Motivação Discente no Ensino à Distância em Gestão Pública Sob a Ótica da Autodeterminação

Autores

  • Ruy Fernandes da Silva Costa Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0002-8882-3209
  • João Rafael Martelo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Wagner Dantas de Souza Junior Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0002-5991-8209
  • Sidnei Celerino da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1022

Resumo

A Teoria da Autodeterminação da psicologia procura explicar a motivação dos indivíduos a partir de fatores intrínsecos que orientam a ação dos sujeitos. No ambiente do ensino, esta teoria contribui para explicar os fatores que influenciam o desempenho do acadêmico. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo avaliar os fatores que influenciam o nível de motivação dos discentes de um curso de ensino à distância em gestão pública de uma Instituição de Ensino Superior pública brasileira, à luz da Teoria da Autodeterminação. Foi utilizada a aplicação da análise fatorial por meio da Escala de Motivação Acadêmica, com adaptações ao ensino à distância, em uma amostra de 188 estudantes. Os resultados apontam que os fatores relacionados ao prazer de descobrir coisas novas, de ampliar o próprio conhecimento e a auto superação a vivência de estímulos, são influenciadores da motivação intrínseca dos alunos. Já os fatores relacionados a crença de que a formação universitária aumentará a competência profissional, a provação individual de sucesso nos estudos e a possibilidade de obter um emprego de prestígio no futuro, são os principais elementos que influenciam extrinsecamente os alunos do ensino à distância.


Palavras-chave: Teoria da autodeterminação. Motivação discente. Ensino à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMABILE, T. M.; HILL, K. G.; HENNESSEY, B. A.; TIGHE, E. M. The Work Preference Inventory: assessing intrinsic and extrinsic motivational orientations. Journal of personality and social psychology, v. 66, n. 5, p. 950, 1994.

Downloads

Publicado

14-08-2020

Como Citar

Costa, R. F. da S., Martelo, J. R., Souza Junior, W. D. de, & Silva, S. C. da. (2020). Motivação Discente no Ensino à Distância em Gestão Pública Sob a Ótica da Autodeterminação. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1022

Edição

Seção

Artigos Originais