Ética: Implicações na Educação a Distância

Autores

  • Simone de Paula Teodoro Moreira Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.
  • Wanderson Gomes de Souza Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.
  • Alessandro Messias Moreira Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.
  • Pedro dos Santos Portugal Junior Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.716

Resumo

Com base nas concepções de Theodor Adorno e Zygmunt Bauman, estudiosos na área de Filosofia, este trabalho se propõe a analisar as questões éticas que perpassam os cursos de Educação a Distância, especialmente no que diz respeito aos cursos de formação de professores. Inicialmente apresenta considerações sobre os conceitos de ética, semiformação e educação mediada por tecnologias, necessários para discussão sobre o tema. Tal abordagem se justifica pelo considerável crescimento da Educação a Distância nos últimos anos e pela frequente discussão acerca da qualidade desses cursos, considerando o elevando número de professores licenciados via essa modalidade de educação e futuros responsáveis pela educação brasileira. O objetivo deste estudo é, inicialmente, entender como as questões éticas podem influenciar o processo educativo para formação de professores na modalidade a distância.

Palavras-chave: Ética, EaD, Teoria da semiformação, Theodor Adorno, Zygmunt Bauman.


Ethics: Implications in Distance Education

Abstract


Based on the views of Theodor Adorno and Zygmunt Bauman, scholars in the area of Philosophy, this paper proposes to analyze the ethical issues related to Distance Education courses, especially with regard to teacher preparation courses. Initially, it presents considerations about the concepts of ethics, semi-formation, and technology-mediated education, necessary for discussion on the subject. Such an approach is justified by the considerable growth of Distance Education in recent years and by the frequent discussion about the quality of these courses, considering the increasing number of teachers licensed through this modality of education who are responsible for the future of Brazilian education. The objective of this study is, initially, to understand how ethical issues can influence the educational process for teacher preparation through distance education.


Keywords: Ethics, EaD, Semiformation theory, Theodor Adorno, Zygmunt Bauman.

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Biografia do Autor

Simone de Paula Teodoro Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.

Graduada em Matemática, mestre em TIC na Formação Docente em EaD e doutora em Educação. Professora do UNIS-MG.

Wanderson Gomes de Souza, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade José do Rosário Vellano (1992), em Ciência da Computação pela Universidade José do Rosário Vellano (1993), em Administração pela Universidade Vale do Rio Verde (2000). É Mestre em Administração pela Universidade Vale do Rio Verde (2002) e Doutor em Educação pela UNIMEP de Piracicaba (2016). Professor do UNIS-MG.

Alessandro Messias Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas - UNIFENAS (1996), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Polí­ticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2012), Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2016). Professor do UNIS-MG.

Pedro dos Santos Portugal Junior, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.

Economista, especialista em gestão de negócios, mestre e doutor em Desenvolvimento Econômico. Professor e pesquisador do Centro Universitário do Sul de Minas.

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

de Paula Teodoro Moreira, S., Gomes de Souza, W., Messias Moreira, A., & dos Santos Portugal Junior, P. (2018). Ética: Implicações na Educação a Distância. EaD Em Foco, 8(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.716

Edição

Seção

Artigos Originais