A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIOINSTITUCIONAIS A PARTIR DE INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Marco Aurelio Silva Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Veronica da Silveira Pedro Universidade Federal Fluminense
  • Rita de Cássia da Silva Soares Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este estudo verifica as interações entre uma cursista e uma tutora em um fórum de curso on-line, com o objetivo de analisar a construção de identidades em seus aspectos sociais e institucionais. Foram selecionadas e analisadas nove postagens da cursista e da tutora. As trocas interacionais entre as participantes por meio do discurso escrito são analisadas pela perspectiva dos conceitos teóricos da construção de identidades sociais, construção de identidades institucionais e receptividade. Os estudos mostram que os comportamentos discursivos da cursista e da tutora no fórum podem estar baseados no desejo de construir identidades socioinstitucionais específicas no ambiente on-line.

Palavras-chave: Discurso. Interação. Identidade.

Biografia do Autor

Marco Aurelio Silva Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduação Letras Português-Inglês (UniMSB)

Especialização Gramática e Linguística (UCB)

Mestrado Estudos da Linguagem (PUC-Rio)

Especializando Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF)

Doutorando Estudos da Linguagem (PUC-Rio)

Veronica da Silveira Pedro, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Linguística (UFF)

Doutora em Linguística (UFF)

Especializando Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF)

Rita de Cássia da Silva Soares, Universidade Federal Fluminense

Graduação Educação Física (UniMSB)

Especialização Psicomotricidade (UCB)

Especializando Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF)

Publicado
2014-10-30
Como Citar
Souza, M. A. S., Pedro, V. da S., & Soares, R. de C. da S. (2014). A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIOINSTITUCIONAIS A PARTIR DE INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. EaD Em Foco, 4(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v4i2.194
Seção
Estudos de Caso