Aprendizados em Projetos de Extensão Universitária sob a Perspectiva de Acadêmicos de Cursos EAD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.858Resumo
O estudo investiga "se" e "como" os projetos de extensão contribuem para a construção de aprendizados em contextos reais sob a perspectiva dos acadêmicos dos cursos da modalidade a distância de uma universidade gaúcha. Sua proposição advém do debate acerca da produção de conhecimento na extensão, tendo como fio condutor as articulações com o território, com a pesquisa e com o currículo. Justifica-se sua relevância ante o desafio da curricularização da extensão na modalidade a distância, através de programas e projetos, a partir da estratégia 7 da meta 12 do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Quanto aos aspectos metodológicos, o estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativo-exploratória centrada na descrição da experiência dos acadêmicos, através da análise dos instrumentos avaliativos dos 12 (doze) projetos de extensão desenvolvidos no período 2017-2018. Nesse sentido, classifica-se como uma pesquisa social sob enfoque fenomenológico, partindo do cotidiano do fazer extensão na instituição e procurando identificar os aprendizados atribuídos por esses sujeitos. Do percurso investigativo, depreendeu-se que a participação dos acadêmicos nos projetos estudados contribuiu significativamente para a construção de aprendizados conexos às demandas e potencialidades territoriais, ao perfil profissiográfico dos cursos envolvidos e à natureza institucional. Ressalte-se que a transversalidade das situações-problema que orientaram os referidos projetos constituiu fator relevante para a deposição dos muros disciplinares, tal qual a metodologia de pesquisa-ação potencializou a articulação das dimensões acadêmicas e a integração ao território.
Palavras-chave: Educação a distância. Projetos de extensão.
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