As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0

Autores

  • Rubem Damião Soares Nogueira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.315

Resumo

Este artigo apresenta algumas das novas características sociais e tecnológicas contemporâneas que têm ampliado o poder da comunicação e se tornaram, ao mesmo tempo, ferramentas na produção de bens e serviços. Elas dão qualidade aos procedimentos administrativos, às atividades produtivas e ao trabalho das organizações empresariais, tratando, especialmente, dessa potencialização no Ensino a Distância. Argumentamos também que tais características sócio técnicas contemporâneas têm produzido condições de se conceber um novo paradigma sobre o comportamento e o uso de tecnologias nas atividades de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Serão aqui apresentados os conceitos de trabalho cooperativo apoiado por computador (Computer Support Cooperative Work - CSCW), Groupware, Modelo Cooperativo 3C, Web 2.0 e EaD 2.0, além da importância e usos desses conceitos no EaD.
Palavras-chave: Trabalho Colaborativo/Cooperativo Apoiado por Computador; EaD; Modelo Cooperativo 3C; Web 2.0; EaD 2.0.


The New Social and Technical Conditions for EAD 2.0

Abstract
This article presents some new social and technological features that have expanded the power of communication and at the same time became tools in the production of goods and services. They give quality to administrative procedures, to productive activities, to the work of business organizations, and especially is this enhancement in the E-Learning. We also argue that such contemporary sociotechnical features have produced new conditions of developing a new paradigm on the behavior and the use of technology in teaching and learning activities in virtual environments. Concepts will be presented about Computer Supported Cooperative Work (CSCW), Groupware, 3C Model, its importance and uses in E-Learning, in addition to the concept of Web 2.0 and E-Learning 2.0.
Keywords: Computer Supported Cooperative Work: CSCW; E-Learning; 3C cooperative Model; Web 2.0; E-Learning 2.0.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubem Damião Soares Nogueira, UFMG

Sou Professor Pesquisador do CEAD- Centro de Ensino a Distância UFMG, mestrando em Ciências da Informação pela
Universidade Federal de Minas Gerais: UFMG, possuo Especialização em Gestão Estratégica da Informação, pelo Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e graduação em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Tenho experiência na área de
Ensino a Distância, com ênfase em técnicas de construção de interfaces gráficas e Design Instrucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Design de Interfaces para Ensino a Distância, Representação do Conhecimento e Tecnologias na Educação. Especialmente nas empresas SERPRO, PRODEMGE e PRODABEL. Para obter mais informações sobre o meu currículo, acesse: http://lattes.cnpq.br/9154521862316762

Referências

Anderson, Paul. (2007). What is Web 2.0: Ideas, technologies and implications for education. Bristol: JISC Technology and Standards Watch. Disponível em http://www.jisc.ac.uk/media/documents/techwatch/tsw0701b.pdf

Baecker, R. M. (1993).Readings in Groupware and Computer-Supported Cooperative Work. Morgan Kaufmann Publishers: San Mateo.

Campos, A. (2006). O que é software livre. In: BR-Linux. Acesso em 15 de julho de 2014, disponível em http://br-linux.org/linux/faq-softwarelivre

Crowley, D, & Heyer, P. (1997).La comunicación en la historia: tecnología, cultura, sociedad. Barcelona: Editora Bosch.

Ellis, C. A., Gibbs, S. J., & Rein, G. L. (1991).Groupware: Some Issues and Experiences. Communications of the ACM, 34(1), 39-58. In R. M. Baecker. (1993). Readings in Groupware and Computer-Supported Cooperative Work.(pp. 9: 28). San Mateo: Morgan and Kaufmann.

Fuks, H., Gerosa, M. A., Raposo, A. B., & Lucena, C. J. P. (2004). O modelo de colaboração 3C no ambiente AulaNet. Informática na Educação, 7(1), 25-48.

FUKS, H., RAPOSO, A. B., & GEROSA, M. A. (2003). Do modelo de colaboração 3C à engenharia de groupware. In IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (Trilha de CSCW), (pp. 445-452). Salvador. Disponível em http://groupware.les.inf.puc-rio.br/work.jsf?p1=2293

Leite, L. S., Braglia, I. de A., & Pereira, A. T. C. (2011). Realidade virtual na educação à distância de projeto de arquitetura. In: XI Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Computador (XI ErgoDesign USIHC). Manaus. Disponível em http://wright.ava.ufsc.br/~alice/artigo%20Ergodesign/Usihc_1_Leite_Braglia-1.pdf

Moeckel, A. (2003). CSCW: conceitos e aplicações para cooperação. Curitiba: Cefet-PR.

Mota, J. C. (2009). Da Web 2.0 ao E-learning 2.0: aprender na rede. Dissertação de Mestrado. Universidade Aberta de Portugal.

Oreilly, T. (2005).What is Web 2.0: Design patterns and Business models for the next generation of Software. Acesso em 20 de julho de 2014, disponível em http://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html

Pereira, A. L. G. (2004). Copyright x Copy left: uma análise marxista da indústria de software. Cadernos do SepAdm, 1, p. 39-46.

Sabino, V., & Kon, F. Licenças de software livre, história e características. São Paulo: IME-USP, 2009 (Relatório Técnico). Disponível em http://ccsl.ime.usp.br/files/relatorio-licencas.pdf

Stallman, R. (2000). O projeto GNU. Datagramazero, 1. Acesso em 14 de setembro de 2014, disponível em http://www.dgz.org.br/fev00/Art_04.htm

Open Source Initiative. (2007). The Open Source Definition. Acesso em 20 de outubro de 2014, disponível em: http://opensource.org/osd

Varagnac, A. (1963).O homem antes da escrita. Lisboa: Cosmos.

Publicado

2015-12-19

Como Citar

Nogueira, R. D. S. (2015). As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0. EaD Em Foco, 5(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.315

Edição

Seção

Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)