179-190, dez. 2017. Disponível em: https://www.fasar.com.br/revista/index.php/agora/article/download/76/45/. Acesso em 20 jun. 2020.
FERREIRA, A. E. S. C. da S. Schoology: Um sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (SGA) nas aulas de inglês. In: Simpósio Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (SInTE),1, 2015, Boituva . Anais do I Simpósio Interdisciplinar de Tecnologias na Educação. São Paulo: IFSP, 2016, p. 293-295.
FREITAS, K. S. DE; MAGALHíES, L. K. C. DE. Educação a Distância: Educação aqui, ali e acolá – ontem, hoje e amanhã. Gerir, v. 7, n. 20, p. 11–54, 2001. Disponível em: http://www.liderisp.ufba.br/modulos/ead.pdf. Acesso em: 17 maio 2020.
GOMES, M. da P. C. A.; POSSAMAI, S. A tutoria frente í evasão em EaD. Revista Extensão, v.3, n.1, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/1368/1134. Acesso em: 20 jun. 2020.
LACERDA, F. K. D. de; ESPíNDOLA, R. de. M. Evasão na Educação a Distância: Um estudo de caso. EaD em Foco, v.3, n.1, p. 96-108, Dez. 2013. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/174/45. Acesso em 19 jun. 2020.
MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: a Educação a Distância hoje. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2007.
NARDIN, A. C. de; FRUET, F. S. O.; BASTOS, F. da P. de. Potencialidades tecnológicas e educacionais em ambiente virtual de ensino-aprendizagem livre. Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 7, n. 3, p. 1-10, dez. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13582/8847. Acesso em: 19 maio 2020.
NOBRE, A. L.; OTTE, J. A evasão na educação a distância: analisando a realidade do curso técnico em alimentação escolar do programa profuncionario. Thema, v.14, n.3, p.313-327, 2017. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/428/579. Acesso em 20 jul. 2020.
OLIVEIRA, P. R.; OESTERREICH, S. A.; ALMEIDA, V. L. de. Evasão na pós-graduação a distância: evidências de um estudo no interior do Brasil. Educação e Pesquisa, v.44, e165786, 2018. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143495/138177. Acesso em: 20 jun. 2020.
PEDROSA, R. A.; NUNES, D. O Desafio da Evasão em Cursos Superiores na Modalidade Ead. Paidéia, v.11, n.20, 2019. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/919/860. Acesso em 20 jun. 2020.
PRIMO, L. Autoavaliação na educação a distância impacto na formação de estudantes e tutores em cursos de pós-graduação relato de experiência. In: Congresso de Educação a Distância, 13, 2008, Santos. Anais do 13º Congresso de Educação a Distância. São Paulo: ABED, 2008, p. 1-10.
RANGEL, R. dos S.; BATISTA, S. C. F.; PEIXOTO, G. T. B. Sala de Aula Invertida: análise de uma experiência com o ambiente virtual Schoology. Renote, vol. 16, n. 1, julho, p. 53-62 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/86029/49392. Acesso em: 20 jun. 2020.
SANTOS, F. M. L. N.; TELES, F. M. C.; VERISSIMO, P. D. Evasão na Educação a Distância: um estudo de evasão na escola de gestão pública no estado do Ceará – EGP. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 20, 2014, Ceará. Anais do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Ceará: ABED, 2014, p. 1-7.
SILVA, R. F. da; CORREA, E. S. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 1, n. 1, p.23-35, jun. 2014. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2014/12/2Artigo1.pdf. Acesso em: 05 abr. 2020.
SILVA, R. F.; MANGUEIRA, T. S.; FONSECA, P. G. O uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle da Universidade Federal do Vale do São Francisco a partir da perspectiva UTAUT. Revista Opara – Ciências Contemporâneas Aplicadas, v. 8, n. 2, p. 240-254, 2018. Disponível em: http://revistaopara.facape.br/article/viewFile/293/156. Acesso em 20 jun. 2020.
SILVA, V. D.; PASSOS, M. L. S.; NOBRE, I. A. M. Evasão na educação a distância: as causas do abandono em um curso de pós-graduação Lato Sensu. Revista Ifesciência, v. 5, n. 2, p. 114-124, 2019. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/438/385. Acesso em: 19 jun. 2020.
TAMARIZ, A. D. R.; SOUZA, M. de. Educação a distância no Brasil: perspectivas para redução na evasão de alunos matriculados. Linkania, v.5, n.1, p. 227-253, 2015. Disponível em: http://linkania.org/master/article/view/330/199. Acesso em 19 de jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.