Design de Cursos de Formação Continuada na Modalidade a Distância: uma Proposta Baseada na Trilha CCoPER@R
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2388Palavras-chave:
Diretrizes, Tecnologias, Trilhas de formação continuadaResumo
Com o avanço da sociedade da informação, torna-se emergente a oferta de formação continuada que mobilize conhecimentos técnicos e tecnológicos e apresente recursos e soluções às necessidades que emergem pelo fazer docente. Para otimizar as produções, dinamizar as aulas, facilitar a organização docente e potencializar as capacidades de mediar de forma crítica-reflexiva os processos de ensino e de aprendizagem, entendemos que é urgente ofertar aos docentes alternativas para fomentar a formação continuada e a integralização de tecnologias no ensino, a fim de atender às novas demandas do contexto escolar. Destarte, propomos as diretrizes CCoPER@R, as quais são ofertadas no formato de trilhas de aprendizagem, como uma possibilidade para fomentar a formação continuada docente na modalidade a distância. Tais diretrizes têm como objetivo orientar futuros cursos e pesquisas sobre formação continuada no formato de trilhas, com vista a instigar a integração de tecnologias educacionais em rede em aplicação por meio das ações extensionistas entre escolas e universidades, permitindo desse modo impulsionar o tripé ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Diretrizes. Trilhas de Formação Continuada. Tecnologias
Downloads
Referências
ALMEIDA, B.F.; RHODEN, S.M. Trilhas formativas em artes integradas: Uma formação-ação com professores da Educação Básica. Anais. 27º Seminário Nacional de Arte e Educação. Montenegro: Editorada FUNDARTE, p.01-13, 2021. Acesso em: 10 de novembro de 2023. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/issue/currentem 30denovembrode2021
BASTOS, F. B.; ANACLETO, F. N.; SANTOS, J. H. Formação continuada colaborativa de professores de Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 2, abr./jun. 2018. Acesso em: 18 de julho de 2023. Disponível em: https://www.academia.edu/37628986/FORMA%C3%87%C3%83O_CONTINUADA_COLABORATIVA_DE_PROFESSORES_DE_EDUCA%C3%87%C3%83O_F%C3%8DSICA?email_work_card=view-paper
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 1996. Acesso em: 23 agosto de 2023. Disponível em: em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
BRASIL. Plano Nacional de Educação - PNE, aprovado pela Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014. 2014. Acesso em: 25 agosto de 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. 2017. Acesso em: 05 de agosto de 2022. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica. 2020. Acesso em: 02 de setembro de 2023. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2020-pdf/164841-rcp001-20/file
BRASIL. Ofício Circular nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS. Ministério da Saúde Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Saúde Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Brasília, 24 de fevereiro de 2021. Acesso em: 10 de junho de 2023. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/images/Oficio_Circular_2_24fev2021.pdf
BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. 2023. Política Nacional de Educação Digital – PNED. Acesso em: 14 de setembro de 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20232026/2023/Lei/L14533.htm
BRIGO, J.; FLORES, C. R.; WAGNER, D. R. Sobre o estudar com professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a ideia de uma formação-trilha. Diretório DOAJ de Periódicos de Acesso Aberto - Não para CDI Discovery BoEM, 2020. Vol.8 (17), p.232-248. Acesso em: 02 de outubro de 2022. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/17871/12312
CARGNELUTTI, D. C. Rede colaborativa virtual: conectando saberes entre professores. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais sem Rede), Centro de Educação, Repositório Digital da UFSM Manancial, 2022. Acesso em: 10 de julho de 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/24489
COUTO, E. R. E-tutoring eXPerience: design do processo de formação de tutores de línguas para o ensino online. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais sem Rede), Centro de Educação, Repositório Digital da UFSM Manancial, 2024. Acesso em: 10 de janeiro de 2025. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/33457
CORDENONSI, A. Z. Artefatos Técnicos e Tecnológicos: Identificação e Cadastro. PPGTER/DIR.24.2021.TEC. Relatórios Técnicos do Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede. Universidade Federal de Santa Maria -UFSM. Acesso em: 02 de junho de 2022. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/517/2021/06/PPGTER.DIR_.24.2021.TEC_ 1.pdf
CZESZAK, W.; MATTAR, J. Autoavaliação e colaboração na formação online: revisão de literatura e estudo de caso. Revista Científica de Educação a Distância. 2020. Acesso em: 10 de outubro de 2023. Disponível em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1085/969
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Acesso em: 20 de julho de 2023. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. Acesso em:19 de julho de 2023. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Paulo-Freire-Pedagogia-da-indigna%C3%A7%C3%A3o.pdf
LASAKOSWITSCK, R.; CUSTÓDIO, S. V. F.; ROSA, T. A. Trilhas formativas e formação continuada de professores: Oficinas para inserção das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Diretório DOAJ de Periódicos de Acesso Aberto - Não para CDI Discovery Dialogia (São Paulo), 2022 (40), p.e 21722. Acesso em: 02 de outubro de 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21722
MALLMANN, E. M.; SCHNEIDER, D. R.; MAZZARDO, M. D. Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) dos Tutores. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44468 Acesso em: 12 de outubro de 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44468
MATOS, C. A. L. de. Trilhas de formação online: recontextualização de multiletramentos em práticas de ensino de línguas. Tese (Doutorado em Letras em andamento) Centro de Educação UFSM, no prelo.
