Análise de Desempenho nos Cursos Superiores de Tecnologia da Informação a Distância no Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.651Resumo
Este artigo analisa a modalidade de educação a distância em instituições de ensino superior de cursos de Tecnologia da Informação na região do Distrito Federal do Brasil. Para consecução deste objetivo, percorrem-se os três passos mencionados a seguir. Inicialmente, discute-se brevemente a legislação de ensino a distância no Brasil; em seguida, realiza-se uma compilação de trabalhos recentes da literatura que tratam do assunto; por fim, faz-se uma pesquisa de campo com discentes de cursos superiores de Ciência da Computação e Sistema de Informações na região do Distrito Federal. As principais contribuições advindas da realização deste trabalho são permitir identificar os problemas enfrentados na realização de cursos ou disciplinas nessa modalidade e, sobretudo, propor soluções de melhorias do processo como um todo.
Palavras-chave: Educação a distância; Ensino superior; Aprendizagem.
Performance Analysis in Distance-Learning Higher-Education Programs of Information Technology in Federal District
Abstract
This article analyzes the modality of distance learning in higher education institutions of Information Technology programs in the region of the Federal District of Brazil. To achieve this goal, the following three steps are covered. Initially, it is briefly discussed the legislation of distance learning in Brazil; a compilation of recent literature works related to this subject matter is then carried out; at last, a field research is taken with students of programs in Computer Science and Information Systems in the region of the Federal District. The contributions arising from this work are to identify the main obstacles faced by students to accomplish programs or even individual courses under this learning modality and, above all, to propose solutions of improvements to the learning process as a whole.
Keywords: Distance learning; Higher education; Learning.
Downloads
Referências
Abbad, G., Zerbini, T., & Souza, D. (2010) Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estudos de Psicologia, 15(3), p. 291-298.
Belloni, M. (2005). Educação a Distância e Inovação Tecnológica. Trabalho, Educação e Saúde, 3(1), p. 187-198.
Bielschowsky, C. E. (2018). Qualidade na Educação Superior a Distância no Brasil: Onde estamos, para onde vamos? Rev. EaD em Foco, 8(1):e709.
Brasil. Leis e Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005.
________. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: SINAES, Lei 10.861 de 14 de abril de 2004.
________. Decreto nº 5.773 de 9 de maio de 2006.
Celika, B., & Uzunboylua, H. (2015). High School Students Attitudes towards Distance Education: Comparative Study. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 197, p. 292-297.
Çiftci, S., Güneú, E., & ?stundg, M. (2010). Attitudes of distance education students towards web based learning: a case study. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 2(2), p. 2393-2396.
Garbina, M. et al. (2015). Teachers Perception On Collaborative Learning Processes: Experiencing Continuing Teacher Education In Brazil. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 191, p. 2231: 2235.
Gil, A. C. (2007). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. (4. ed.). São Paulo: Atlas.
Lessa, S. (2011). Os reflexos da legislação de educação a distância no Brasil. Associação Brasileira de Educação a Distância, 10, p. 17-28.
Lévy, Pierre. (1999). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.
Markova, T., Glazkova, I., & Zaborova, E. (2017). Quality Issues of Online Distance Learning. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 237, p. 685: 691.
Martins, V., & Baptista, A. (2018). A afetividade na Educação Online: percursos e possibilidades. EaD em FOCO, 8(1):e639
Nurmukhametov, N., Temirova, A., & Bekzhanova, T. (2015). The problems of development of distance education in Kazakhstan. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 182, p. 15-19.
Pozdnyakova, O., & Pozdnyakov, A. (2017). Adult Students Problems in the Distance Learning. Procedia Engineering, 178, p. 243-248.
Preti, O. (1996). Educação í Distância: Uma prática educativa mediadora e mediatizada. Disponível em: <https://es.scribd.com/doc/182436526/EAD-uma-pratica-educativa-mediadora-e-mediatizada>. Acesso em: 29 de agosto de 2017.
Ribeiro, A. (2012). A Realidade da Pedagogia a Distância. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3029/a-realidade-da-pedagogia-a-distancia> . Acesso em 29 de agosto de 2017.
Rocha, P., Kawamoto Kanashiro, D., & Noal, M. (2018). Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que dizem os egressos. Revista EaD em FOCO, 8(1): e638
Torrez, M. (2005). Educação a Distância e a Formação em Saúde: nem tanto, nem tão pouco. Trabalho, Educação e Saúde, 3(1), p. 171-186.
Valente, J. (1999). O computador na sociedade do conhecimento. Org. Campinas, SP: UNICAMP/NIED.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.