Inserção do Egresso de Cursos à Distância no Mercado de Trabalho: um Estudo Voltado para a Licenciatura em Matemática

Autores

  • Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger Universidade Federal da Paraí­ba
  • Alexandre Henrique Andrade de Melo Colégio Pio XI Bessa

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.396

Resumo

A discussão sobre a Educação a Distância vem ganhando espaço cada vez maior no Brasil, notadamente nos últimos anos. Diante do considerável aumento do número de alunos matriculados em cursos a distância, faz-se mister compreender como se dá a inserção desses alunos no mercado de trabalho após sua formação. Destarte, esta pesquisa teve como objetivo investigar a inserção de egressos da Licenciatura em Matemática no mercado de trabalho por meio de um estudo descritivo e de campo, realizado junto a alunos graduados pela Universidade Federal da Paraíba na modalidade a distância, bem como com gestores de escolas particulares do Estado. A pesquisa revelou que a maior parte dos egressos do curso já atuava no mercado de trabalho antes mesmo de sua formação. Os gestores escolares ressaltaram a importância da Educação a Distância, sobretudo nas regiões onde não há universidades instaladas, e a maior parte deles não considera o egresso de cursos a distância menos capacitado para atuar nas escolas. Palavras-chave: Educação a Distância, Mercado de trabalho, Licenciatura, Matemática. Insertion of Graduates of Distance Learning Courses in the Labor Market: a Study Focused the Degree in Mathematics AbstractThe discussion on distance education has been increasingly in Brazil, particularly in recent years. Owing to the considerable increase in the number of students enrolled in distance courses, it is mister to understand how is the insertion of these students in the labor market, after their graduation. Thus, this research had as objective to investigate the insertion of graduates in Mathematics in the labor market, through a descriptive and field study, carried out among the students graduated from the Federal University of Paraiba in the distance modality, as well as with managers of private schools of the State. The research revealed that most of the students of course was already working in the labor market, even before their graduation. The school managers highlighted the importance of distance education, especially in regions where there are no universities installed and most of them do not consider the egress of distance courses less qualified to act in schools. Keywords: Distance education, Labor market, Graduation, Mathematics.

A discussão sobre a Educação a Distância vem ganhando espaço cada vez maior no Brasil, notadamente nos últimos anos. Diante do considerável aumento do número de alunos matriculados em cursos a distância, faz-se mister compreender como se dá a inserção desses alunos no mercado de trabalho após sua formação. Destarte, esta pesquisa teve como objetivo investigar a inserção de egressos da Licenciatura em Matemática no mercado de trabalho por meio de um estudo descritivo e de campo, realizado junto a alunos graduados pela Universidade Federal da Paraíba na modalidade a distância, bem como com gestores de escolas particulares do Estado. A pesquisa revelou que a maior parte dos egressos do curso já atuava no mercado de trabalho antes mesmo de sua formação. Os gestores escolares ressaltaram a importância da Educação a Distância, sobretudo nas regiões onde não há universidades instaladas, e a maior parte deles não considera o egresso de cursos a distância menos capacitado para atuar nas escolas.

Palavras-chave: Educação a Distância, Mercado de trabalho, Licenciatura, Matemática.

Insertion of Graduates of Distance Learning Courses in the Labor Market: a Study Focused the Degree in Mathematics

Abstract

The discussion on distance education has been increasingly in Brazil, particularly in recent years. Owing to the considerable increase in the number of students enrolled in distance courses, it is mister to understand how is the insertion of these students in the labor market, after their graduation. Thus, this research had as objective to investigate the insertion of graduates in Mathematics in the labor market, through a descriptive and field study, carried out among the students graduated from the Federal University of Paraiba in the distance modality, as well as with managers of private schools of the State. The research revealed that most of the students of course was already working in the labor market, even before their graduation. The school managers highlighted the importance of distance education, especially in regions where there are no universities installed and most of them do not consider the egress of distance courses less qualified to act in schools.

Keywords: Distance education, Labor market, Graduation, Mathematics.

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Biografia do Autor

Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger, Universidade Federal da Paraí­ba

Professora da Universidade Federal da Paraí­ba. Pesquisadora nas áreas de Educação à Distância, Gestão da Informação e do Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação. Coordenadora da linha de pesquisa Informação, Tecnologia e Educação, no grupo de pesquisa NEOS - Núcleo de Estudos sobre Organizações e Sociedade. Graduada (2004) e Mestre (2009) em Administração pela Universidade Federal da Paraí­ba. Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraí­ba.

Alexandre Henrique Andrade de Melo, Colégio Pio XI Bessa

Professor de Matemática da rede privada de ensino. Graduado em Ciência da Computação e Licenciado em Matemática.

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Publicado

26-08-2016

Como Citar

Saeger, M. M. de M. T., & Melo, A. H. A. de. (2016). Inserção do Egresso de Cursos à Distância no Mercado de Trabalho: um Estudo Voltado para a Licenciatura em Matemática. EaD Em Foco, 6(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.396

Edição

Seção

Estudos de Caso