Experiências de Professores que Atuam em Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais de Graduação de Universidade Privada
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1130Resumo
A portaria do MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019 (BRASIL, 2019) faculta que até 40% da carga horária de cursos presenciais possa ser oferecida na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Diante desta ampliação e das mudanças que são advindas desta possível nova configuração, foi desenvolvida uma pesquisa com professores que atuam em cursos presenciais e que passaram a ministrar disciplinas também na EaD, com objetivo de analisar sua experiência diante da inserção nesta modalidade. A investigação, de abordagem qualitativa exploratória, teve como procedimento técnico um estudo de caso em uma instituição universitária privada, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários respondidos por professores, posteriormente submetidos à análise textual discursiva. Os resultados evidenciaram que o ingresso nesta oferta educativa ocorreu mediante convite das coordenações de curso ou da seleção institucional que valorizou experiência prévia neste ambiente. A flexibilidade de tempo e de espaço propiciada pela EaD são apontadas como fatores qualificadores pelos professores, que apontam também dificuldades como a participação efetiva dos alunos e o acúmulo de tarefas neste contexto.
Palavras-Chave: Ensino online. Formação docente.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
BRASIL.. Ministério da Educação. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Regulamenta a oferta de carga horária a distância em disciplinas presenciais. Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/port4059-2004.pdf
BRASIL.. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm
BRASIL.. Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007. Altera dispositivos dos Decretos nos 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6303.htm
BRASIL.. Portaria MEC Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019 Diário Oficial da União nº 239, de 11 de dezembro de 2019 – Seção 1– pág. 131 Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Disponível em http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913.
CASTRO, R. F. de; DAMIANI, M. F. Uma experiência de educação híbrida: estudo de caso em um curso de pós-graduação. Novas tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n.2, dez. 2011. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/prefix/5850/1/UMA_EXPERIENCIA_DE_EDUCACAO_HIBRIDA.pdf.
CORNACHIONE JR, E. B.; NOVA, S. P. de C. C.; TROMBETTA, M. R. Educação on-line em contabilidade: propensão e aspectos curriculares. Rev. contab. finanç., São Paulo , v. 18, n. 45, p. 9-21, dez. 2007 . Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34239
FLORES, A. M. Educação mediada pelas tecnologias da informação e comunicação. São Paulo: Senac, 2018.
FREITAS, M. T. M.; FRANCO, A. P. Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância. Educ. rev., Curitiba, n. spe4, p. 149-172, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000800149
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
INEP (2019). Ministério da Educação. Censo Nacional da Educação Superior. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf
JUNQUEIRA, S. E. Tutores EAD: teoria e prática. Fortaleza: Dummar, 2018.
KUHL, M. R. et al. O valor das competências docentes no ensino da Administração. Rev. Adm., São Paulo, v. 48, n. 4, p. 783-799, dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-21072013000400012&script=sci_abstract&tlng=pt
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2017.
MARTINS, L. B.; ZERBINI, T. Escala de Estratégias de Aprendizagem: evidências de validade em contexto universitário híbrido. Psico-USF, Itatiba , v. 19, n. 2, p. 317-328, ago. 2014. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000200014&lng=pt&nrm=iso.
MARTINS, L. B.; ZERBINI, T. Fatores influentes no desempenho acadêmico de universitários em ações educacionais a distância. Estud. psicol. , Natal, v. 21, n. 3, p. 317-327, set. 2016. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000300317&lng=pt&nrm=iso.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2016.
OLIVEIRA, A. de. Educação a distância e tecnologia digital: interação, atitude e aprendizagem. 1. Ed. Curitiba: Appris, 2017.
PAULIN, J. F. V.; MISKULIN, R. G. G. Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 53, p. 1084-1114, dez. 2015.
Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script= sci_arttext & pid=S0103-636X2015000301084 & lng= pt nrm=iso.
PIMENTA, A. M.; LOPES, C. Habitus professoral na sala de aula virtual. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 267-289, set. 2014 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300012&lng=pt&nrm=iso.
RODRIGUES, L. M. B. da C.; CAPELLINI, V. L. M. F. Educação a Distância e formação continuada do professor. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 18, n. 4, p. 615-628, dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-65382012000400006&lng=pt&nrm=iso
SCHERER, S.; BRITO, G. da S. Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Educ. rev., Curitiba, n. spe4, p. 53-77, 2014. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000800053&lng=pt&nrm=iso
SILVA, A. K. L. da ; FALCíO, J. T. da R.; TORRES, C. C. Perfil socioprofissional do professor de EAD (Ensino a Distância) em Natal (RN) Psicol. argum;32(78):117-125, jul.-set. 2014. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/psi-62852
SILVA, R. S. da. Ambientes virtuais e multiplataformas online na EAD: Didática e design de cursos digitais. São Paulo: Novatec, 2015.
SILVA, M. R. C. da; MACIEL, C.; ALONSO, K. M. Hibridização do ensino nos cursos de graduação presenciais das universidades federais: uma análise da regulamentação. RBPAE, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 095 - 117, jan./abr. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/74042#:~:text=No%20Brasil%2C%20a%20normatiza%C3%A7%C3%A3o%20da,%2C%20considerando%2Dse%20sua%20regulamenta%C3%A7%C3%A3o.
TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias. 2.ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
YIN, R. K. . Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.