Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento?

Autores

  • Mara Denize Mazzardo Universidade Aberta (UAb) Portugal
  • Ana Maria Ferreira Nobre Organização: Universidade Aberta (UAb) Cidade: Lisboa
  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v7i1.446

Resumo

Neste artigo, destacamos o potencial dos recursos educacionais abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos professores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sendo realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, afluência tecnológico-pedagógica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das dificuldades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse aprodução de obra derivada

Palavras-chave: Acesso ao conhecimento, Recursos educacionais abertos,Formação de professores, Adaptação de recursos educacionais abertos.




Open Educational Resources: free access to knowledge?

Abstract
In this article we highlight the potential of Open Educational Resources (OER)to increase access to knowledge and the challenges of teachers to adapt these resources. Research had being carried out through methodological procedures of Design-Based Research, with a group of high school teachers who had participated in a Small Open Online Course. The aim of the course is to provide knowled ge about OER, which makes possible its integration in materials and teaching practices. This
work emphasizes the adaptation of OER. Data and preliminary analyzes indicate that OER adaptation is an activity that requires teachers knowledge of open licenses, copyrights, repositories, technological and pedagogical fluency, knowled ge to redistribute adapted OER. One of the difficulties was to find OER to high school purporse with license that allows the production of derivative work.



Keywords: Access to knowledge, Open rducational resources, Teacher training, Adaptation of open educational resources.

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Biografia do Autor

Mara Denize Mazzardo, Universidade Aberta (UAb) Portugal

Mestre em Educação UFSM, 2005

Doutoranda em Educação na Universidade Aberta (UAb) - Portugal

Ana Maria Ferreira Nobre, Organização: Universidade Aberta (UAb) Cidade: Lisboa

Cargo: Professora do DEED-Deptº Educação e Ensino a Distância

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Pesquisadora do do Departamento Administração Escolar (ADE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

31-05-2017

Como Citar

Mazzardo, M. D., Ferreira Nobre, A. M., & Mallmann, E. M. (2017). Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento?. EaD Em Foco, 7(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v7i1.446

Edição

Seção

Dossiê

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