DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÍPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ)
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.7Resumo
Este artigo descreve o desempenho de estudantes em uma disciplina do primeiro período da Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade semipresencial oferecida pela UFRJ, pela UERJ e pela UENF através da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ em 17 municípios do estado do Rio de Janeiro. O objetivo principal é comparar o desempenho de estudantes de diferentes polos regionais através de análise estatística das notas médias finais dos cursantes em cada polo, ao longo de seis semestres consecutivos. Os resultados indicam uma diferença significativa no desempenho de estudantes de diferentes polos regionais, indicando que o perfil diferenciado dos cursantes, especialmente relevante na modalidade de ensino a distância, pode incluir características regionais. Os diferentes estágios de desenvolvimento humano nos municípios-sede de cada polo regional são apresentados e correlacionados com indicadores de desempenho dos estudantes. Foi observada uma correlação positiva entre as notas finais médias dos cursantes em cada polo regional com as Taxas de Alfabetização e com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal: Dimensão Educação dos respectivos municípios-sede. Os resultados quantitativos são compatíveis com observações qualitativas realizadas durante as correções de provas dissertativas dos estudantes. Concluímos que a busca de mecanismos para reforço dos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio é de especial relevância em municípios com baixos indicadores de desenvolvimento humano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-04-2010
Como Citar
Aragon, G. T., & da Silva, C. F. (2010). DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÍPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ). EaD Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.7
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.