Cinemeducation: o Curso
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2524Palavras-chave:
Educação à distância, Ensino, Cinemeducation, Cinema, Transtornos da personalidadeResumo
Este artigo apresenta como temática o uso de obras cinematográficas, referente a um curso sobre os Transtornos da Personalidade, voltado a estudantes de graduação. Objetivou-se criar, aplicar e avaliar um curso de cinemeducation (ensino por meio de filmes) assíncrono, remoto e virtual. Trata-se de um estudo quase-experimental, transversal e de natureza mista. As etapas do método se constituíram em: fundamentação, definição, criação, divulgação, aplicação e instrumentos, análise e consolidação. No total, houve 25 participantes, 96% do gênero feminino, estudantes das áreas de Ciências Biológicas e Humanas, com idade entre 18 e 58 anos. As análises de desempenho mostraram que houve aprendizado, pelo aumento estatisticamente significativo das notas do curso, o qual independe da faixa etária, da área dos cursos de origem e do ambiente de aprendizado preferencial. O aproveitamento teve média de 94,6%. Os dados sugerem que o comprometimento declarado pelos estudantes não impactou nas notas finais do curso. O curso obteve uma avaliação favorável e os dados qualitativos foram categorizados por: elogio, dúvida, crítica e sugestão. Quanto às principais limitações, identificou-se: a ausência de comparação de aprendizado entre os gêneros masculino e feminino, o uso de apenas uma obra para cada aula e a ausência de cenas de filmes para as aulas de introdução e revisão. O objetivo principal foi alcançado por meio do desenvolvimento de um curso estruturado, com aspectos teóricos complexos, devidamente fundamentados, a partir da proposta do cinemeducation. No cômputo dos dados gerais, os resultados indicam a replicação do cinemeducation remoto e virtual.
Palavras-chave: Cinemeducation. Cinema. Transtornos da Personalidade. Educação à Distância. Ensino.
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