Estado da Questão sobre a Experimentação no Contexto Online: o que Dizem os Eventos da Área do Ensino de Física?

Autores

Resumo

The research aimed to understand the State of the Question of experimentation in Physics in the online context through events organized by the Brazilian Physics Society and by the Brazilian Association for Distance Education. For this, we analyzed 40 articles through two categories: “Didactic tool: the potentials and limits that cross the use of the virtual and face-to-face experiment in the teaching of Physics” and “Online teaching spaces and strategies in the training of physics teachers”. We concluded that the integration between virtual and real resources is the realm of face-to-face, distance or hybrid modalities, constitutes as a way for the classes to become more interactive, leaving the teacher to use them in the creation of activities that expand collaborative actions in the classroom.

Keywords: Experimentation. Online teaching. State of the question. Physics teaching.



Resumo. A pesquisa buscou compreender o Estado da Questão sobre a experimentação em Física no contexto online através de eventos organizados pela Sociedade Brasileira de Física e Associação Brasileira de Educação a Distância. Para isso, analisamos 40 artigos por meio de duas categorias: “Ferramenta didática: as potencialidades e os limites que atravessam o uso do experimento virtual e presencial no ensino de Física” e “Espaços e estratégias didáticas online na formação de professores de Física”. Significamos que a integração entre recursos virtuais e reais no âmbito da modalidade presencial, a distância ou híbrida, constitui-se como um caminho para que as aulas se tornem mais interativas, cabendo ao professor utilizá-las na criação de atividades que ampliem as ações colaborativas em sala de aula.

Palavras-chave: Experimentação. Ensino online. Estado da questão. Ensino de física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Rattmann Magalhães Pirez, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Física. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG. Técnica em Física do Instituto de Matemática, Estatística e Física da FURG.

Anahy Arrieche Fazio, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Física. Bacharel em Física Médica. Mestre em Fisiologia Animal Comparada. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG.

Franciele Pires Ruas, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Física. Mestre em Educação em Ciências. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG.

Rafaele Rodrigues de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Física. Mestre e Doutora em Educação em Ciências. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Referências

AGUIAR, M. S.; CASTRO, R. M. de. Atividades experimentais e novas tecnologias nas disciplinas de Física no Ensino Médio. Anais do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Luís – MA. 2007. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/atas/resumos/T0525-1.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

AGUIAR JÚNIOR, O. G.; VILLANI, C. E. P. Experimentos e simulações como recursos mediacionais no ensino de Física: reflexões no curso de experiência de formação docente no PIBID/UFMG. Anais do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Sebastião – SP. 2012. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xiv/sys/resumos/T0314-1.pdf. Acesso em: 15 jul.2020.

AGUIAR, M. D. et al. Teacher malaise in physics teaching: perspectives and challenges. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e106963265, 2020.

ALVES, N. F.; NEIDE, I. G. A Integração de atividades experimentais e computacionais para o ensino de Física: uma possível estratégia para o ensino de Óptica Geométrica. Anais do XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Campos do Jordão - SP. 2018. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xvii/programa/trabalhos.asp?sesId=39. Acesso em: 15 jul. 2020.

AMARAL, É. et al . Laboratório virtual de aprendizagem: uma proposta taxonômica. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v.9, n.2, 2011.

BORGES, M. C. Formação inicial e continuada no PIBID - Experiências entre atores da Educação Básica e Superior. Anais do XVII ENDIPE. Fortaleza – CE. 2014.

CAETANO, T. C.; SILVA, A. P. da; MOREIRA, C. C. Desenvolvimento de experimentos de acesso remoto para o ensino de Física: uma investigação sobre as potencialidades do experimento anel de Thomson. XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Sebastião – SP. 2014. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/~epef/xv/. Acesso em: 15 jul. 2020.

CARDOSO G. F.; SILVA, A. C.; VILARDI, L. Os Desafios na Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 274-291, 24 ago. 2020.

