Design Instrucional Focado na Aprendizagem Situada: um Estudo de Caso

Hellen Corrêa da Silva, Plauto Simão De-Carvalho, Joyce Siqueira, Sabrina do Couto de Miranda

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal validar o desenho instrucional aplicado ao curso a distância de Tutoria em EaD, ofertado pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, por meio do Programa Anual de Capacitação Continuada, nos anos de 2015 e 2016. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com vistas a descrever as principais características desse desenho instrucional, com foco na aprendizagem situada, e a dispor das opiniões dos 314 concluintes do curso, obtidas por meio de questionário online. Como resultado, identificou-se que o desenho instrucional foi satisfatoriamente avaliado pelos alunos. Estes avaliaram o curso, como um todo, com nota média 9; o que surpreendeu pelos altos índices de aprovação em todos os pontos avaliados. As estratégias de design desse curso podem nortear os moldes de outros cursos que se enquadrem na mesma linha.

 

Palavras-chave: Educação a distância. Capacitação continuada. Tutoria.

Instructional Design with Focus on Situated Learning: A Case Study


Abstract


The main objective of this article is to validate the instructional design applied to the Distance Learning Tutorial offered at a distance by the University of Goiás State- UEG, through the Annual Continuing Education Program, in the years of 2015 and 2016.
A study with the purpose of describing the main characteristics of this instructional design with focus on situated learning was carried out. An online questionnaire to collect the opinions of 314 graduates of the course was used and, as a result, it was identified that the instructional design was satisfactorily evaluated by the students. They assessed the overall course with a mean score of 9; giving high approval ratings in all evaluated points. The design strategies used in this course may guide the layout of other courses that follow the same guidelines.

 

Keywords: Distance education. Continuing education. Tutoring.


Palavras-chave


Educação à distância, Capacitação continuada, Tutoria

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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.702



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