O Modelo EaD e Estilos de Aprendizagem: Um Estudo de Caso no Colégio Pedro II

Fabiana Adão Silva, Victor Gonçalves Gloria Freitas, Bianca Maria Rego Martins, Pedro Almeida Cunha, Thomas Andrew Holmes Goodman

Resumo


Com o intuito de melhorar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, pesquisadores em educação têm identificado diferentes estilos de aprendizagem e como as pessoas processam novos conhecimentos, de acordo com as percepções de cada um. Dentre os estilos de aprendizagem, dialogamos neste estudo com canais da expressão humana chamados de modalidades, identificados por três estilos de aprendizagem: visual, auditivo e cinestésico, sintetizados pela sigla VAC. O presente trabalho apresenta uma pesquisa aplicada no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, mais especificamente no curso de Especialização no Ensino de Artes Visuais na modalidade a distância, com o propósito de refletir sobre a diversidade de aprendizagem dos alunos na Educação a Distância e sua relação com o material didático oferecido. Este estudo partirá da hipótese de que se os modelos de ensino e materiais didáticos na EaD não contemplam os diferentes estilos de aprendizagem, pode ocorrer alguma defasagem e desinteresse na assimilação do conteúdo. Para explorar os estilos de aprendizagem, será proporcionada, através desta pesquisa, maior familiaridade do problema, com base no experimento de identificar o perfil dos alunos pelo método VAC. 


Palavras-chave: Educação a Distância. Estilos de Aprendizagem. VAC. Tecnologia.

 

Distance Education and Learning Styles: A Case Study at Colégio Pedro II


Abstract


In order to achieve effectiveness of the teaching and learning process, educational researchers have identified different learning styles and how people process new knowledge according to their own perceptions. Among the learning styles, the study focused on the channels of human expression called modalities, identified by three learning styles: visual, auditory and kinesthetic, synthesized by the acronym VAK. This paper presents a research study at Colégio Pedro II in Rio de Janeiro, more specifically, in the Teaching Visual Arts certification course offered at a distance, with the purpose of reflecting on the diversity in learning of distance education students and its relation with the didactic material offered. The study starts from the hypothesis that if the teaching models and teaching materials in distance education do not include the different learning styles, there may be some delay and disinterest in the assimilation of content. In order to explore the learning styles and get more familiar with the problem, researchers applied the experiment to identify the student profile by the VAK model.

Keywords: Distance Education. Learning Styles. Student Profile. VAK Model. Technology.


Palavras-chave


Educação à Distância, Estilos de Aprendizagem, VAC, Tecnologia

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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.770



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