COMPARAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS DE MICROBIOLOGIA DE DOIS CURSOS BRASILEIROS SEMIPRESENCIAIS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v4i2.230Resumo
Materiais didáticos impressos para Educação a Distância (EaD) necessitam de características especiais que promovam a autonomia do aluno, incentivem-no a buscar mais informações e agucem seu gosto pelo conhecimento. Nesse contexto, este trabalho objetivou analisar e comparar a arquitetura da informação e as atividades de materiais didáticos impressos utilizados na disciplina Microbiologia dos cursos semipresenciais de Licenciatura em Ciências Biológicas do Consórcio Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi observada, em ambos os materiais, conectividade adequada, propiciando a dinâmica ativa de estudo. No entanto, o fascículo do CEDERJ apresentou menor linearidade, sendo rico em caixas de informações periféricas que possibilitam diferentes rotas de leitura. Em ambos os materiais foram observadas atividades predominantemente de caráter formativo ao longo do texto e ao final das aulas, permitindo a gradativa construção do conhecimento mediante a verificação constante da aprendizagem.
Palavras-chave: Material didático impresso. Arquitetura da informação. Feedback. Avaliação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.