Design de Cursos de Formação Continuada na Modalidade a Distância: uma Proposta Baseada na Trilha CCoPER@R

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2388

Palavras-chave:

Diretrizes, Tecnologias, Trilhas de formação continuada

Resumo

  Com o avanço da sociedade da informação, torna-se emergente a oferta de formação continuada que mobilize conhecimentos técnicos e tecnológicos e apresente recursos e soluções às necessidades que emergem pelo fazer docente. Para otimizar as produções, dinamizar as aulas, facilitar a organização docente e potencializar as capacidades de mediar de forma crítica-reflexiva os processos de ensino e de aprendizagem, entendemos que é urgente ofertar aos docentes alternativas para fomentar a formação continuada e a integralização de tecnologias no ensino, a fim de atender às novas demandas do contexto escolar. Destarte, propomos as diretrizes CCoPER@R, as quais são ofertadas no formato de trilhas de aprendizagem, como uma possibilidade para fomentar a formação continuada docente na modalidade a distância. Tais diretrizes têm como objetivo orientar futuros cursos e pesquisas sobre formação continuada no formato de trilhas, com vista a instigar a integração de tecnologias educacionais em rede em aplicação por meio das ações extensionistas entre escolas e universidades, permitindo desse modo impulsionar o tripé ensino, pesquisa e extensão.

 

Palavras-chave: Diretrizes. Trilhas de Formação Continuada. Tecnologias

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Publicado

08-10-2025

Como Citar

Mota, S. da C., & Reis, S. C. dos. (2025). Design de Cursos de Formação Continuada na Modalidade a Distância: uma Proposta Baseada na Trilha CCoPER@R. EaD Em Foco, 15(1), e2388. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2388

Edição

Seção

Estudos de Caso