Desenvolvimento de uma Interface para Visualização de Perfis de Engajamento Criados a Partir de Agrupamento de Dados Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2386Palavras-chave:
Educação a distância, Engajamento, Visualização de dados, UsabilidadeResumo
A modalidade de ensino a distância enfrenta desafios para melhorar a eficiência do ensino, reduzir o isolamento dos alunos e aprimorar as tecnologias de suporte. Pesquisas focam no engajamento dos estudantes, mas turmas grandes dificultam o acompanhamento individual. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma interface para visualização de perfis de engajamento com base em dados educacionais agrupados. Utilizou-se o Design Science Research (DSR), que envolveu: 1) investigação do problema, por meio de entrevistas com professores; 2) desenvolvimento, com a escolha de variáveis de engajamento, algoritmo de agrupamento e metáforas de visualização; 3) avaliações, com feedback de professores e especialistas em visualização de dados. Como resultados, destacam-se: 1) a necessidade de ferramentas de acompanhamento e a importância dos fóruns, mencionadas pelos professores; 2) a estrutura “what-why-how” para escolha da visualização; 3) características para garantir maior usabilidade nos painéis, como reduzir o scroll e agrupar visualizações por tipo de informação, conforme apontado pelos especialistas.
Palavras-chave: EaD. Engajamento. Visualização de dados. Usabilidade
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