Análise de Canais do Youtube como Objetos de Aprendizagem de Suporte ao Estudo de Anatomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2488

Palavras-chave:

Educação superior, YouTube, Anatomia, Aprendizagem, Professor

Resumo

A anatomia humana é essencial no ensino em saúde, com métodos tradicionais sendo amplamente utilizados, apesar das limitações estruturais. A introdução de novas metodologias e o uso de plataformas como o YouTube são estratégias para melhorar o aprendizado. No Brasil, a escassez de conteúdo online de qualidade sobre Anatomia leva os estudantes a buscar vídeos na internet, mas a falta de critérios de qualidade preocupa educadores. Este estudo tem como objetivo analisar vídeos sobre Anatomia Humana disponíveis no YouTube, aplicando os princípios da teoria de aprendizagem multimídia de Mayer. A pesquisa utilizou a metodologia de avaliação documental, selecionando os cinco primeiros canais sobre anatomia humana encontrados na plataforma, com base na palavra-chave "anatomia humana". Foram analisados os vídeos mais recentes de cada canal, focando na forma de apresentação do conteúdo, com ênfase nos princípios de coerência, sinalização, redundância, contiguidade espacial e temporal, segmentação, pré-treinamento, modalidade, multimídia, personalização e voz. Os resultados mostraram que a maioria dos vídeos seguiu os princípios de coerência, contiguidade espacial e temporal, segmentação, multimídia, personalização e voz, porém houve variação na aplicação de sinalização, redundância e pré-treinamento. Embora o uso de vídeos como ferramenta complementar ao ensino de anatomia seja reconhecido, a qualidade do conteúdo e a falta de controle sobre a veracidade das informações são desafios. O estudo destaca a importância de critérios para avaliar a qualidade dos vídeos e a necessidade de capacitação dos docentes para a produção de materiais educativos eficazes, visando um ensino híbrido que combine recursos digitais e presenciais.

 

Palavras-chave: Educação. Ensino superior. Tecnologias digitais. Youtube. Aprendizagem.

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Publicado

10-04-2025

Como Citar

Vale, L., & Neto, J. P. da S. (2025). Análise de Canais do Youtube como Objetos de Aprendizagem de Suporte ao Estudo de Anatomia . EaD Em Foco, 15(1), e2488. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2488

Edição

Seção

Estudos de Caso