Editorial

Autores

  • Masako Oya Masuda Fundação CECIERJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.23

Resumo

A Educação a Distância (EaD) é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, envolvendo estudantes e professores no desenvolvimento de atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Essa definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005, que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (Leis de Diretrizes e Bases) (MEC, 2009).
Com o desenvolvimento constante e acelerado das tecnologias da comunicação e da informação, surgem novos usos e possibilidades para os processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento e divulgação científica. Essas novas técnicas permitem, através da utilização crescente de multimídias e ferramentas de interação, novos processos de produção de enunciados voltados para o desenvolvimento do indivíduo em todas as suas dimensões: material, emocional, social.
Aspectos como o distanciamento geográfico e contextos sociais diferenciados que, antes, dificultavam a colaboração entre as pessoas e diminuíam o acesso à informação passaram, ao contrário, a constituírem-se em fatores de enriquecimento do debate, principalmente graças ao avanço das mídias digitais e à expansão e à melhoria da internet.
Dentro deste contexto, a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) desenvolve ações amplas em Educação a Distância, oferecendo a infraestrutura operacional ao Consórcio CEDERJ: iniciado em 2000. O Consórcio é um convênio entre as universidades públicas estaduais (UENF e UERJ) e federais (UFRJ, UFF, UNIRIO e UFRRJ) situadas no estado do Rio de Janeiro e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) para proporcionar educação de nível superior, de qualidade e gratuita, às pessoas com dificuldade de acesso à universidade, seja por viverem afastadas dos principais centros urbanos, seja pela indisponibilidade de tempo.
 A Fundação CECIERJ também oferece o Programa de Pré-Vestibular Social e cursos de formação continuada para professores e profissionais afins, em exercício, no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Atua também, na área de popularização da ciência com diferentes projetos como a Caravana e a Lona da Ciência, a Praça da Ciência Itinerante, os Espaços da Ciência no interior do Estado, o projeto Jovens Talentos para Ciência, e a mostra Ver Ciência.
Na busca pela excelência na Educação Superior a Distância e com o objetivo de contribuir para uma ampla divulgação e discussão dos trabalhos nesta área, desenvolvemos a revista científica EAD em Foco. O objetivo é que ela propicie a abordagem de questões conceituais e metodológicas, bem como o acompanhamento do desenvolvimento das pesquisas, aplicadas ou teóricas na área de EAD.

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Biografia do Autor

Masako Oya Masuda, Fundação CECIERJ

Presidente da Fundação CECIERJ

Publicado

2010-04-15

Como Citar

Masuda, M. O. (2010). Editorial. EaD Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.23

Edição

Seção

Editorial

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