Perfil Sociodemográfico e Relação com a Tutoria de Alunos de Pedagogia EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.801Resumo
Com a ampliação da Educação a Distância (EaD) no Brasil e o aumento no número de matrículas nessa modalidade de ensino, surgem reflexões e questionamentos acerca do perfil sociodemográfico e das características relacionadas ao modo de estudo dos alunos matriculados nela. O objetivo desta investigação foi identificar o perfil sociodemográfico dos alunos matriculados no curso de Pedagogia, bem como seus hábitos de estudo e sua relação com a tutoria. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo descritiva, com abordagem quantitativa, com 1.434 alunos de um curso de Pedagogia ofertado a distância por uma universidade particular do Norte do Paraná. A coleta foi realizada online e os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. Dos participantes, 1.364 eram do sexo feminino e 70 do sexo masculino; a média de idade foi de 31,2 anos; a maioria (55,5%) era casada e com renda familiar entre R$ 789,00 e R$ 1.576,00. Estavam divididos por todas as regiões do país e 91,2% declararam possuir apenas o ensino médio. A maioria (85,45%) não havia cursado outros cursos em EaD. Os respondentes informaram que preferem solucionar suas dúvidas com o tutor (58,44%) e que este contribui positivamente para a realização das atividades do curso (93,24%). Pretende-se dessa forma auxiliar a coordenação do curso pesquisado a melhorar a articulação dos projetos pedagógicos com o perfil do aluno, bem como favorecer o desenvolvimento de políticas públicas para a modalidade a distância.
Palavras-chave: Educação a distância. Tutoria. Formação de professores.
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