Ensino de Relações Internacionais na Modalidade a Distância: Original Article a Experiência do Curso de Administração Pública Semipresencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1077

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as ferramentas integrativas no desenvolvimento do Ensino a Distância (EaD) na disciplina de Relações Internacionais, no âmbito do curso semipresencial de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), que é oferecido em parceria com o Centro de Educação a distância do Rio de Janeiro (CEDERJ). Tal análise faz-se necessária devido à expansão do EaD no Brasil como ferramenta de inclusão educacional e, especialmente no espaço em questão, de consolidação de canais dialógicos de ensino voltados para as Relações Internacionais. Que possuem um caráter interdisciplinar e abrangente, além de agregar ao conteúdo programático da disciplina, diversos campos do conhecimento formativo dos gestores públicos sob a perspectiva da esfera internacional. Para isto, foi aplicado o mesmo questionário semiestruturado para os alunos participantes da disciplina no primeiro semestre dos anos de 2017 e 2019. Neste sentido, é possível verificar que a disciplina de Relações Internacionais (RI) do curso de Administração Pública semipresencial oferece instrumentos virtuais padrões do sistema Moodle/CEDERJ, como as Atividades a distância (ADs) e outros instrumentos padrões (quadro de avisos, sala de tutoria, entre outros), além de alguns instrumentos adicionais como: o uso de chats, e a adoção de vídeos, textos e blogs como materiais complementares. De maneira geral, os alunos consideram que a disciplina é bastante interativa. No entanto, espaços fundamentais, como a sala de tutoria ainda não são percebidos como efetivos para a promoção de diálogos e a construção de novos conhecimentos. 


Palavras-chave: Ensino semipresencial.Ferramentas interativas. Moodle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Neto Francisco, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

 

Referências

ALENCAR, E. Análise do significado: roteiro de aula. [S.l.: s.n.], 2002. 20 f. Mimeo.

BARROS, J., BEZERRA, T., CUNHA, M. Uma revisão sistemática da literatura sobre gamificação no ambiente virtual de aprendizagem (AVA)" Moodle" e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. In: Anais da XIX Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe. SBC. 2019. p. 546-555

CENSO DIGITAL EAD.BR 2018. Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_PORTUGUES.pdf Acessado em: 10 de dezembro de 2019.

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Nossos Cursos. Disponível em: http://cederj.edu.br/cederj/cursos/administracao-publica/ Acessado em 05 de fev. 2020.

CATAPAN, A. H. Uma metodologia para elaboração de material didático para

EAD. Anais do 16º Congresso Internacional de Educação a distância. Florianópolis, 2010.

CLAUSEWITZ, C. Da guerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FRANÇA, C. M.; DE OLIVEIRA, J.; KFORI, S. F. Contribuições dos Fóruns de Discussão em um Curso de Educação a Distância, na Modalidade Blended Learning, ofertado na Rede Pública do Estado do Paraná. EAD em Foco. v. 9, n. 1, 2019.

GILPIN, R. War and Change in World Politics. Cambridge: Cambridge University Press. 1981.

GUAREZI, R. D. C. M.; MATOS, M. M. de. Educação a distância sem segredos. Ibpex 2009.

JATOBÁ, D.; LESSA, A. C.; OLIVEIRA, H. A. de. (Coords.). Teoria das Relações Internacionais. v. 2. São Paulo: Saraiva, 2013.

RODRIGUES, T. M. de S. Relações Internacionais. 2ª Ed. Florianópolis: UFSC/CAPES-UAB, 2012.

ROSALIN, B. C. M.; CRUZ, J. A. S.; DE MATTOS, M. B. G. A importância do material didático no ensino a distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 2017, p. 814-830.

SABBATINI, R. M. E. Ambiente de Ensino e Aprendizagem via internet: a plataforma moodle. Campinas: Instituto Edumed, 2007.

THIELMANN, R.; et. al. Desafios da Educação a Distância em Cursos de Especialização: a experiência da Universidade Federal Fluminense com o PNAP. 2015.

TRACTENBERG, L.; TRACTENBERG, R. Seis competências essenciais da docência online independente. CONGRESSO ABED. 2007.

VÉRAS, S. C. L. M. O tutor como coadjuvante no processo de aquisição de conhecimento. TE em Revista. Brasília, v. 1, n. 1, jan/dez 2007. p. 55-72

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Neto Francisco, D. (2020). Ensino de Relações Internacionais na Modalidade a Distância: Original Article a Experiência do Curso de Administração Pública Semipresencial: . EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1077

Edição

Seção

Artigos Originais