Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação

Autores

  • Marilia Amável Gomes Soares Professora Substituta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Discente da Especialização Lato Sensu em Ensino de Biociência e Saúde (Fiocruz)
  • Viviane Muniz da Silva Fragoso Professora Doutora em Fisiopatologia Clí­nica e Experimental, Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos: Fiocruz.
  • Frederico Alan de Oliveira Cruz Pós Doutorando no IFIMUP do Departamento de Fí­sica e Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Portugal) e Professor Adjunto do Departamento de Fí­sica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0002-2612-3952

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.743

Resumo

A experimentação é uma etapa fundamental na formação dos futuros profissionais ligados as ciências da natureza, visto que ela permite confrontar conceitos prévios com resultados experimentais. No entanto, no caso dos cursos em EaD essa vivência pode acabar sendo um pouco prejudicada e buscar soluções é fundamental. Nesse sentido, o uso das simulações de experimentos pode ser um grande aliado na no processo de ensino-aprendizagem dos temas presentes nas diversas disciplinas das grades. Dentro dessa perspectiva, nesse trabalho são apresentadas as etapas necessárias para a utilização dessas simulações como elemento de apoio aos alunos dessa modaliade de ensino e as discussões sobre a aplicação destas. Deixando claro, que mesmo um atividade virtual, a necessidade de contrução de roteiros para a realização da atividade e de perguntas norteadoras que motivem aos alunos a fazerem seu uso.


Online Activity as a Training Device in EaD: an Example of Titration Experiment

Abstract

Experimentation is a fundamental step in the training of future professionals related to the natural sciences, since it allows confronting previous concepts with experimental results. However, in the case of the courses in EaD, this experience can end up being a bit impaired and seeking solutions is fundamental. In this sense, the use of simulations of experiments can be a great ally in the teaching-learning process of the themes present in the various disciplines of grids. In this perspective, this work presents the necessary steps for the use of these simulations as an element of support to the students of this modality of teaching and the discussions on the application of these simulations. Making it clear that even a virtual activity, the need to build scripts to carry out the activity and guiding questions that motivate students to make use of it.

Keywords: Applets, Chemistry, Distance education

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Publicado

25-07-2018

Como Citar

Soares, M. A. G., Fragoso, V. M. da S., & Cruz, F. A. de O. (2018). Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação. EaD Em Foco, 8(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.743

Edição

Seção

Estudos de Caso

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