Experiências de Professores que Atuam em Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais de Graduação de Universidade Privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1130

Resumo

A portaria do MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019 (BRASIL, 2019) faculta que até 40% da carga horária de cursos presenciais possa ser oferecida na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Diante desta ampliação e das mudanças que são advindas desta possível nova configuração, foi desenvolvida uma pesquisa com professores que atuam em cursos presenciais e que passaram a ministrar disciplinas também na EaD, com objetivo de analisar sua experiência diante da inserção nesta modalidade. A investigação, de abordagem qualitativa exploratória, teve como procedimento técnico um estudo de caso em uma instituição universitária privada, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários respondidos por professores, posteriormente submetidos à análise textual discursiva. Os resultados evidenciaram que o ingresso nesta oferta educativa ocorreu mediante convite das coordenações de curso ou da seleção institucional que valorizou experiência prévia neste ambiente. A flexibilidade de tempo e de espaço propiciada pela EaD são apontadas como fatores qualificadores pelos professores, que apontam também dificuldades como a participação efetiva dos alunos e o acúmulo de tarefas neste contexto.

Palavras-Chave: Ensino online. Formação docente.

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Biografia do Autor

Juliano Corrêa da Silva, Universidade La Salle

 

Doutorado em Educação da Universidade La Salle

Denise Macedo Ziliotto, Universidade La Salle

Docente no Programa de Pós-graduação em Educação

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Publicado

15-02-2021

Como Citar

da Silva, J. C. ., Felicetti, V. L., & Ziliotto, D. M. . (2021). Experiências de Professores que Atuam em Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais de Graduação de Universidade Privada. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1130

Edição

Seção

Artigos Originais