Os Fatores Motivacionais de Escolha do Ensino a Distância: uma Abordagem sobre um Polo de Apoio Presencial de uma Instituição de Ensino Superior

Autores

Resumo

Os fatores que motivam o estudante no ensino na modalidade a distância (EaD) vêm sendo amplamente debatidos na educação. Nesse contexto, o presente artigo aborda a temática no que se refere aos fatores motivacionais na percepção dos estudantes de um polo de apoio presencial de uma universidade de ensino a distância, com o propósito de identificar o perfil demográfico e os fatores motivacionais que levaram esses alunos a optar por essa modalidade de ensino, levando-se em consideração a instituição de ensino e o polo de apoio presencial. Os fatores de influência foram analisados à luz do comportamento do consumidor, amplamente discutidos em diversos estudos. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa, utilizando-se da coleta de dados por meio da aplicação de um questionário aos estudantes, utilizando-se da escala Likert como opções de respostas, posteriormente analisadas com a utilização de métodos estatísticos que caracterizou a amostra com o cruzamento das informações. Os resultados apontam que os estudantes do polo de apoio presencial, possuem as características demográficas de uma amostra jovem e em idade laboral, motivados pelo ensino a distância devido a flexibilidade de seus horários, os valores dos cursos e a oportunidade de promoção profissional na área em que atuam. Dessa forma, conclui-se que o principal fator motivacional para a escolha do ensino a distância são decisões pessoais que estão intimamente ligadas ao tempo e regidas pelas novas tendências do mercado de trabalho.

Palavras-chave: Ensino a distância. Polos presenciais. Estudantes. Fatores motivacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSUMPÇÃO, G. S.; HAMADA, P. C..; CASTRO, A. C.; Análise do perfil dos alunos do primeiro curso de EAD em engenharia de produção em instituições de ensino superior pública. Revista Produção Online, Florianópolis, Santa Catarina, v. 18, n 2. p. 404-423, ago 2018.

BERNI, D. A.; FERNANDEZ, B. P. M. Métodos e técnicas de pesquisa - modelando as ciências empresariais. Saraiva, São Paulo, 2012, 440p.

BINOTTO, S. et al. Os fatores de influência no comportamento do consumidor: um estudo em uma cooperativa agrícola do RS. RGC, v. 01, n.2, , p. 13-26, jul 2014.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Dados do Censo da Educação Superior. Brasília, mar 2019. Disponível em: http://inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/dados-do-censo-da-educacao-superior. Acesso em: 08 fev. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Dados do Censo da Educação Superior. Brasília, mar 2014. Disponível em: http://inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher//JYIsGMAMKWIcontent/dados-do-censo-da educacao-superior. Acesso em: 09 fev. 2020.

COSTA, A. C. M. et al. Análise dos fatores motivacionais e determinantes no processo de decisão de compra do consumidor turístico no entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra na região de São Roque de Minas (MG). Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 215-234, dez 2010.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor. São Paulo: Cengage Learning, 2013, 644p.

FRANCO, M. L. P. B. Estudo de caso, no falso conflito entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Inter-Ação, Ribeirão Preto, v. 14, n. 1, p. 1-6, jan 1990.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996, 630p.

GONÇALVES, H. J.; Fidelização de clientes. Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 61f. 2007.

HAWKINS, D.I.; MOTHERSBAUGH, D. L.; BEST, R. J. Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. 10. ed.. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007, 528p.

IRAOSSI, G. The power of survey design: a user's guide for managing surveys, interpreting results, and influencing respondents. The World Bank, Washington, D.C., 2006, 282p.

KARSAKLIAN, E. Comportamento do consumidor. São Paulo, Atlas, 2008, 303p.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementações e controle. São Paulo, Atlas, 1998, 896p.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. SP: Person Prentice Hall, 2007, 800p.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2006, 896p.

MALHORTA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001, 768p.

MCCARTHY, E. J.; PERREAULT, W. D.; Marketing Essencial. SP: Atlas S.A., 1997, 396p.

MOLEIRINHO, M. V. C. D.; MALHEIRO, S. S. ; MORGADO, L. M. G. Contributo exploratório para uma abordagem digital inclusiva: o caso das universidades de ensino a distância. Portugal, Europa: Publicações Faculdades de Letras Universidade de Lisboa. Trabalho apresentado no Congresso realizado na Universidade de Lisboa de 17 a 19 de abril de 2013.

MOURA, R. G. Comportamento do consumidor: a influência da embalagem no processo de decisão de compra das mulheres na aquisição de cosméticos nos supermercados. REA-Revista Eletrônica de Administração, v. 16, n. 1, p. 4-24, mar 2017.

PETERS, O. The iceberg has not melted: further reflections on the concepto of industrialization and distance teaching. Open Learning. v. 4, n. 3, p. 3-8, ago 1989.

RICARDO, J. S. Múltiplos enfoques sobre as competências na Educação a Distância: uma problematização necessárias. EaD em Foco, v. 9, n. 1, e731, 2019.

ROLIM, A. T.; SCARAMUZZA, B. C. Aprendizagem significativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado – Universidade do Sul de Santa Catarina, v. 10 n. especial, p. 182-195, dez 2016.

RUSSO, M. Inovação no ensino da biblioteconomia no Brasil: implantação do bacharelado na modalidade de educação a distância. Inf. & Soc.: Est., v.26, n. 1, p. 21-35, mar 2016.

SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos, 2000, 475p.

SCHLIKMANN, R. et al. Fatores determinantes na opção do aluno pela modalidade a distância: um estudo nos cursos de graduação em administração das universidades catarinenses. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração, 2008.

SCHINAIDER, A. D.; FAGUNDES, P. M.; SCHINAIDER, A. D. Comportamento do consumidor educacional: seu perfil e o processo de decisão de compra. Future Studies Research Journal. v. 8, n. 2, São Paulo, p. 144-164, jul 2016.

SHETH, J. N. O comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001, 795p.

SOARES, M. H. A.; ARDIGÓ, C. M.; MELO FILHO, M. E. S. Análise de qualidade do serviço: um estudo entre a percepção do cliente e do guia de roteiros regionais do SESC - Santa Catarina, Brasil. RTA - Revista Turismo em Análise. v. 28 n. 3, São Paulo, p. 492-512, dez 2017.

SOUZA, L. B. Educação superior a distância: o perfil do novo aluno Sanfranciscano. Revista da Associação Brasileira de Educação a Distância, v. 11, n. 1, Minas Gerais, p. 21-33, mar 2012.

STEENKAMP, J. B. Food consumtion behavior. European Advances in Consumer Research, 1993.

SUN, P. C. et al. What drives a successful e-learning? Na empirical investigation of the critical factors influencing learner satisfaction. Computers & Education, v. 50, n. 4, China, p. 1183-1202, dez 2008.

TEIXEIRA, J. C. I. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. 2009, 42f, Monografia de Pós-Graduação em Gestão estratégica de vendas e negociação, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2010.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009, 104p.

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Fagundes, M. A. B. F., Sausen, J. O., & Vieira, E. P. (2020). Os Fatores Motivacionais de Escolha do Ensino a Distância: uma Abordagem sobre um Polo de Apoio Presencial de uma Instituição de Ensino Superior. EaD Em Foco, 10(2). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1044

Edição

Seção

Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)