Ensino de Relações Internacionais na Modalidade à Distância:
a Experiência do Curso de Administração Pública Semipresencial
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1077Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as ferramentas integrativas no desenvolvimento do Ensino à Distância (EaD) na disciplina de Relações Internacionais, no âmbito do curso semipresencial de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF). Que é oferecido em parceria com o Centro de Educação à Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ). Tal análise faz-se necessária devido a expansão do EaD no Brasil como ferramenta de inclusão educacional; e, especialmente no espaço em questão, de consolidação de canais dialógicos de ensino voltados para as Relações Internacionais. Que possuem um caráter interdisciplinar e abrangente, além de agregar ao conteúdo programático da disciplina, diversos campos do conhecimento formativo dos gestores públicos sob a perspectiva da esfera internacional. Para isto, foi aplicado o mesmo questionário semiestruturado para os alunos participantes da disciplina no primeiro semestre dos anos de 2017 e 2019. Neste sentido, é possível verificar que a disciplina de Relações Internacionais (RI) do curso de Administração Pública semipresencial oferece instrumentos virtuais padrões do sistema moodle/CEDERJ, como as Atividades à Distância (ADs) e outros instrumentos padrões (quadro de avisos, sala de tutoria, entre outros), além de alguns instrumentos adicionais como: o uso de chats, e a adoção de vídeos, textos e blogs como materiais complementares. De maneira geral, os alunos consideram que a disciplina é bastante interativa. No entanto, espaços fundamentais, como a sala de tutoria ainda não são percebidos como efetivos para a promoção de diálogos e a construção de novos conhecimentos.
Downloads
Referências
ALENCAR, E. Análise do significado: roteiro de aula. [S.l.: s.n.], 2002. 20 f. Mimeo.
BARROS, J., BEZERRA, T., CUNHA, M. Uma revisão sistemática da literatura sobre gamificação no ambiente virtual de aprendizagem (AVA)" Moodle" e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. In: Anais da XIX Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe. SBC. 2019. p. 546-555
CENSO DIGITAL EAD.BR 2018. Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_PORTUGUES.pdf Acessado em: 10 de dezembro de 2019.
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Nossos Cursos. Disponível em: http://cederj.edu.br/cederj/cursos/administracao-publica/ Acessado em 05 de fev. 2020.
CATAPAN, A. H. Uma metodologia para elaboração de material didático para
EAD. Anais do 16º Congresso Internacional de Educação a distância. Florianópolis, 2010.
CLAUSEWITZ, C. Da guerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FRANÇA, C. M.; DE OLIVEIRA, J.; KFORI, S. F. Contribuições dos Fóruns de Discussão em um Curso de Educação a Distância, na Modalidade Blended Learning, ofertado na Rede Pública do Estado do Paraná. EAD em Foco. v. 9, n. 1, 2019.
GILPIN, R. War and Change in World Politics. Cambridge: Cambridge University Press. 1981.
GUAREZI, R. D. C. M.; MATOS, M. M. de. Educação a distância sem segredos. Ibpex 2009.
JATOBÁ, D.; LESSA, A. C.; OLIVEIRA, H. A. de. (Coords.). Teoria das Relações Internacionais. v. 2. São Paulo: Saraiva, 2013.
RODRIGUES, T. M. de S. Relações Internacionais. 2ª Ed. Florianópolis: UFSC/CAPES-UAB, 2012.
ROSALIN, B. C. M.; CRUZ, J. A. S.; DE MATTOS, M. B. G. A importância do material didático no ensino a distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 2017, p. 814-830.
SABBATINI, R. M. E. Ambiente de Ensino e Aprendizagem via internet: a plataforma moodle. Campinas: Instituto Edumed, 2007.
THIELMANN, R.; et. al. Desafios da Educação a Distância em Cursos de Especialização: a experiência da Universidade Federal Fluminense com o PNAP. 2015.
TRACTENBERG, L.; TRACTENBERG, R. Seis competências essenciais da docência online independente. CONGRESSO ABED. 2007.
VÉRAS, S. C. L. M. O tutor como coadjuvante no processo de aquisição de conhecimento. TE em Revista. Brasília, v. 1, n. 1, jan/dez 2007. p. 55-72
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.