Desafios das Famílias na Adaptação da Educação Infantil a Distância Durante a Pandemia de Covid-19: Relato de Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1051

Resumo

O estudo objetiva descrever a experiência e desafios de famílias na adaptação do Ensino Remoto para a educação infantil no contexto inicial da pandemia de COVID-19. Metodologia: Relato de experiência reflexivo fundamentado nas leis nacionais de educação e no viés filosófico e existencialista de Viktor Frankl. Para discussão se configuraram três categorias:  1) Dificuldades apresentadas nas primeiras aulas remotas; 2) Questionando o aprendizado das crianças através do Ensino Remoto e 3) Priorizando a saúde mental durante o isolamento. Conclusão: Os futuros modelos de educação a distância devem considerar o contexto socioeconômico e familiar da população, desenvolver melhores ferramentas que incluam um ensino lúdico e adequado para cada faixa etária e garantir que os professores sejam atualizados nos modelos tecnológicos de forma permanente. Sugere-se a realização de pesquisas sobre o nível de aprendizagem das crianças na modalidade Ensino Remoto e conhecer as experiências dos professores na adaptação profissional deste modelo. 

Palavras-chave: Educação a distância. Política educacional. Educação Infantil. Isolamento social. Pandemia de COVID-19.

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Biografia do Autor

Angelica Yolanda Bueno Bejarano Vale de Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, Neuropsicologa, Logoterapeuta e Coach. Doutoranda e Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS), Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), Universidade Federal Fluminense -UFF. Niterói, Rio de Janeiro-Brasil.

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, Doutora em Enfermagem, Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense.

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem,  Professora titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense.

Referências

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Publicado

2020-09-29

Como Citar

Medeiros, A. Y. B. B. V. de, Pereira, E. R. ., & Silva, R. M. C. R. A. . (2020). Desafios das Famílias na Adaptação da Educação Infantil a Distância Durante a Pandemia de Covid-19: Relato de Experiência. EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1051

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