Projeto Político-Pedagógico de Especialização na UNIVESP: Análise das Diretrizes da Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2160Palavras-chave:
Projeto pedagógico, Formação Lato-sensu, Educação a distânciaResumo
O presente artigo promove a análise de conteúdo do Projeto Político-Pedagógico do curso de Especialização em Processos Didático-Pedagógico para Cursos na Modalidade a Distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), com o objetivo de discutir a forma e o conteúdo que se apresentam, assim como o perfil institucional que se desenha através da articulação do curso como um todo. A escolha deste último como objeto de investigação se deu por ser uma instituição estadual pioneira em ensino superior no formato virtual e, portanto, traz perspectivas inovadoras sobre a formação e atuação docentes, além da própria vivência empírica dos/as autores/as. A questão central da pesquisa é: como as escolhas das regulamentações institucionais organizam e orientam a especialização de profissionais da educação? Para respondê-la, consideramos o intitulado “Projeto Pedagógico de Curso” — enquanto um registro formal e válido das propostas e caminhos institucionais, o qual, apesar de não estar explícito no nome dado pela Univesp, é político por natureza — um norte para a práxis dos/as agentes envolvidos nos processos de ensino. Em termos metodológicos, foi empregada a análise de conteúdo das diretrizes pedagógicas através da definição das categorias analíticas referentes a forma e conteúdo pelos quais os elementos pedagógicos são dirigidos; e a intencionalidade do curso, como uma formação e concomitantemente uma relação de práticas de estágio. Como resultado, identificamos ambivalências nas diretrizes tomadas pelo projeto em relação à sua natureza e lacunas nas legislações de ensino superior na modalidade virtual.
Palavras-chave: Projeto político-pedagógico. Formação lato-sensu. Educação a distância.
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