Motivação Discente no Ensino à Distância em Gestão Pública Sob a Ótica da Autodeterminação
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1022Resumo
A Teoria da Autodeterminação da psicologia procura explicar a motivação dos indivíduos a partir de fatores intrínsecos que orientam a ação dos sujeitos. No ambiente do ensino, esta teoria contribui para explicar os fatores que influenciam o desempenho do acadêmico. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo avaliar os fatores que influenciam o nível de motivação dos discentes de um curso de ensino à distância em gestão pública de uma Instituição de Ensino Superior pública brasileira, à luz da Teoria da Autodeterminação. Foi utilizada a aplicação da análise fatorial por meio da Escala de Motivação Acadêmica, com adaptações ao ensino à distância, em uma amostra de 188 estudantes. Os resultados apontam que os fatores relacionados ao prazer de descobrir coisas novas, de ampliar o próprio conhecimento e a auto superação a vivência de estímulos, são influenciadores da motivação intrínseca dos alunos. Já os fatores relacionados a crença de que a formação universitária aumentará a competência profissional, a provação individual de sucesso nos estudos e a possibilidade de obter um emprego de prestígio no futuro, são os principais elementos que influenciam extrinsecamente os alunos do ensino à distância.
Palavras-chave: Teoria da autodeterminação. Motivação discente. Ensino à distância.
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Referências
AMABILE, T. M.; HILL, K. G.; HENNESSEY, B. A.; TIGHE, E. M. The Work Preference Inventory: assessing intrinsic and extrinsic motivational orientations. Journal of personality and social psychology, v. 66, n. 5, p. 950, 1994.
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