Acesso de Professores a uma Comunidade Virtual Brasileira ao Longo do Tempo: Por que Eles Não Voltam
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.804Resumo
Uma comunidade virtual de aprendizagem, criada em associação com cursos oferecidos dentro de um programa online de desenvolvimento profissional para professores de Biologia, foi analisada durante um período de dois anos. Essa comunidade virtual de aprendizagem foi desenvolvida para ser moderada e gerenciada exclusivamente pelos próprios professores, sem nenhum tipo de direcionamento. Os resultados mostraram um padrão recorrente de adesão, expresso por um grande número de visualizações de páginas e mensagens, por curtos períodos de tempo durante os cursos, seguido por uma queda acentuada dessas visualizações após o encerramento dos cursos. Esse padrão não estava relacionado ao assunto ou duração dos cursos. Os questionários revelaram que os professores que acessaram ou não a comunidade após o término de seus cursos eram indistinguíveis em relação a seus perfis demográficos ou habilidades digitais. A análise das respostas dos professores ao questionário mostrou que a falta de tempo devido à sobrecarga de trabalho foi a principal razão pela qual os professores abandonaram a comunidade virtual de aprendizagem, independentemente das avaliações altamente positivas dos usuários. As implicações dos resultados para a futura implementação de comunidades virtuais de aprendizagem em países em desenvolvimento são discutidas.
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