CARVALHO, D. L. de; DUARTE, J. L. M.; PACCA, J. L. de A.Um curso a distância sobre eletromagnetismo:o planejamento e o processo de aprendizagem. IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Jaboticabaus - MG. 2004. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/ix/. Acesso em: 15 jul. 2020.

COFFIE, I. S.; FREMPONG, B. B.; APPIAH, E. Teaching and Learning Physics in Senior High Schools in Ghana: The Challenges and the Way Forward. Advances in Research, v. 21, n.3, p. 35-42, 2020.

COSTA, S. C.; GALEGO, L. G. C. Experimentação e formação inicial docente em Ciências no PIBID: relato de experiência. Revista Iniciação & Formação Docente, vol.5, n.1, p.1-14, 2018.

DUARTE, M.; JAMMAL, N.; JUNIOR, E. da C. Atividades experimentais de bancada e simulações computacionais: percepções dos alunos sobre realidade. XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Sebastião – SP. 2014. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/~epef/xv/. Acesso em: 15 jul. 2020.

DUTRA, L. de. M; BARROSO, M. F. O uso de experimentos como ferramenta de ensino e aprendizagem: estudo de um caso. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo – SP. 2013. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/sys/resumos/T0552-1.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

EVANGELHO, B. V do; SANTOS, R. C. M. Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Carlos – SP. 2017. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0594-1.pdf. Acesso em: 15 ago. 2020.

GAMA, C. F.; PAZÊTO, F.; COUVEIA, R. C. Vídeo instrucional – montagem de experimentos. Anais do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro – RJ. 2005. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0641-1.pdf. Acesso em: 23 ago. 2020.

GOMES, et al. Desenvolvimento de um app android para auxiliar a confecção de experimentos alternativos para o ensino de Física. Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Carlos – SP. 2017. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T1946-1.pdf. Acesso em 15 ago. 2020.

GOUVEIA, R. C.; GAMA, C. F.; PAZÊTTO, F. Vídeo Instrucional - Montagem de Experimentos. Anais do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro-RJ. 2005. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/. Acesso em: 2. dez. 2019.

HECKLER, V.; et al. A experimentação em Ciências online envolve sujeitos em pesquisa-formação ao operar objeto aperfeiçoável imersos na linguagem. Atas do VIII ENPEC. Campinas – SP. 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0862-1.pdf. Acesso em 13 jul. 2020.

HECKLER, V. Experimentação em Ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA.2014. 242 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.

HECKLER, V.; FAZIO, A. A.; RUAS, F. P. Investigação com Atividades Práticas Experimentais na formação com professores geograficamente distantes. Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 1, n.1, p.1-12, 2020.

HEIDEMANN, L. A.; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. Experimentos empíricos versus simulações computacionais: uma controvérsia no ensino de Física. Anais do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Maresias-SP. 2012. Disponível: http://www.sbfisica.org.br/~epef/xiv/. Acesso em: 15 jul. 2020.

HOFFMANN , J. L. O panorama de uso da experimentação no ensino da Física em municípios da região oeste do Paraná: uma análise dos desafios e das possibilidades. 2017. 198 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.

IWAMOTO, H. K. S.; CAETANO, T. C.; SILVA, A. P. da; Desenvolvimento de um experimento remoto para o ensino de física: ondas estacionárias. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Uberlândia – MG. 2015. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T1050-1.pdf. Acesso em: 5 ago. 2020.

KOEHLER, L. F.; MAZER, H.; BRINATTI, A. M. Lei de Stefan-Boltzmann: uma experiência virtual. Anais do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física. Curitiba - PR. 2003. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xv/. Acesso em: 22 jul. 2020.

LEAL, A. C. da S.; et al. Utilização de simulação computacional, experimento e intermediação do professor no ensino de movimento de projéteis para o Ensino Médio. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Uberlândia – MG. 2015. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0629-1.pdf. Acesso em: 5 ago. 2020.

