Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.281Resumo
Este artigo aborda a formação de professores no contexto da educação a distância, segundo a perspectiva reflexiva. Considerando o crescimento dos cursos de formação docente nessa modalidade de ensino e a importância de discussões que ocorrem em torno da reflexão na formação do professor, acreditamos ser relevante debater essas questões. Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de uma formação reflexiva, quais as suas vantagens e como colocá-la em prática. Além disso, objetiva?se apresentar a formação docente na educação a distância e as possibilidades de uma formação reflexiva nessa modalidade de ensino. O estudo foi feito mediante pesquisa bibliográfica, a qual fornece condições para um debate de teorias que fundamentam a formação docente pautada na reflexão e as possíveis contribuições para a construção de novos conhecimentos. Para entendermos como essa abordagem pode ser realizada na educação a distância, destacaremos o estar junto virtual? criado por Valente.
Palavras?chave: Educação a distância; Formação docente; Práxis; Estar junto virtual.
?
Training for Teachers in the Distance Education and the Reflective Practice
Abstract
This article discusses the training for teachers in the context of distance education, within the reflexive perspective. Considering the growth of training for teachers courses in this modality of education and the importance of the discussions that occur around the reflection in training for teachers, we believe that discuss these issues is relevant. This study aims to analyze the conceptions of a reflexive training, its advantages and how to put it into practice. In addition, it presents the training for teachers in distance education and the possibilities of a reflective training in this modality of education. The study was done by bibliographic research, which provides conditions for a debate of theories that underlie the training for teachers guided in the reflection and the possible contributions to the construction of new knowledge. In order to understand how this approach can be carried out in the distance education, we highlight the Virtual Togetherness" created by Valente.
Keywords: Distance education; Training for teachers; Praxis; Virtual togetherness.
togetherness.
Downloads
Referências
Bandeira, H. M. M. (2006). Formação de professores e prática reflexiva. Acesso em 24 de novembro de 2014, disponível em http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/2006.gt1/GT1_13_2006.PDF
Campos, S., & Pessoa, V. I. F. (2007). Discutindo a formação de professores e professoras com Donald Schön. In C. M. G. Geraldi, D. Fiorentini& E. M. Pereira (Org.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras.
Freire, P.(2011). Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Geraldi, C. M. G., Fiorentini, D. P., & Pereira, E. M. A.(Org.) (2007). Cartografias do trabalho docente.(4a ed.) São Paulo: Mercado de Letras.
Gimenez, Telma; Arruda, Nalini Iara Leite; Luvuzari, Lidiane Hernandez. INTERCÂMBIO, VOL. XIII, 2004. Procedimentos reflexivos na formação de professores: Uma análise de propostas recentes. Acesso em 15 de dezembro de 2014. Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/viewFile/3990/2638
Guarezi, R. C. M., & Matos, M. M. Educação a Distância sem segredos. Curitiba:Ibpex.
Kosik, K. (1976). Dialética do Concreto. (2a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Matos, J.C. (2007). Professor reflexivo? Apontamentos para o debate. InC. M. G. Geraldi, D. Fiorentini & E. M. Pereira (Org.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras.
Marx, K.,& Engles, F.(2010). Textos sobre educação e ensino.Campinas:2010. FE/UNICAMP. Navegando Publicações.
Medeiros, M. V.,& Cabral, C. L. O. (2006). Formação docente: da teoria í prática, em uma abordagem sócio-histórica. Revista E-Curriculum.1(2). Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/3122/2060
Perrenoud, P. (1993). Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote.
Prado, M. E. B.B.,& Almeida M. E. B. (2009). Formação de educadores: fundamentos reflexivos para o contexto da educação a distância. In J. A. Valente&S. B. V. Bustamante (Org.). Educação a distância: prática do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp.
Prado, M. E. B.B. (2009). Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor. Revista ETD: Educação Temática Digital, 10(2), 203-222. Disponível em https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/view/2005/1834
Schön, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
Valente, José Armando. Educação a distância criando abordagens educacionais que possibilitam a construção de conhecimento. In: ARANTES, Valeria (Org.). Educação a Distância: Pontos e Contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.
Valente, J. A., & Bustamante, S. B. V. (Org.). (2009). Educação a distância: prática do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp.
Vasconcelos, C. C. (2000). A reflexão: um elemento estruturador da formação de professores. Acesso em 23 de novembro de 2014, disponível em http://www.ipv.pt/millenium/Millenium_17.htm
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.