Ética: Implicações na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.716Resumo
Com base nas concepções de Theodor Adorno e Zygmunt Bauman, estudiosos na área de Filosofia, este trabalho se propõe a analisar as questões éticas que perpassam os cursos de Educação a Distância, especialmente no que diz respeito aos cursos de formação de professores. Inicialmente apresenta considerações sobre os conceitos de ética, semiformação e educação mediada por tecnologias, necessários para discussão sobre o tema. Tal abordagem se justifica pelo considerável crescimento da Educação a Distância nos últimos anos e pela frequente discussão acerca da qualidade desses cursos, considerando o elevando número de professores licenciados via essa modalidade de educação e futuros responsáveis pela educação brasileira. O objetivo deste estudo é, inicialmente, entender como as questões éticas podem influenciar o processo educativo para formação de professores na modalidade a distância.
Palavras-chave: Ética, EaD, Teoria da semiformação, Theodor Adorno, Zygmunt Bauman.
Ethics: Implications in Distance Education
Abstract
Based on the views of Theodor Adorno and Zygmunt Bauman, scholars in the area of Philosophy, this paper proposes to analyze the ethical issues related to Distance Education courses, especially with regard to teacher preparation courses. Initially, it presents considerations about the concepts of ethics, semi-formation, and technology-mediated education, necessary for discussion on the subject. Such an approach is justified by the considerable growth of Distance Education in recent years and by the frequent discussion about the quality of these courses, considering the increasing number of teachers licensed through this modality of education who are responsible for the future of Brazilian education. The objective of this study is, initially, to understand how ethical issues can influence the educational process for teacher preparation through distance education.
Keywords: Ethics, EaD, Semiformation theory, Theodor Adorno, Zygmunt Bauman.
Downloads
Referências
Abed. (2012). Código de ética da EaD. Disponível em: http://www2.abed.org.br/institucional.asp? Institucional_ID=4. Acesso em: 15 ago 2012.
Adorno, T. W. (1995). Educação e emancipação. 3th ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Bauman, Z. (2001). Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Bauman, Z. (2011). A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Belloni, M. L. (2002). Ensaio sobre a Educação a Distância no Brasil. Educação & Sociedade, XXIII (78).
Brasil. MEC. Secretaria de Educação a Distância. (2003). Referenciais de Qualidade para Cursos a Distância. Brasília. Disponível em: http://www2.ufscar.br/ead/documentos/referenciaisdeEAD.pdf. Acesso em 21 ago. 2012.
Cáceres, N. D. M. (2006). La formación docente... Abriendo caminos. In: Calderano, M. A. & Lopes, P. R. C. (Orgs.). Formação de professores no mundo contemporâneo: desafios, experiências e perspectivas (p. 39-54). Juiz de Fora: EDUFJF.
Kant, I. (1959). Crítica da razão prática. São Paulo: Brasil. Disponível em http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/razaopratica.html. Acesso em 22 set. 2012.
Oliveira, C. C. & Carneiro, M. L. F. (2005). Referenciais éticos da educação a distância: uma experiência em cursos da UERGS. Porto Alegre: Novas Tecnologias Cinted-UFRGS na Educação. Disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13823/8010. Acesso em 11 jul. 2018.
Palloff, R. M. & Pratt, K. (2002). Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed.
Pesce, L. (2012). A formação ética e estética do profissional da EAD. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/3302007113419AM.pdf. Acesso em 21 out. 2012.
Peters, O. (2004). A educação a distância em transição: tendências e desafios. São Leopoldo: Ed. Unisinos.
Peters, O. (2003). Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. São Leopoldo: Ed. Unisinos.
Romani, L. A. S., Rocha, H. V. & Silva, C. G. (2006). Ambientes para educação a distância baseados na Web: onde estão as pessoas? Disponível em: http://teleduc.nied.unicamp.br/pagina/publicacoes/lromani_ihc/index.htm. Acesso em: 11 ago. 2012.
Silva, Obdália Santana Ferraz (2008). Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira de Educação, 13(38), 357-368. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782008000200012. Acesso em: 12 jul. 2018.
Valente, José Armando (2010). O papel da interação e as diferentes abordagens pedagógicas de Educação a Distância. In Mill, Daniel; Pimentel, Nara. Educação a Distância: desafios contemporâneos (pp. 25-41). São Carlos: EdUFSCar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.