LEIRIA, T. F.; MATARUCO, S. M. C. O Papel das Atividades Experimentais no Processo Ensino-Aprendizagem de Física. Anais do Educere - XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba - PR. 2015. Disponível em: https://educere.pucpr.br/pt/. Acesso em: 4 mai. 2020.

LIMA, E. G. Metodologia alternativa para o ensino de Física: experimento de baixo custo em Mecânica. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

LOPES, R. P.; et al. Experimentação real e virtual de circuitos elétricos simples como ferramenta mediadora no processo de aprendizagem de Física. Anais do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória – Espírito Santo. 2009. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/. Acesso em: 12 jul. 2020.

MENDES, M. A.; FIALHO, F. A. P. Experimentação tecnológica prática a distância. Anais do 12º Congresso Internacional de Educação a Distância. Florianópolis – SC. 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/home.htm. Acesso em: 14 mai. 2020.

MONTEIRO, J. C. B. et al. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como fator de motivação no ensino de Física. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF. São Paulo - SP. 2013. Disponível em:<https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/sys/resumos/T0550-1.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2020.

MONTEIRO, M. A. A. et al. Experimento controlado remotamente para o estudo da cinemática. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo – SP. 2013. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/sys/resumos/T1042-1.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

MOREIRA, R. M.; MANTILLA, S. P. S. Atividade experimental e simuladores didáticos on-line: impacto na aprendizagem de Física. Anais do 21º Congresso Internacional de Educação a Distância. Bento Gonçalves – RS. 2015. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/21-ciaed/pt/anais/. Acesso em: 14 mai. 2020.

MORO, F. T.; NEIDE, I. G.; VETTORI, M. Atividades experimentais e simulações computacionais: alicerces dos processos de ensino e de aprendizagem da Física no Ensino Médio. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Uberlândia – MG. 2015. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T1059-1.pdf. Acesso em 5 ago. 2020.

NEIDE, I. G.; GAMA JÚNIOR, R. C. Um diagnóstico das publicações sobre a integração das atividades experimentais e computacionais no ensino de Física. Anais do XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Campos do Jordão – SP. 2018. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/~epef/xvii/index.php/pt/index.html. Acesso em: 15 jul. 2020.

NEVES, J. A.; et al. Simuladores como atividades práticas complementares ao laboratório real. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo – SP. 2013. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/sys/resumos/T1043-1.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

NÓBREGA-THIERREN, S.M .; THIERREN, J. Trabalhos Científicos e o Estado da Questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, jul-dez./2004.

OLIVEIRA, C. de; MOURA, S.P.; SOUZA, E.R. de. TIC’s na Educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Revista Pedagogia em Ação, v.7, n.1, 2015.

OLIVEIRA, H. S.; FREIRE, M. L. F. . O computador e o ensino de Física: simulação e modelagem computacional. Revista Compartilhando Saberes, v. 1, p. 40, 2014.

PEREIRA, M. V. et al. Demonstrações experimentais de Física em formato audiovisual produzidas por alunos do Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, p. 676-692, 2011.

PESSANHA, M. C. R; COZENDEY, S. G.; SOUZA, M. O. Interação entre luz e matéria: um experimento com acesso a distância através da Internet. Anais do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória – ES. 2009. Disponível em: <https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/programa/lista_trabalho.asp?sesId=23>. Acesso em: 15 jul.2020.

PONTONE JUNIOR, R.; PAULA, H. F. Caracterização geral do uso de simulações e laboratórios virtuais em uma sala de aula de Física. Anais do XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Campos do Jordão-SP. 2018. Disponível em: <https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xvii/programa/trabalhos.asp?sesId=39>. Acesso em: 15 jul.2020.

RUAS, F.P. et al. Formação Online de professores de ciências: a construção de modelos explicativos com vistas a compreensão de fenômenos. In: KRAUSE, J.C et al.(org.). Formação docente e educação científica. Cruz Alta: Ilustração, 2020. p.229-240.

