Alfabetização em Foco: uma Análise Comparativa entre Instituições de Ensino Superior

Elaine Cristina Ferreira de Oliveira, Mara Rosana Pedrinho, Adriane Orenha Ottaiano

Resumo


O trabalho versa sobre os conteúdos relacionados ao tema “alfabetização”, presentes nas disciplinas nos cursos de Pedagogia, nas modalidades presencial e à distância. De cunho documental, esta pesquisa tece algumas considerações acerca da formação dos docentes, no que tange a cursos para professores nas modalidades presencial e a distância (EaD). Apresenta uma análiseacerca do rol de atividades presentes por estas instituições, além do estudo das grades e disciplinas ofertadas no que diz respeito à leitura e escrita de alunos. Os resultados indicam que a instituição de ensino superior presencial possui mais matérias sobre alfabetização (um total de treze disciplinas) em relação à faculdade de ensino a distância (seis disciplinas). Estas e outras considerações complementares são explicitadas ao longo do presente artigo.


Palavras-chave: Formação docente, Alfabetização, Conteúdo curricular.


Literacy on focus: a comparative analysis between Institutions of Higher Education


Abstract

This study deals with the content related to the theme "literacy" present in the disciplines of a face-to-face as well as a distant and online course of Pedagogy. The research begins with a brief historical revisitation of higher education and teacher training, regarding face-to-face as well as distant and online courses for teachers. It also presents an analysis that shows the activities carried out by these institutions, besides the study of the syllabus and disciplines that focus on students’ reading and writing. The results show that the face-to-face institution has more subjects on literacy (thirteen subjects in all) in comparison to the distant education institution (six subjects). This finding and others shall be explained throughout this paper.


Keywords: Teacher Training, Literacy, Curriculum content.


Palavras-chave


Formação docente, Alfabetização, Conteúdo curricular.

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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.512



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