DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÍPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ)

Autores

  • Glauca Torres Aragon UENF
  • Cleide Ferreira da Silva UENF

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.7

Resumo

Este artigo descreve o desempenho de estudantes em uma disciplina do primeiro período da Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade semipresencial oferecida pela UFRJ, pela UERJ e pela UENF através da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ em 17 municípios do estado do Rio de Janeiro. O objetivo principal é comparar o desempenho de estudantes de diferentes polos regionais através de análise estatística das notas médias finais dos cursantes em cada polo, ao longo de seis semestres consecutivos. Os resultados indicam uma diferença significativa no desempenho de estudantes de diferentes polos regionais, indicando que o perfil diferenciado dos cursantes, especialmente relevante na modalidade de ensino a distância, pode incluir características regionais. Os diferentes estágios de desenvolvimento humano nos municípios-sede de cada polo regional são apresentados e correlacionados com indicadores de desempenho dos estudantes. Foi observada uma correlação positiva entre as notas finais médias dos cursantes em cada polo regional com as Taxas de Alfabetização e com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal: Dimensão Educação dos respectivos municípios-sede. Os resultados quantitativos são compatíveis com observações qualitativas realizadas durante as correções de provas dissertativas dos estudantes. Concluímos que a busca de mecanismos para reforço dos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio é de especial relevância em municípios com baixos indicadores de desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauca Torres Aragon, UENF

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora em Geociências pela Universidade Federal Fluminense, Professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Centro de Biociências e Biotecnologia, Laboratório de Ciências Ambientais), Coordenadora de Disciplina Dinâmica da Terra? do curso semipresencial de Licenciatura em Ciências Biológicas (CECIERJ/CEDERJ).

Cleide Ferreira da Silva, UENF

Bacharel em Biociências e Biotecnologia, Doutora em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, Coordenadora de Disciplina Dinâmica da Terra? do curso semipresencial de Licenciatura em Ciências Biológicas (CECIERJ/CEDERJ).

Downloads

Publicado

15-04-2010

Como Citar

Aragon, G. T., & da Silva, C. F. (2010). DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÍPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ). EaD Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.7

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)