MOTA, S. C. Trilhas de formação continuada na modalidade a distância: pesquisas e diretrizes para orientar docentes da rede básica de ensino. Dissertação de Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria –UFSM, Centro De Educação. Programa De Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – Mestrado Profissional, 2024. Acesso em: 21 de maio de 2024. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/32986
MOTA, S. C. Promovendo a imaginação sociológica na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais), Centro de Ciências Sociais e Humanas, Repositório Digital Manancial, UFSM. Santa Maria, RS. 2022. Acesso em: 01 de dezembro de 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/23671
MOTA, S. C.; REIS, S. C. CCoPE@R: diretrizes para orientar o design de trilhas de formação continuada na modalidade a distância. Produto tecnológico. Programa de Pós Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede Mestrado Profissional, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2024. Acesso em: 21 de maio de 2024. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/32986/Produto.pdf?sequence=2&isAllowed=y
NÓVOA, A. (coord.) - "Os professores e a sua formação". Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33. Acesso em: 02 de novembro de 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/4758
PRUDÊNCIO, D. S. Aprendizagem no contexto do trabalho: contribuições para formação continuada de professores de biblioteconomia. Revista Científica da Faculdade Sul Fluminense FASF, v. 5, 2020. Caderno Temático - Anais do XVI
SIAT - Seminário Internacional Analítico de Temas Interdisciplinares. Acesso em: 12 de outubro de 2023. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1057
REIS, S. C. Do discurso à prática: textualização de pesquisas sobre o ensino de inglês mediado por computador. Tese (Doutorado do Programa de Letras) Repositório Digital Manancial, UFSM. Santa Maria, RS. 2010. Acesso em: 21 de maio de 2024. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/3964/REIS%2C%20SUSANA%20CRISTINA%20DOS.pdf
REIS, S. C. Curso English Online 3D no Moodle: uma proposta de artefato digital para o ensino de inglês como língua adicional na modalidade híbrida. ILHA DO DESTERRO, v. 74, p. 415-444, 2021. Acesso em 23 de janeiro de 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/80730
REIS, S. C. Design de Materiais digitais no contexto de Professores em EaD: integrando ensino híbrido e trilhas de aprendizagem, Curso de Letras-Inglês, 2024, no prelo.
REIS, S. C.; GOMES, A. F. Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital. Calidoscópio, v. 12, p. 367-379, 2014. Acesso em: 02 de outubro de 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4013/cld.2014.123.11
REIS, S. C. et al. Desafios para produção de material didático digital gamificado no Google Clasrrom: um relato de experiência na perspectiva do docente. ReTER, Santa Maria, v.2, n.2. ISSN:2675-9950 Dossiê Práticas de Ensino Remoto nas Áreas de Educação, Letras e Interdisciplinar, 2021. Acesso em: 14 de outubro de 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65520/html
RIO GRANDE DO SUL. Secretária de estado da Educação. Departamento pedagógico, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Referencial Curricular Gaúcho: Educação Infantil. Porto Alegre, 2018. V1. Acesso em: 5 de agosto de 2022. Disponível em: https://portal.educacao.rs.gov.br/Portals/1/Files/1532.pdf
SANTA MARIA. Documento Orientador Curricular – DOC Santa Maria, 2018. Acesso em: 5 de agosto de 2022. Disponível em: https://www.santamaria.rs.gov.br/docs/noticia/2019/08/D21-1747.pdf
STANO, R. C. M. T. A pesquisa do cotidiano escolar pelas trilhas da formação docente: uma articulação universidade-escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2017, Vol.12 (1), p.529-540. Acesso em: 03 de outubro de 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8156/6258
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Edição 17. Petrópolis, RJ. Vozes, 2014. Acesso em: 12 de junho de 2023. Disponível em: https://www.academia.edu/86539423/Saberes_Docentes_Tardif_
ZANELLA, L. C. H. Metodologia de pesquisa. 2. ed. reimp. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2013. Acesso em 02 de junho de 2022. Disponível em: https://faculdadefastech.com.br/fotos_upload/2022-02-16_10-05-41.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.










