Predição de Evasão em Cursos EAD: um Modelo Baseado em Árvore de Decisão que Integra Causas Exógenas e Endógenas
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2504Palavras-chave:
Evasão, Ciência de Dados, Educação a distância, Modelos preditivos, Aprendizagem supervisionada, ciência de dadosResumo
Embora a maioria das IES esteja desenvolvendo programas para controlar a evasão, muitos dos modelos preditivos existentes se baseiam em dados ou causas que não impactam diretamente os altos índices de evasão. Neste contexto, e considerando estudos recentes que recomendam a utilização da ciência de dados para desenvolver modelos preditivos, esta pesquisa propôs um modelo de predição de evasão em cursos de graduação EAD. Utilizando aprendizagem de máquina e um algoritmo de aprendizagem supervisionada chamado árvore de decisão, o modelo integrou causas exógenas e endógenas de evasão. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, foi classificada como exploratória e incluiu um estudo de caso e revisão bibliográfica. Os resultados revelaram a importância e a interação entre as variáveis de engajamento, idade e a distância entre o município de residência do aluno e o polo de EAD. Estas descobertas oferecem insights valiosos para as estratégias de retenção em instituições que oferecem educação a distância.
Palavras-chave: Educação a distância. Evasão. Modelos Preditivos. Ciência de dados. Aprendizagem supervisionada.
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