SALES, G. L.; LEITE, E. A. M; VASCONCELOS, G. H. L. TDIC como suporte à aprendizagem de física no Ensino Médio. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Uberlândia – MG. 2015. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0006-1.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

SANTOS, J. C. dos. et al. Conciliando experimento e simulação computacional no ensino de queda livre. Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Carlos – SP. 2017. Disponível em:https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0604-1.pdf. Acesso em 15 ago. 2020.

SCHUCK, A. F.; SERRANO, A. Um exemplo do uso de experimentos virtuais objetivando a introdução de conceitos de mecânica quântica na disciplina de estrutura da matéria. IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Jaboticabaus - MG. 2004. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/ix/. Acesso em: 15 jul. 2020.

SENA, M.; SILVA, R.; MARTINS, A. Oficina de experimentos virtuais de física para o Ensino Médio. Anais do XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Natal – RN. 2016. Disponível em: http://sbfisica.org.br/~fisica2016/. Acesso em: 11 set. 2020.

SILVA, N. C. da. Laboratório virtual de Física Moderna: simulações para seis arranjos experimentais. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo – SP. 2013. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/sys/resumos/T0471-1.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

SILVA, T. da. Um material didático hipermídia para o ensino de fenômenos astronômicos. Anais do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Luís – MA. 2007. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/atas/resumos/T0503-1.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

SILVA, M. J. V. T. da; ANGOTTI, J. A. P.; MION, R. A. Revitalizar laboratórios para ensinar física: possibilidades dos softwares de autoria em atividades teórico-experimentais. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba – PR. 2008. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xi/resumo.shtml. Acesso em: 11 set. 2020.

SILVA, T. da; BARROSO, M. F. Fenômenos astronômicos e ensino a distância: produção e avaliação de materiais didáticos. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba – PR. 2008. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xi/resumo.shtml. Acesso em: 11 set. 2020.

SILVA, J. C. et al. Usos de simulações em aulas de física: o fazer e o refletir de equipe do PIBID Física UFMG. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Uberlândia – MG. 2015. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0569-2.pdf. Acesso em: 5 ago. 2020.

SILVA, C.F. da. et al. Atividade virtual de física em escolas de Rondônia. Anais do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Maresias - SP. 2012. Disponível em: <https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xiv/sys/resumos/T0137-1.pdf >. Acesso em: 15 jul.2020.

SIM, A. A. do; MONTEIRO, M. A. A. Experimento remoto como ferramenta de aprendizagem: um estudo comparativo. Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Carlos – SP. 2017. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0426-1.pdf. Acesso em 15 ago. 2020.

SOUZA, G. L. de et al. Experimentação Remota no Ensino de Física. Anais do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física. Curitiba - PR. 2003. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xv/. Acesso em: 22 jul. 2020.

SOUZA, C. P. de; COSTA FILHO, J. T. Laboratório a distância - um novo recurso na educação a distância. Anais do 8º Congresso Internacional de Educação a Distância. Brasília - DF. 2001. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2001/. Acesso em: 14 mai. 2020.

STEIN-BARANA, A. C. de M.; LOPES, D. P. M. Temas de Física no ensino de Ciências: formação continuada a distância de professores do primeiro ciclo do Ensino Fundamental associada à inclusão digital.Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba – PR. 2008. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xi/resumo.shtml. Acesso em: 11 set. 2020.

TORI, R.. Educação sem distância: As Tecnologias Interativas na Redução de Distâncias em Ensino e Aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, v. 1. 256p. 2010.

XAVIER, A. P.; VERTCHENKO, L.; AMANTES, A. Atividade prática associada à simulação computacional para o ensino de conceitos de hidrodinâmica. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Uberlândia – MG. 2015. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0954-1.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Pirez, D. R. M., Fazio, A. A., Ruas, F. P. ., & Araujo, R. R. de. (2021). Estado da Questão sobre a Experimentação no Contexto Online: o que Dizem os Eventos da Área do Ensino de Física?. EaD Em Foco, 11(1). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1371

Edição

Seção

Revisões

Most read articles by the same author(s)