Uso de Técnicas de Mineração de Dados na Extração de Sequências de Navegação de Estudantes de um Massive Open Online Course (MOOC)

Autores

Resumo

Estudantes têm objetivos, preferências e ações de interação que se diferenciam, e em MOOCs o comportamento navegacional pode ser útil para fazer descobertas sobre a aprendizagem. Nesse contexto, esse artigo relata uma pesquisa realizada com os propósitos de detectar as sequências de navegação de 906 estudantes de um MOOC com conteúdos ligados a disciplina de Química, e identificar os materiais educacionais mais acessados. Técnicas de mineração de dados educacionais foram empregadas, com aplicação do algoritmo Apriori. Os resultados mostraram 18 sequências frequentes, e indicaram que os conteúdos do primeiro módulo do curso receberam mais acessos.

Palavras-chave: MOOC. Mineração de dados. Padrões sequenciais.

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Biografia do Autor

Napoliana Silva de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Informática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2016). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Temas de interesse: learning analytics, mineração de dados educacionais, e MOOCs.

Gabriela Trindade Perry, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Designer graduada pela Universidade Luterana do Brasil (2001), mestre em Ergonomia pelo PPGEP-UFRGS (2005), doutora em Informática na Educação pelo PPGIE-UFRGS (2010). Atualmente é professora associada da UFRGS, no curso de Design, ligado à Faculdade de Arquitetura. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Informática na Educação da UFRGS desde 2016. Coordenadora do NAPEAD - Produção Multimída para a Educação desde 2013. Interesses de pesquisa relacionados prototipagem com Arduíno, MOOCs, Learning Analytics, e Metodologia em Design.

http://lattes.cnpq.br/5333026510219527

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Publicado

2020-08-28

Como Citar

Souza, N. S. de, & Perry, G. T. (2020). Uso de Técnicas de Mineração de Dados na Extração de Sequências de Navegação de Estudantes de um Massive Open Online Course (MOOC). EaD Em Foco, 10(2). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1070

Edição

Seção

Artigos Originais